08/08/2023 às 10h24min - Atualizada em 08/08/2023 às 20h12min

Basquete Cidadão, patrocinado pela Whirlpool, insere jovens da periferia de São Paulo no esporte

O CEU Paraisópolis, casa do projeto Basquete Cidadão, recebeu evento com mais de 70 crianças para selar início do projeto

Aline Silva

No último dia 5 de agosto, o CEU Paraisópolis foi palco do lançamento do projeto “Basquete Cidadão”, da Instituição Anjos do Esporte, que incentiva a prática do esporte para mais de 80 crianças, entre 8 e 17 anos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Whirlpool, detentora das marcas BrastempConsul KitchenAid no Brasil. 

O Basquete Cidadão é um espaço importante para incentivar a prática esportiva na região e dar oportunidade para jovens entrarem em contato com o esporte realizando atividades em grupo. Os moradores inscritos têm acesso a aulas e cursos profissionalizantes para a formação de árbitros, oficiais de mesa e estatísticas, funções fundamentais em jogos da modalidade. “Nosso maior objetivo e motivação é tirar essas crianças e jovens da rua. Eles chegam direto da escola e conseguimos enxergar no olho deles a vontade de estar dentro de quadra e praticar basquete”, disse Ari Rodrigues, treinador principal do projeto.

Nas aulas de basquete, os alunos têm acompanhamento de professores qualificados, bolas e uniformes personalizados para treinamentos e jogos, material didático e lanches. Além dos benefícios da prática de uma atividade física, os interessados têm a oportunidade de conhecer os fundamentos do esporte, aprendendo os movimentos corretos para passes e arremessos e recebem noções táticas de defesa e ataque. Segundo André Brazolin, diretor do projeto, essa é uma oportunidade única para que os jogadores tenham margem de crescimento além das quadras. 

Para Eduardo Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio na Whirlpool Corporation, o patrocínio ao projeto faz parte das ações realizadas no pilar Social, da agenda ESG da Companhia, que possui legado de mais de 60 anos. “Nosso objetivo é promover e engajar as comunidades locais, contribuindo para uma sociedade e futuro melhores. O incentivo ao esporte faz parte dessa agenda, impactando positivamente pilares como saúde, inclusão e diversidade. Tenho muito orgulho do comprometimento da Whirlpool com o desenvolvimento das comunidades e por impulsionar os sonhos dos que almejam um futuro no esporte”, conta. O projeto se soma aos demais programas apoiados pela Companhia que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Os treinos acontecem às sextas-feiras e sábados, das 14h às 17h, com duas turmas mistas diferentes, uma para os mais jovens e outra para os mais velhos. O CEU conta com uma enorme estrutura e fica localizado em Paraisópolis, a segunda maior favela de São Paulo. 

O evento de lançamento contou com a participação da secretária nacional de Esportes de Alto Rendimento, Marta Sobral; do diretor de Relações Internacionais, Antitruste e Comércio da Whirlpool, Eduardo Vasconcelos; do presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Franco Montoro; do presidente da Federação Paulista de Basketball, Enyo Correia; e do CEO do Instituto Brazolin, André Brazolin. Além deles, também estiveram na quadra do CEU o técnico David Pelosini, do Pinheiros, e os atletas Anderson Barbosa e Brunão, do Paulistano; Tico Faria e Agapy, também do Pinheiros; Gabi Campos e Lucas Cauê, do Corinthians, e Ricardo e Arthur, do São Paulo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp