09/08/2023 às 16h11min - Atualizada em 09/08/2023 às 20h04min

Projeto “Partiu Trabalho” realiza oficinas sobre o mercado de trabalho para jovens em São João da Barra

Ferroport patrocina as oficinas que têm objetivo de capacitar jovens antes de se inserirem no mercado de trabalho

Da redação
Annynha Fotografias

O Projeto “Partiu Trabalho”, que tem a proposta de capacitar jovens para o mercado de trabalho, acontece em São João da Barra (RJ) entre os dias 07 e 20 de agosto. A programação conta com 10 oficinas de artes cênicas para os alunos da E.M. Domingos Fernandes da Costa, e busca colaborar para a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

 

O evento tem como objetivo contribuir no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos jovens por meio de uma apresentação teatral, aberta à toda a escola e comunidade, colocando em prática o que aprenderam com as oficinas.

 

As oficinas do “Partiu Trabalho” vão acontecer com grupos de 30 alunos da escola, e vão aproximar técnicas artísticas e pedagógicas, abordando a comunicação, a expressão corporal, a prática do improviso, a integração, o trabalho em equipe, cenografia e organização cênica. Além disso, os participantes poderão exercitar a autoconfiança e a responsabilidade profissional e pessoal.

 

Segundo dados do IBGE, no primeiro trimestre de 2022, o desemprego dos jovens entre 14 e 17 anos chegou a 36,4%, e aos 22,8% entre 18 a 24 anos. A capacitação de adolescentes e jovens acontece para que a inserção dos mesmos no mercado de trabalho seja uma experiência mais fácil.

 

Realizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Partiu Trabalho” é apresentado pela Sancell Produções, com o patrocínio da Ferroport, e apoio do Ministério da Cultura e GOVERNO FEDERAL União e Reconstrução.

 

“A Ferroport, alinhando seus aspectos operacionais à responsabilidade social corporativa, atua no município de São João da Barra/RJ com objetivo de promover o desenvolvimento local, por meio da execução e apoio a projetos e ações sociais aderentes a sua missão, valores e estratégia de negócio. Neste sentido, o Projeto “Partiu Trabalho” busca auxiliar os adolescentes no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para se destacarem frente ao mercado cada vez mais competitivo que estão prestes a ingressar. Com isso, trabalhamos para que nossos investimentos sociais contribuam para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), gerando valor para a sociedade por meio do desenvolvimento de projetos de grande relevância a nossas partes interessadas”, afirma Edenilson Sanches, Gerente de Sustentabilidade da Ferroport.

 

Sobre a FERROPORT:A Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora Anglo American e pela Prumo Logística, empresa ​privada brasileira que atua no setor de infraestrutura e logística. É uma empresa nacional responsável pela operação do terminal portuário de minério de ferro no Porto do Açu. O processo produtivo do minério que transporta começa em Conceição do Mato Dentro, interior de Minas Gerais, na mina da Anglo American. De lá, o minério é transportado por um mineroduto até chegar ao Terminal 1 do Porto do Açu, onde passa pelo processo de filtragem. Uma vez filtrado, o minério é armazenado no pátio de estocagem, onde aguarda pela chegada dos navios de carga para seguir rumo ao seu destino final.

 

Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Ferroport. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço:

“Partiu Trabalho” em São João da Barra - RJ
Datas, horários e locais:

07 a 20 de agosto - Oficinas das 13h00 às 14h30

E.M. Domingos Fernandes da Costa

R. Barão de Barcelos - Centro, São João da Barra - RJ


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp