11/08/2023 às 13h24min - Atualizada em 12/08/2023 às 00h02min

Dragon Boat Day chega ao Brasil com competição na Raia Olímpica da USP, em São Paulo

Redação
https://www.ibrachina.com.br/
Divulgação

Com entrada gratuita, o Dragon Boat Day acontece no próximo dia 12, em celebração ao Dia da Imigração Chinesa no Brasil e faz parte do calendário de eventos oficiais da cidade de São Paulo

 
Em comemoração ao Dia da Imigração Chinesa no Brasil, o Chinese Bridge Club in São Paulo promove a primeira edição do Dragon Boat Day no Brasil, a tradicional corrida de barcos com cabeças de dragão que cortam o rio em alta velocidade. A competição inédita é gratuita e será realizada no dia 12 de agosto, na Raia Olímpica da USP, em São Paulo. A data integra o Calendário de Eventos Oficial da cidade de São Paulo.  

“Para celebrar Dia da Imigração Chinesa no Brasil, vamos exaltar os valores da cultura que nos trazem poder para enfrentar os obstáculos com mais alegria e amor. Na mitologia chinesa, o dragão remete à força do renascimento e da criação, lealdade, coragem e nobreza. Na primeira edição do Festival, em São Paulo, vamos promover uma festividade cultural e histórica, em um evento cheio de emoção e competição”, destaca Thomas Law, presidente do Ibrachina. 

Considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o festival terá participação das equipes brasileiras de Dragon Boat: Associação Canomama, de Brasília; Umauma Dragon Boat Brasil, de São Paulo; Nina Rosa, de Santos; e Remama, de São Paulo. 

Os grupos são formados por mulheres que sobreviveram ao câncer e que se encontraram no esporte, com atividade física sendo um meio para superação e empoderamento que proporciona benefícios físicos e emocionais. 

Além de assistir à competição, os visitantes poderão ter uma experiência com o barco-dragão, como remador após um workshop para orientações. A idade mínima para participar é 12 anos.  

O Dragon Boat Day by Chinese Bridge Club in São Paulo tem o apoio do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), do Consulado da República Popular da China em São Paulo, da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Esporte e Lazer da Cidade de São Paulo. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita, basta reservar os ingressos pelo Sympla. 

 

Festival do Barco-Dragão 
A tradição milenar celebra a vida do chinês Qu Yuan, que foi um poeta e filósofo chinês e também ministro no estado de Chu, na China antiga, exilado erroneamente pelo rei que o acusou de ser um traidor. Qu Yuan se afogou no rio Miluo no quinto dia do quinto mês lunar, e a população saiu para procurá-lo, utilizando grandes embarcações e tocando instrumentos músicas para encontrá-lo. 

Segundo a tradição, o povo também jogou bolinhos de arroz para manter os peixes e os espíritos da água longe do corpo de Qu Yuan. A partir dessa história é que surgiram os principais pontos do festival realizado em Kolkata, no rio Yangtze, com corrida de barcos com cabeças de dragão e zongzi (bolinhas de arroz) jogado no rio como oferenda ao espírito de Qu Yuan.
 

Confira a Programação
9:00 às 9:15 – Dança do Leão e do Dragão
9:15 às 09:45 – Abertura Oficial
9:45 às 10:00 – Apresentação “Barco-dragão: história e cultura”
10:00 às 10:20 – Corrida do Barco-dragão – competição
10:20 às 10:35 – Show de Dança Tang Yun
10:35 às 11:15 – Show do Ibrachina Musical Project
11:15 às 11:30 – Workshop de remo no Barco-dragão
11:30 às 12:30 – Barco-dragão Experiência (aberto aos inscritos) 

 

Serviço
Dragon Boat Day
Data: 12 de agosto de 2023, das 9:00 às 12:30
Local: Raia Olímpica da USP  
Endereço: Avenida Professor Mello Moraes Butantã, São Paulo/SP


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp