10/08/2023 às 11h31min - Atualizada em 11/08/2023 às 04h03min

EMS inaugura exposição inédita gratuita “Memórias do Império”, em Campinas, com objetos de acervo próprio

Engajada com a preservação da história e visando dar acesso ao conhecimento sobre o Brasil Imperial, farmacêutica presenteia público com mostra durante as comemorações do aniversário de 249 anos da cidade; curadoria é de Paulo César Garcez Marins, historiador e chefe técnico de acervo do Museu do Ipiranga

.
Arquivo - EMS
10 de agosto de 2023 – A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, inaugura a exposição “Memórias do Império”, que acontece na Casa de Vidro do Museu da Cidade, em Campinas (SP), com entrada gratuita. A mostra reúne, de forma inédita, um conjunto de cerca de 110 peças dos séculos 18, 19 e 20 – pertencente à coleção particular da companhia – e será apresentada, pela primeira vez, dentro das comemorações de 249 anos do município paulista. Idealizada e realizada pela farmacêutica, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Museu da Cidade, a exposição permanecerá aberta ao público até 23 de setembro, de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h; e aos sábados, das 10h às 14h.

De acordo com Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, a iniciativa foi idealizada a partir da experiência da EMS de patrocínio, entre 2019 e 2022, do projeto de revitalização e ampliação, em São Paulo, do Museu do Ipiranga – que foi reinaugurado e reaberto ao público em 7 de setembro do ano passado, marcando a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil. A mostra em Campinas é uma forma de dar acesso ao conhecimento sobre a história de um período importante do Brasil e uma oportunidade para a população de fora da capital paulista mergulhar na vida cotidiana e nas imagens do regime imperial do século XIX.

“A exposição é um presente da EMS à população de Campinas e macrorregião, onde a EMS está instalada; uma forma de também festejar o aniversário da cidade. No fundo, é uma comprovação de como nós, da EMS, nos envolvemos emocionalmente com a experiência de trazer de volta para a população o Museu do Ipiranga e tudo o que ele representa, incluindo os tantos sentimentos positivos que tem despertado nos visitantes desde que foi reaberto”, ressalta o executivo.

Organizada para as comemorações do Bicentenário da Independência, que se concluem neste ano com as celebrações da vitória brasileira nas batalhas de 1823, a coleção reúne diversos tipos de objetos ligados ao cotidiano monárquico e à construção da imagem dos monarcas no Brasil e no exterior. Os visitantes vão se deparar com telas a óleo, esculturas, gravuras, objetos decorativos e da vida cotidiana, mobília e armaria dos séculos 18, 19 e 20, além de outros relacionados à memória da independência.

A exposição tem a curadoria de Paulo César Garcez Marins, historiador, doutor em história social pela FFLCH/USP, livre-docente e chefe técnico de acervo e curadoria do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Museu do Ipiranga). “A mostra l também exibe um conjunto notável de objetos encomendados ou recebidos pelos monarcas para seu próprio uso, que foram utilizados em palácios nas cidades do Rio de Janeiro e Petrópolis”, acrescenta o professor e curador.

“Para nós, da EMS, expor um acervo tão rico dos séculos 18, 19 e 20 é uma forma de ampliarmos o acesso à educação, proporcionando mais qualidade de vida. Em nosso longo histórico de atuação, temos um claro compromisso de apoio a projetos sociais e culturais. A valorização da arte é parte de nossas iniciativas no campo da responsabilidade social e representa a maneira como queremos nos conectar com as pessoas. Temos certeza de que a mostra proporcionará mais conhecimento e entretenimento para toda a população da nossa região”, ressalta Sanchez.

Público e acessibilidade
Dentro do amplo espaço cultural municipal conhecido como Casa de Vidro, que recebeu investimentos da empresa para reformas e adequações, estudantes, adultos e famílias terão a oportunidade de revisitar a história pelos módulos expositivos do acervo.

“A Casa de Vidro é um cenário que consideramos interessante pelo fato de sua arquitetura moderna contrastar com o acervo da exposição, composto por relíquias de séculos passados”, afirma o executivo. De acordo com ele, será uma oportunidade também de prestigiar os patrimônios locais, como o Museu da Cidade, que fica anexo ao edifício moderno, abrigando uma equipe técnica constituída por representantes das principais universidades da região metropolitana, aptos a fornecer informações e orientar os visitantes.

Agendamentos de visitas
Estudantes de escolas municipais, estaduais, privadas e grupos interessados terão acesso à mostra por meio do serviço de agendamento prévio, que será oferecido a partir de 24/07, somente pelo e-mail [email protected].

Histórico de apoio a Museus
Desde 2013, a EMS é patrocinadora do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. Além disso, entre 2019 e 2022, a farmacêutica patrocinou o projeto de revitalização e ampliação do Museu do Ipiranga, reaberto ao público em setembro de 2022 e que permanece com o patrocínio da empresa em 2023. A EMS apoiou o Museu de Arte de São Paulo (MASP) em 2021 e 2022 e é parceira do Museu do Futebol pelo quarto ano consecutivo. É apoiadora do Museu do Amanhã desde 2021, quando foi também patrocinadora do Museu Judaico e da edição online da 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, em uma ação com o Museu Oscar Niemeyer (MON). Desde 2022, o MON tem o patrocínio da EMS.

Serviço
Exposição “Memórias do Império”
Patrocínio: farmacêutica EMS
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade (acesso ao segundo andar por meio de uma entrada superior externa ao edifício)
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 - Parque Taquaral, Campinas – SP/ CEP: 13087-000
Período de visitação: 1°/08 a 23/09/2023
Horários: de terça a sexta feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados, das 10h às 14h.
Entrada gratuita
*Escolas públicas, privadas e grupos interessados devem agendar visita pelo e-mail [email protected].

Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 17 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 59 anos de história e mais de seis mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.
 
Mais informações para a imprensa
GBR Comunicação
Denver Pelluchi – 11-99722-2313 | [email protected]
Vagner Magalhães – 11-99196-1716 I [email protected]
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp