11/08/2023 às 09h59min - Atualizada em 12/08/2023 às 00h06min

Shows “Cataventos” e “Pra Gente Acordar” movimentam primeiro final de semana da 22ª FIL

Verbo Nostro
Verbo Nostro
divulgação
A programação da 22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, começa a todo o vapor. Logo no primeiro final de semana o evento recebe shows, salões de ideias, palestras, escritores premiados e uma programação exclusiva para as crianças. As atividades são gratuitas e abertas ao público, com retirada de senha uma hora antes, na central de informações, em determinadas ações.

No sábado (12/8), a agenda começa com o show “Mormaço” de Mel Duarte, às 16h, na Usina do Saber, localizada na Praça XV de Novembro. O show é do primeiro disco da artista, que tem como título “Mormaço – Entre outras formas de calor”. Ela já possui mais de 10 anos de carreira e quatro livros publicados. A abertura deste show fica por conta do grupo de dança Subterrâneo. 
No mesmo dia, às 19h, é a vez do Salão de Ideias “Das ruínas às utopias: subjetividades lésbicas na literatura”, com a premiada escritora, tradutora e pesquisadora, Natalia Polesso. A atividade acontece no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira. A escritora já trabalhou em “Amora” e “Corpos Secos – Um Romance”, obras vencedoras do Prêmio Jabuti, além de “A extinção das abelhas”, vencedor do Prêmio Minuano de Literatura. Medição de Flávia Mantovani. 

Às 20h, o Ambient de Leitura, na Esplanada do Theatro Pedro II recebe o rapper fundador do Zamba Rap Clube, Vinicius Preto. O artista promete movimentar a reta final do primeiro sábado da FIL com muito rap, fazendo o público refletir sobre a luta antirracista. O artista também é historiador e produtor cultural, tendo mais de 60 músicas lançadas em álbuns, clipes, singles e EP’s.

Para encerrar o primeiro sábado da 22ª FIL, às 20h, no palco principal da feira no Theatro Pedro II, acontece o show de Hermínio Bello de Carvalho, “Cataventos”. A apresentação ainda conta com a participação de Alaide Costa, Áurea Martins, Ayrton Montrarroyos e Vidal Assis e celebra os 73 anos de carreira do compositor, poeta e produtor cultural. O Sesc reuniu intérpretes que fazem parte da extensa e ímpar caminhada de Hermínio pela música popular brasileira.

Domingo
No domingo (13/8), logo pela manhã, às 10h, acontece a palestra “A apropriação da linguagem humana pela inteligência artificial”, com Maria Conceição de Lima, no auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace. Um dos principais temas dos últimos meses, e foco da palestra, será a inteligência artificial apresentada pelo ChatGPT, que possui diversas habilidades, entre elas, a de escrever textos como uma pessoa humana. 
Pela tarde, às 14h30, é vez de celebrar os grandes autores brasileiros. A nova sessão da FIL, “Sessão Premiados”, abre suas atividades com a vencedora do Prêmio Jabuti com o livro “Também Guardamos Pedras Aqui”, Luiza Romão. A poeta, atriz e slammer recebe o público no Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II, para uma conversa sobre sua produção literária. A jovem escritora nasceu em Ribeirão Preto, é mestre em Literatura Comparada e integrante da Coletiva Palabreria. Medição de Vanessa Cicilini.

No início da noite, às 19h, no auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace, acontece a palestra “A literatura como porta-voz da condição humana”, com Matheus Arcaro. O escritor e mestre em Filosofia Contemporânea propõe um bate-papo sobre a importância efetiva da literatura na vida das pessoas

No Theatro Pedro II, às 20h, é a vez dos Gilsons subirem ao palco. Com o show “Pra Gente Acordar”, José, João e Francisco Gil levam seus sucessos, como “Várias Queixas” e “Devagarinho”, além dos singles “Duas Cidades” e “Proposta”. O repertório transmite mensagens de confiança no amanhã e celebra o amor e a entrega sem medo.

O grupo mistura diversos gêneros, como o samba, pop, afoxé, rap, funk e, claro, a MPB. O trio é uma renovação da música jovem atual, celebrando suas influências baianas e a ancestralidade da família, por meio de grandes sucessos. O berço de ritmos baianos compõe o estilo do grupo, misturados a uma roupagem moderna.  A atividade é realizada pela Fundação do Livro e Leitura e pelo Sesc.

Agenda das crianças (sábado e domingo)
As crianças também são prioridade na 22ª FIL, com uma programação exclusiva destinada a elas. Logo no sábado, às 9h, o Estande da Prefeitura de Ribeirão Preto, localizado na Praça XV de Novembro, recebe diversas atividades voltadas para o público infantil, como “Aula aberta de Ballet”, a “Trupe das Histórias e Oficinas Literárias”, promovidas pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Instituto do Livro.

Às 11h, acontece a “Yoga para Crianças”, no quintal da Biblioteca Sinhá Junqueira. A atividade propõe a prática lúdica de Yoga, com história, sequência de posturas, técnicas de respiração simples, relaxamento e meditação. Durante a tarde, às 14h, no estande da Prefeitura acontece a contação de histórias com o tema “Viajando com as Histórias”. 

No espaço infantil na Biblioteca Sinhá Junqueira, às 15h, acontece a contação e lançamento do livro “A amiga bruxa”, com Gabriela Metzker. O livro é voltado para crianças de dois a cinco anos e propõe a ajudar os pais, de forma lúdica, a tornar o dia a dia mais leve e divertido, a partir da experiência da própria autora com a filha, Livia.

Formada pela cantora Mariana Mestriner e o guitarrista Rodrigo Oficiati, a dupla, “É Pique com Canto Kids”, comemora 10 anos. No show no Ambient de Leitura, às 15h30, a dupla apresenta um repertório de resgate das tradicionais cantigas de roda e músicas infantis de qualidade, além de músicas próprias como “Comer pra que?!” e “Todos os Bichos”.

No domingo, às 9h, no estande da Prefeitura acontece a “Oficina de Brinquedos”. A atividade infantil é realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com a Oficina Vovô Geppetta. Na sequência acontece o “Showzinho que Deu Pra Fazer”, com a Cia. Nós Mesmos que Somos a Gente. O musical “palhacístico”, os palhaços Zóia e Lombriga utilizam de músicas do cancioneiro popular junto a aquecimentos, coreografias e outros tipos de interação que envolvem toda a plateia.

No período da tarde, às 14h, no Ambient de Leitura, acontece o show “Se Esse Canto Fosse Meu”, com o Coletivo Se Esse Canto. O espetáculo faz um resgate das canções infantis populares, com um repertório que inclui músicas arranjadas em vários estilos como reggae, blues, country, entre outros. Em cena, três artistas, acompanhados de seu barco, se revezam, colorindo o repertório infantil com vários estilos e ritmos. 

Serviço
DIA 12 (sábado):
9h | Português para Estrangeiros 
Aula para estrangeiros aprenderem português com a professora Maria Helena. 
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Casarão)    
9h | Aula aberta de ballet
Com o projeto Formação e Fortalecimento Cultura Livre (professora Juliana), da Secretaria da Cultura e Turismo.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
9h | Trupe das Histórias e Oficinas Literárias
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com o Instituto do Livro.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
9h | Doação de mudas
Entrega de mudas de árvores frutíferas e ornamentais realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
9h30 | Bate-Papo com Emiliano de Camargo David
Autor do Livro "Aquilombamento da Saúde Mental: cuidado antirracista na atenção psicossocial infantojuvenil", Emiliano é psicanalista e psicólogo, Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Local: CUFA - Espaço Favela (Coreto - Praça XV de Novembro)
10h | Estátuas Viva Santos Dumont 
Atividade realizada Secretaria da Cultura e Turismo em parceria com Cia de Artes Baoba.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)

10h | Aula aberta de danças urbanas
Com o projeto Formação e Fortalecimento Cultura Livre (professora Ana), da Secretaria da Cultura e Turismo.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
10h | Sesc na FIL | Folclore Ilustrado com Daniel Brás
Atividade une contação de história e ilustração livre, apresentando o universo das lendas brasileiras, como Mãe D’Água e Mapinguari. O que for produzido na oficina poderá ser levado para casa.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
10h | Capoeira e a Diversidade LGBTQIAP+ e simpatizantes
Com professor Padre e mestra Saruê
Local: Sala Multiuso (Centro Cultural Palace)
10h | Sesc na FIL | Deixe-me desenhar sua história com Badaiá Arte
Interativa, a atividade propõe a criação de um painel ilustrado a partir das histórias contadas pelos participantes. A folha branca que começa como personagem da brincadeira, termina como um presente que carrega a interpretação do que foi contado.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
10h | Cortejo com Cia Staca
Comandada pela artista circense e educadora física Karina Bredariol, a companhia convida o público para uma lúdica e divertida andança pelas ruas do centro de Ribeirão Preto. 
Local: Esplanada Theatro Pedro II
10h | Resenha Preta Com Carla Akotirene
Doutora em estudos feministas pela Universidade Federal da Bahia, é idealizadora da Opará Saberes, curso de extensão voltado à capacitação de candidatas negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas. A mediação é de Iuliana Rodrigues e Marina Camargo.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Casarão) 
10h | Roda de conversa “Família, Escola e Autonomia”
Líderes e convidados do projeto Fada entrevistam jovens com deficiência sobre suas experiências com a inclusão e como essa trajetória na infância impacta a vida adulta.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)
10h | Encontro: “As academias e casas literárias de Ribeirão Preto”
Encontro com autores e amantes dos livros, em uma discussão sobre literatura.
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)
10h | Lançamento do livro “Os Dentes da Memória”, com Gilberto Andrade de Abreu
Bate-papo com o autor sobre a obra que aborda momentos cruciais de guerras, perseguições, violências e impressões de viagens. Professor, escritor e doutor em Educação pela Unicamp, o autor possui 11 livros publicados.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
10h30     | Roda de conversa 
Maria Eugênia Biffi fala sobre “Economia Criativa: por uma política pública municipal de incentivo à cultura e à geração de renda”. A discussão contribui com a institucionalização, formulação e implementação de políticas voltadas para a valorização e apoio das atividades produtivas na cultura local. 
Local: Centro Cultural Palace (Sala de Estudos 8)
10h30 | Pausa para o café: vamos conversar sobre a morte? Com Death Café 
Encontro da Liga de Espiritualidade em Saúde e Cuidados Paliativos (LESCP) da USP Ribeirão Preto.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)
10h30 e 11h30 | Sesc na FIL | Biblioteca Mapeada: mediações de leituras imersivas, com Fiat Lux Studio Criativo
A atividade propõe um mergulho visual e sonoro no metaverso das mitologias grega, indígena, africana e do folclore brasileiro, estabelecendo um elo entre a literatura e ancestralidade de povos originários.
Local: Sesc (Biblioteca)
10h30 | Contação de história: A Arca dos Saltimbancos
Com Lorenna Falheiros
Loca: Espaço Usina do Saber 
11h | Yoga para crianças
Atividade propõe prática lúdica de Yoga, com história, sequências de posturas, técnicas de respiração simples, relaxamento e meditação.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Quintal)
11h, 13h e 15h | Sesc na FIL | A Cartomante Literária, com Monalisa Machado
Contação de história inspirada no Tarô de Marselha e no Baralho Cigano, com apresentação de 21 personagens femininas que habitam as cartas de um tarô ilustrado.
Local: Praça XV de Novembro
11h | Oficina e exposição Ikebana
Atividade promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, em parceria com Ana Maria Di Lallo e Elaine.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
12h30 | Sesc na FIL | Encontrão Poético, com Betto Souza
Neste mini sarau, os participantes têm espaço para livre manifestação poética. Um poeta convidado é o anfitrião que recita suas próprias poesias e estimula a manifestação do público.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
13h | Projeto Respirarte
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Respirarte, que oferece aulas de dança para crianças e adolescentes na cidade.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)     
13h | Apresentação Banda Marcial Municipal de Guará 
Local: Espaço Usina do Saber

13h30 | Apresentação musical, com Alciony Menegaz
Cantora, artista plástica, escritora. Nascida em uma família musical, começou a cantar ainda criança na Rádio Barretos. Na adolescência participou de festivais musicais. Fez shows na Alemanha e teve seu programa “Música e Arte com Alciony Menegaz”.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
14h | Sarau Literário “A arte da trova”
As escritoras Rita Mourão e Helena Agostinho propõem uma imersão ao mundo da trova.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
14h | Sesc na FIL | Ateliê Mala Livro, a fábrica literária
Atividade criativa convida o público a produzir seu próprio livro a partir da ajuda de máquinas manuais que auxiliam na composição da história a ser contada.
Local: Sesc (Quintal)
14h | Viajando com as histórias
Contação de histórias para crianças, promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
14h | Esportes e Lazer 
Atividade oferece oficinas, workshops e demonstrações práticas de várias modalidades esportivas e brincadeiras funcionais e inclusivas para estimulação motora de pessoas com deficiência. Com projeto Fada. 
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)

14h | Lançamento do Livro "Fale Bem com Lud e Luiz Puntel"
Local: Centro Cultural Palace (Sala de Estudos 8)

14h30 | Consultoria de Marketing e Inovação 
Local: CUFA - Espaço Favela (Coreto - Praça XV de Novembro)

15h | Sesc na FIL | Historietas e Assombretas, com Badaiá Arte
Os personagens Cabeça e Magreta conduzem o público por um universo de monstros e heróis, brincando com o medo e estimulando a coragem. A viagem por diferentes regiões do mundo apresenta histórias folclóricas e assustadoras. Cantigas, trava-línguas e adivinhações compõem a apresentação.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
15h | Contação e Lançamento do Livro Infantil “A amiga Bruxa”, com Gabriela Metzker
O livro, voltado para crianças de 2 a 5 anos, propõe a ajudar os pais, de forma lúdica, a tornar o dia a dia mais leve e divertido, a partir da experiência da própria autora com a filha, Livia. 
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Espaço Infantil)
15h | Aula e roda de capoeira
Atividade promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, em parceria com Centro Cultural de Capoeira Águia Branca.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
15h | Pintura facial recreativa
Atividade promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, em parceria com Porão.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
15h | Cine Barão, com Giovana Almeida, Laura Perdona, Renata Cortez e Marilda Franco
Projeto realizado pelo Centro Universitário Barão de Mauá, em parceria com a Biblioteca Sinhá Junqueira e MIS-RP. Atividade estimula a reflexão sobre temas de filmes brasileiros.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)
15h30 | Show Infantil, com Canto Kids
"É Pique com Canto Kids" - comemorando 10 anos da dupla musical
Nesse show, a dupla formada pela cantora Mariana Mestriner e o guitarrista Rodrigo Oficiati, apresenta um repertório de resgate das tradicionais cantigas de roda e músicas infantis de qualidade, além de músicas próprias como “Comer pra que?!" e " Todos os Bichos".
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
16h | Lançamento de Manuais de Orientações
Os dois manuais são publicados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.  Neste encontro, será discutida a atuação do arquiteto e urbanista e a função das políticas públicas para a preservação do patrimônio cultural, incluindo o panorama em Ribeirão Preto.
Local: Centro Cultural Palace (Sala de Estudos 8)
16h | Sesc na FIL | Espetáculo “O Auto do Negrinho”
Com Cia Teatro Terreiro Encantado
Apresentação de teatro popular que representa a lenda do Negrinho do Pastoreio, uma criança escravizada no sul do Brasil. A história serve de gatilho para reflexão sobre o genocídio da juventude negra, indígena e pobre nos tempos atuais.
Local: Sesc (Convivência)
16h | Show “Mormaço”, com Mel Duarte e DJ
Abertura: Grupo de dança Subterrâneo 
O show "Mormaço - Entre outras formas de calor” é o primeiro disco de Mel Duarte, que tem mais de 10 anos de carreira e quatro livros publicados.
Local: Usina do Saber (Praça XV de Novembro)
16h | Sarau Disseminas 
Sarau criado em 2018 com intuito de levar voz das mulheres dentro do movimento Hip Hop.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Quintal)
16h30 | Apresentação musical com Ed Lemos
Graduada em violino e educação musical, também domina o acordeon, o canto e a flauta doce. 
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
17h | Monólogo “O Espelho”, de Machado de Assis
Com Waldemar Francisco de Paula, fotógrafo, artista, compositor, escritor e teatrólogo.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
17h | Bate-papo sobre meio ambiente e agriculturas regenerativas Ybyrarama
Neste encontro, Tiago Juan e Maria Corrêa falam sobre abelhas nativas sem ferrão e seu impacto no nosso dia-a-dia.
Local: Estande Instituto Nova Era (Praça XV de Novembro)
17h | Aula com Show Árabe
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, em parceria com Emilany Cunha Danças Árabes.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
17h | Batalha da Art 
O movimento BDART atua na construção de oportunidades artísticas para a população das periferias, potencializando sua arte. A linguagem central é o hip hop.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
17h30 | Lançamento do livro “Fio Invisível do Agora”, Com Juliana Judice
Primeiro trabalho publicado da autora, que atua profissionalmente na cena cultural de Ribeirão Preto. Juliana iniciou o exercício da escrita na infância e seu caminho pela literatura envolve pesquisas acadêmicas e vivências pessoais.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Quintal)
18h | Apresentação Musical “Também somos brasileiros” 
Apresentação com o cantor Renatinho. Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
19h | Salão de Ideias “Das ruínas às utopias: subjetividades lésbicas na literatura”, Com Natália Polesso. Medição de Flávia Mantovani
Bate-papo com a premiada escritora, tradutora e pesquisadora, que possui oito livros publicados. Entre eles estão “Amora” e “Corpos Secos”, vencedores do Prêmio Jabuti; e “A extinção das abelhas”, vencedor do Prêmio Minuano de Literatura.
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (Auditório)     
19h | Show 1967 
Com VITA 
Local: Espaço Usina do Saber

20h | Show “Vinicius Preto convida Zamba Rap Clube”
Show do rapper fundador do Zamba Rap Clube, que promete movimentar o final do sábado na FIL com muita batida na cadência da militância antirracista. Também historiador e produtor cultural, Vinícius Preto tem mais de 60 músicas lançadas em álbuns, clipes, singles e EP’s.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
20h | Sesc na FIL | Show musical: Cataventos
Com Hermínio Bello de Carvalho e Alaíde Costa, Áurea Martins, Ayrton Montarroyos e Vidal Assis. Em comemoração aos 73 anos de carreira do compositor, poeta e produtor musical, Hermínio Bello de Carvalho, o Selo Sesc lança o álbum Cataventos em espetáculo, reunindo intérpretes que fazem parte da extensa e ímpar caminhada de Hermínio pela música brasileira. 
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

DIA 13 (domingo):
9h | Apresentação musical com Coral do Centro Espírita Batuíra
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace) 
9h | Oficina de Brinquedos
Atividade infantil realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo em parceria com Oficina Vovó Geppetta.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
9h | Doação de Animais
Atividade realizada pela Divisão de Bem Estar Animal (DBEA), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
9h | Projeto Livro Livre, Leve e Solto  
Atividade realizada pela Secretaria da Cultura e Turismo em parceria com Viajando com as Histórias.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
9h | Intervenção Artística Sombra
Atividade realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e parceria com Gui Gonçalves.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
9h | Oficina Fotografia na Lata
Atividade realizada em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Amigos da Fotografia
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
10h | Sesc na FIL | Folclore Ilustrado, com Daniel Brás
Atividade une contação de história e ilustração livre, apresentando aos participantes o universo das lendas brasileiras. O que for produzido na oficina poderá ser levado para casa.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
10h | Sesc na FIL | Deixe-me desenhar sua história, com Badaiá Arte
Atividade propõe a criação de um painel ilustrado a partir de histórias contadas pelos participantes. A folha em branco, que começa como personagem da brincadeira, termina como um presente que carrega a interpretação do que foi contado.
Local: Esplanada Theatro Pedro II (Tenda Sesc)
10h | O Showzinho que Deu Pra Fazer, com Cia. Nós Mesmos que Somos a Gente
Neste musical ‘palhacístico’, os palhaços Zóia e Lombriga utilizam de músicas do cancioneiro popular junto a aquecimentos, coreografias e outros tipos de interação que envolve toda a plateia
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
10h | Palestra “A apropriação da linguagem humana pela inteligência artificial”, com Maria Conceição de Lima
A inteligência artificial apresentada pelo chat GPT que possui a habilidade, entre outras, de escrever textos como uma pessoa humana, será debatida na palestra.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
10h | Roda de conversa “Emprego, Trabalho e o Empreender”
Conversa com quem oferece vagas e capacitação profissional sobre as particularidades do empreender para pessoas com deficiência. Com projeto FADA.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)
10h30 | Premiação Concurso Literário
Criado pela Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL) e presente na Feira do Livro de Ribeirão Preto desde a 1ª edição (2000), o Concurso premia as categorias Estudantil Regional (Desenho Infantil, Poema e Conto) e Adulto Internacional (Crônica).
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)
10h30 e 11h30 | Sesc na FIL | Biblioteca mapeada: mediações de leituras imersivas, com Fiat Lux Studio Criativo
Atividade propõe um elo entre a literatura e ancestralidade de povos originários a partir do mergulho visual e sonoro no metaverso do folclore brasileiro e das mitologias grega, indígena e africana. 
Local: Sesc (Biblioteca)
10h30 | Contação de história: A arca dos saltimbancos 
Com Lorenna Falheiros 
Local: Espaço Usina do Saber

11h | Pintura Facial Recreativa
Atividade infantil realizada em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Porão.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
12h30 | Sesc na FIL | Encontrão Poético, com Betto Souza
Neste mini sarau, os participantes têm espaço para livre manifestação poética. Um poeta convidado é o anfitrião que recita suas próprias poesias e estimula a manifestação do público.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
13h30 | Apresentação musical, com Osmar Barra e grupo de violeiros A Viola é a Minha Paixão com Osmar Barra e Guilherme Garcia
Músicas de Torres e Florêncio, Tonico e Tinoco, Silveira e Barrinha, Tião Carreiro e Pardinho, Peão Carreiro e Zé Paulo estão no repertório.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace) 
14h | Sesc na FIL | Ateliê Mala Livro, A Fábrica Literária, com Mala Ateliê
Atividade criativa convida o público a produzir seu próprio livro a partir da ajuda de máquinas manuais que auxiliam na composição da história a ser contada.
Local: Sesc (Quintal)
14h | Cortejo do Grêmio Recreativo Escola de Samba Bambas
A mais antiga agremiação de samba de Ribeirão Preto leva para a FIL sua bateria, alma e coração pulsante e vibrante da escola.
Local: CUFA - Espaço Favela (Coreto - Praça XV de Novembro)
14h | Apresentação musical
Apresentação da orquestra de cordas e coral de estudantes, com o ballet clássico, contemporâneo, dança de rua e de salão. Atividade realizada em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e ETEC.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
14h | Show Infantil: “Se esse canto fosse meu”, com Coletivo Se Esse Canto
O espetáculo faz um resgate das canções infantis populares, com um repertório que inclui músicas arranjadas em vários estilos como reggae, blues, country, entre outros. Em cena, três artistas, acompanhados de seu barco, se revezam, colorindo o repertório infantil com vários estilos e ritmos.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
14h30 | Sessão Premiados: Prêmio Jabuti, com Luiza Romão. Mediação de Vanessa Cicilini
A poeta, atriz e slammer recebe o público para uma conversa sobre sua produção literária. A jovem escritora é mestre em Literatura Comparada e integrante da Coletiva Palabreria.
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)
15h | Sesc na FIL | Toda forma de amor, com Badaiá Arte
Atividade focada na transmissão de mensagens de amor, empatia, compreensão, respeito mútuo e transformação, a partir de cuidadosa seleção de histórias autorais e folclóricas.
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
15h | Roda de conversa: “Madame Satã”, com Joanna Dark e Barb. Mediação de Joy
Debate sobre a produção literária autobiográfica que retrata racismo, gênero e homossexualidade. Mediação de Joy, publicitária e artista drag.
Local: Estande Diversidade (Praça XV de Novembro)

15h | Show 
Com Grupo Annuar 
Local: Espaço Usina do Saber

15h | Trupe das Histórias e Oficinas Literárias
Atividade realizada pelo Instituto do Livro e Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
16h | Cortejo e Interação, com Maracatu Chapéu de Sol  
Atividade convida o público a dançar ao som da ritmada percussão do maracatu de Baque Virado, uma das mais importantes expressões culturais do Nordeste brasileiro.
Local: CUFA - Espaço Favela (Coreto - Praça XV de Novembro)
16h | Apresentação Musical
Com o coral infantojuvenil da Escola Waldorf e regência de Suzana Samorano, professora de música e pianista.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
16h30 | Café Filosófico: A dualidade em forças opostas: a literatura unindo princípios independentes e antagônicos
Com Fernanda Ripamonte, Marilda Franco Biziak e Nely Cyrino de Mello discutem as possíveis dualidades entre forças opostas que agem em um mesmo objeto. 
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
16h30 | Sesc na FIL | Rústico, com Cia Barnabô
Simples e cativante, essa contação de história acrobática é narrada por Peperina e Dom Molina, personagens de um território de amor, de campo, de luta e de esforço.  
Local: Tenda Sesc (Esplanada Theatro Pedro II)
17h | Palestra: Como cuidar da saúde de forma integral
Neste bate-papo, Marlei Balbo fala como cuidar da saúde de forma integral. A mediação é de Silvana Utiyama.
Local: Estande Instituto Nova Era (Praça XV de Novembro)
17h | Sesc na FIL | Literatura Negra e Periférica
Mário Medeiros conversa com Cris Guterres sobre a descoberta da rica produção de autores invisibilizados. Sem constituir um bloco único ou uniforme, a literatura produzida por homens e mulheres negros e periféricos vem sendo cada vez mais publicada, conhecida, debatida e comercializada, trazendo a público não só vozes silenciadas por séculos de exclusão político-econômica, cultural e histórica, como também as histórias e o imaginário de mais da metade da população brasileira. 
Local: Auditório Meira Junior (Theatro Pedro II)
17h | Batalha da UBS
Por meio da arte e da coletividade, a proposta da atividade é promover o protagonismo periférico, a democratização da cultura e a luta contra opressão.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
17h | Show Forró Pé de Serra, Com Forró Violado
A banda, formada por Alessandro Benê, Kelly Fragiolli e Weslen Silva, apresentam um pouco da cultura nordestina.
Local: CUFA - Espaço Favela (Coreto - Praça XV de Novembro)
17h | Descobrindo Stella Maris Rezende 
Com Evaristo Moura
Local: Espaço Usina do Saber
18h | Apresentação Musical com Banda Sinfônica do Senai
Atividade realizada em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo e Banda Sinfônica do Senai de Ribeirão Preto.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
19h | Apresentação Musical com Coral da Unaerp
Atividade cultural realizada em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e Coral da Unaerp, com regência de Cristina Modé.
Local: Estande da Prefeitura de Rib. Preto (Praça XV de Novembro)
19h | Palestra “A Literatura como porta-voz da condição humana”, com Matheus Arcaro
O escritor e mestre em Filosofia Contemporânea propõe um bate-papo sobre a importância efetiva da literatura na vida das pessoas.
Local: Auditório Pedro Paulo da Silva (Centro Cultural Palace)
20h | Show ElasElis Duo
Com a vocalista Mynara Melo e a pianista Marília de Castro, o espetáculo traz releituras de canções consagradas na voz de Elis Regina, com arranjos originais do grupo ElasElis.
Local: Ambient de Leitura (Esplanada Theatro Pedro II)
20h | Sesc na FIL e Fundação do Livro e Leitura | Show “Pra Gente Acordar”, com Gilsons
Após alguns lançamentos, como "Várias Queixas" e "Devagarinho", José, João e Francisco Gil sobem ao palco para apresentar o trabalho "Pra Gente Acordar", que conta com os singles "Duas Cidades" e "Proposta", que transmite mensagens de confiança no amanhã e celebra o amor e a entrega sem medo.
Local: Theatro Pedro II (Sala Principal)

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
Data da FIL:  12 a 20 de agosto/2023
Para saber mais sobre a 22ª FIL:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp