07/08/2023 às 16h26min - Atualizada em 08/08/2023 às 00h06min

"Cazuza Já Morreu": Banda Samba Esquema Russo apresenta faixa impactante

Nova Etapa do Projeto Explora Diversidade Sonora e Visual, Rompendo Barreiras Musicais e Conceituais

Daniel Corrêa
Victor Vasconcellos

A Banda Samba Esquema Russo, originária do cenário carioca, desafia as convenções musicais e transcende limites de gênero e nacionalidade. Com uma abordagem verdadeiramente psicodélica e uma abertura completa para experimentação sonora, o grupo lança o single provocativo "Cazuza Já Morreu", acompanhado por um clipe que mergulha o espectador em uma jornada sensorial através de cenas cotidianas, explorando nossa relação com a memória e a realidade.

Assista ao vídeo impressionante de "Cazuza Já Morreu": Assistir Agora

Ouça a faixa ousada "Cazuza Já Morreu": Ouvir Agora

Este lançamento marca o início de uma nova fase para o Samba Esquema Russo, agora com uma formação revitalizada. O grupo, inspirado pelos contrastes entre as paisagens idílicas da Serra dos Órgãos e a metrópole ensolarada do Rio de Janeiro, incorpora guitarras distorcidas para criar uma experiência musical única. Embora essas origens estejam separadas por uma curta distância geográfica, são marcantemente divergentes em termos de tempo, cores, tons, ritmos e sons.

O videoclipe reflete essa dissonância, levando os espectadores a uma montanha-russa de imagens, alternando entre eventos brutais e momentos sublimes, sempre mantendo uma aura enigmática. O duo de músicos adverte: "Esteja atento: sob neblina use luz baixa". Samba Esquema Russo emerge como um projeto que surgiu da fusão de diversas influências, ouvindo as reverberações da palavra que dá origem à música. A jornada começou com o novo, seguiu com o noise e agora com o russo, tudo entrelaçado nas personalidades de Vinícius Gusmão (guitarra) e Gabriel Gorini (guitarra).

O single "Cazuza Já Morreu" é um convite para explorar além das fronteiras tradicionais, ultrapassar barreiras e desafiar expectativas. A Samba Esquema Russo rejeita rótulos, gêneros e categorizações. Além de definir sua própria sonoridade, o duo deixa claro o que ela não é. A banda declara: "‘Cazuza já morreu’ é um rockzinho que não busca ser uma crítica social, uma homenagem póstuma, uma continuação, uma ruptura, uma tradição ou mesmo uma vanguarda".

Samba Esquema Russo busca significado nas palavras e nos sons, tendo a travessia como ponto de partida. Assim como a desafiadora jornada entre a Pedra do Açu e a do Sino na Serra dos Órgãos exige preparo, familiaridade com o terreno e um desejo de exploração, o grupo se vê imerso em um caminho constante em direção ao destino, sem temer a jornada.

Este lançamento é apenas o primeiro de uma série de lançamentos planejados pelo grupo. Enquanto isso, a mensagem de anti-conformismo de "Cazuza Já Morreu" permanece disponível em todas as principais plataformas de streaming, e o videoclipe está disponível no canal oficial da banda no YouTube.

Ficha Técnica:

  • Gravação: Dezembro de 2022 no Estúdio Carolina
  • Produção Musical: Fabrício Oliveira, Gabriel Gorini, Vinícius Gusmão
  • Guitarras e Voz: Gabriel Gorini e Vinicius Gusmão
  • Baixo: Fabrício Oliveira
  • Bateria: Leonardo Oliveira
  • Técnico de Som: Kayan Guter
  • Mixagem: Fabrício Oliveira
  • Masterização: Angelo Wolf

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp