10/08/2023 às 09h45min - Atualizada em 11/08/2023 às 04h04min

paulo zulu enfatiza a importância da prevenção após seu segundo diagnóstico de câncer de bexiga

no especial do dia dos pais, o ator também compartilha detalhes da infância e da sua paixão pelo surfe

DEUSARINA ALVES SANTANA
Pague Menos
Fortaleza (CE), agosto de 2023 – Como parte das celebrações do Dia dos Pais, o novo episódio do podcast da Pague Menos, o PodSempre, traz Paulo Zulu, pai de 3 filhos, carioca reconhecido por sua versatilidade em várias áreas, que incluem sua trajetória como modelo, ator, empreendedor e ex-surfista profissional. O episódio está disponível a partir desta quarta-feira, 9 de agosto, no canal oficial da rede de farmácias no YouTube.

No início do podcast, Paulo compartilhou que sua infância foi marcada por desafios devido à luta de seu pai contra o alcoolismo. Apesar dessa situação delicada, ele conseguiu encontrar alegria ao lado de amigos e construir memórias positivas. Desde cedo, o ator demonstrou um forte comprometimento com seus estudos, enquanto alimentava sua paixão pelo surfe. “Eu fugia da escola para surfar, porque o surfe se transformou em uma loucura na minha vida”, ressalta. Sobre o seu pai, Paulo ressalta sobre a relação conturbada. “O meu pai foi a pior coisa da minha vida e ao mesmo tempo a melhor, pois ele se tornou o melhor exemplo do que eu não queria para mim”, reforça.  

Paulo continuou ativo no mundo do surfe até atingir seus 26 anos, mantendo-se leal ao seu estilo de vida e alternando entre o jiu-jitsu e o mergulho. Ao mesmo tempo, ele também se envolveu em outra atividade, pois estava vendendo peixes nobres na região da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. No entanto, após esse ponto de virada, uma oportunidade única cruzou seu caminho por meio de um amigo fotógrafo: a chance de fazer um ensaio fotográfico. Esse projeto atraiu a atenção significativa de vários clientes, despertando um crescente interesse em suas futuras atividades no mundo da moda. “Morei 5 anos em Paris e 1 ano em Nova York porque eu tenho as medidas e o biotipo bacana para fazer o desfile”, ressalta.

Paternidade
Paulo Zulu, pai de três filhos, enfrentou diferentes desafios ao se tornar pai aos 39 anos do primeiro filho e aos 60 anos do último. O ator compartilha que a experiência de ser pai em uma fase mais avançada da vida não é simples. Devido à ausência marcante de seu próprio pai durante sua vida, ele segue empenhado em ser um super-herói aos olhos de seus filhos, inspirando-os e sendo um modelo a ser seguido. “Eu tentei e tento dar o amor que eu não tive. Se tem uma coisa que é importante na minha vida, mais do que tudo, é o amor de pai e filho, porque como eu não tive eu preciso disso, porque a gente está aqui para buscar uma coisa que falta para gente”, ressalta o ator emocionado.

O modelo reforça a ideia de que esse relacionamento entre pai e filho é como a cereja no topo de um bolo, destacando sua importância suprema. Sempre se esforçando ao máximo, buscando proximidade e dedicando-se à criação dos filhos, preenchendo os vazios que ele próprio experimentou. Tudo isso, para realizar o sonho mais profundo que carrega dentro de si. “Por exemplo, eu tinha contrato com uma emissora por um ano e meio, eu que rescindi o contrato porque não eu não queria ser ator, eu não queria ser galã, eu queria ser pai”, finaliza.

Ao discorrer sobre a vivência de se tornar pai quase aos 60 anos, ele compartilha que investiu na sua preparação física. Isso foi feito com o intuito de assegurar que ele estivesse em condições de acompanhar as aspirações de seu filho ao longo do tempo. Como um exemplo, ele menciona que pretende estar presente para orientar e participar, por exemplo, do aprendizado de surfe em uma década, quando Paulo estiver com 70 anos.

Luta contra o câncer
O atual empreendedor relembra que tudo teve início quando sua ex-esposa estava grávida de seis meses. Ele estava calibrando um pneu quando acidentalmente bateu a cabeça no telhado do aparelho. Mesmo sem perceber, esse impacto resultou em um trauma craniano que levou à formação de coágulos. Surpreendentemente, doze dias depois, sua ex-mulher o encontrou no chão, aparentemente debilitado. Consciente da necessidade de cuidar da sua saúde, Paulo realizou uma série de exames, começando pelo ultrassom como parte do seu check-up. Durante esse procedimento, foram identificados pontos irrigados de sangue na bexiga, o que indicou a necessidade de uma internação de urgência. Posteriormente, ele passou por um tratamento de secagem para resolver essa questão. Foi então que o médico pôde descobrir a verdadeira causa por trás desses sintomas preocupantes.

“Depois de fazer a retirada e passar pela biópsia, o médico falou que era um câncer na bexiga de grau baixo não invasivo que se dá por tabagismo ou derivados de petróleo”. Uma vez que Paulo não estava envolvido com tabagismo, pois nunca fumou e que a provável causa seria a resina e materiais de surfe. Foi nesse momento que o médico confirmou com convicção que era essa a causa subjacente dos problemas de saúde.

Depois de ter se livrado do primeiro tumor sem a necessidade de quimioterapia, apenas o acompanhamento médico regular, Paulo passou um ano e meio sem problemas. Porém, no início de 2023, ele começou a enfrentar dificuldades ao urinar. Preocupado, procurou novamente o urologista, que identificou um segundo tumor na bexiga. Novamente, o modelo passou por uma cirurgia de ressecção para remover o tumor. De maneira surpreendente, poucos dias após essa segunda cirurgia, Paulo decidiu comemorar seus 60 anos de vida embarcando para Bali, na Indonésia, onde celebrou essa fase da vida praticando sua paixão pelo surfe.

“Neste momento entra o lado do modelo de ser um exemplo, o diferente no sentido positivo. Eu fiquei preocupado em fazer uma divulgação e as pessoas acharem que eu estivesse me vitimizando para ganhar seguidor. Graças a Deus, me dei bem pela prevenção. Esse foi o ponto que eu quis passar para o pessoal. Se estou aqui, porque não passar para as pessoas que existe o lado positivo para seguir”, reforça. Paulo Zulu continua realizando acompanhamentos a cada seis meses.

Quanto à sua saúde mental, ele destaca que sua abordagem terapêutica é autodirigida. Ele menciona ter enfrentado um momento difícil somente quando ocorreu o vazamento de sua foto íntima na internet. “Isso me abalou muito. Eu nunca tinha feito, mas antes de ir para um desfile resolvi fazer uma foto de como estava meu corpo. Antes de ir para o banho, fui e fiz uma foto. Daqui a pouco, quando sai do banho, meu celular estava bombando e meu irmão me ligando. A foto vazou. Fui para polícia do Rio de Janeiro e o rapaz falou que precisava que o celular ficasse na polícia, mas eu não deixei”, ressalta.

Cuidados diários: Paulo enfatiza que encara o envelhecimento como uma etapa natural da vida e opta por utilizar apenas protetor solar como cuidado para a pele. Paulo observa que, indubitavelmente, pessoas de aparência atraente são uma realidade, porém, ressalta que é a personalidade e a aura que emanamos que verdadeiramente cativam, sendo isso o que desperta o interesse de todos - o que se destaca. Paulo reitera que, ao optar por não recorrer ao botox, escolheu abraçar gradualmente o processo de envelhecimento, questionando por que deveria afligir-se com essa inevitável transformação. “Estou preocupado em existir e ser um bom exemplo”, pontua.

O PodSempre, que foi lançado em outubro de 2022, tem recebido vários convidados especiais, incluindo Solange Almeida, Sheila Mello, Luciano Szafir, Simony, Viih Tube, Gustavo Tubarão, entre outros. Eles compartilharam histórias de vida, superação e saúde, que são relevantes para conscientizar os seguidores. Confira essas e outras histórias clicando aqui.

Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma
A Pague Menos e Extrafarma estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Contam com aproximadamente 1.600 lojas, distribuídas em 389 municípios, com cerca de 25 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líderes nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos e Extrafarma são hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.

Contatos para Imprensa – Pague Menos
Vanessa Oliveira / [email protected]
Deusarina Santana / [email protected]
Denise Carvalho / [email protected] 
[email protected]

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp