07/08/2023 às 16h40min - Atualizada em 07/08/2023 às 22h01min

Armacell patrocina o espetáculo Mestres do Tempo que conta histórias de pescadores artesanais de Santa Catarina

Serão sete apresentações gratuitas em agosto nas cidades de Joinville, Itapoá e Florianópolis. Oficinas também serão oferecidas à comunidade

2PRÓ Comunicação
www.armacell.com
 

A Armacell, por meio da  Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, está patrocinando o espetáculo teatral “Mestres do Tempo”, produzido pela Metamorfose Cia. Cência, que conta  histórias de pescadores artesanais do litoral catarinense. A pré-estréia será no dia 21 de agosto, em Joinville, com mais seis apresentações gratuitas nas cidades de Itapoá e Florianópolis.

Além das apresentações teatrais, as pessoas que tiverem interesse poderão participar de oficinas gratuitas no dia 22 de agosto, na Escola José Matias Zimmerman, na cidade de São José, e no dia 1º de setembro, na Escola João Monteiro Cabral, em Itapoá.

“Este é o segundo projeto cultural que patrocinamos e tenho certeza que será bem recebido pela comunidade. A Armacell participa ativamente do desenvolvimento econômico e social de toda a região do Sertão do Maruim, onde está instalada a fábrica. Promovemos ações educativas e sociais com o intuito de levar informação e melhor qualidade de vida a todos”, diz Mansur Haddad, Diretor Geral da Armacell.

As atrizes Angela Finardi e Prika Lourenço percorreram de bicicleta o litoral catarinense de bicicleta, totalizando 700 km em dez dias, em busca de inspiração para a produção desse espetáculo sobre o dia a dia de pescadores artesanais. As pedaladas junto ao mar despertaram a curiosidade sobre a vida de quem tira dele a subsistência. E assim, com “Mestres do Tempo” na mente, a dupla foi de Passos de Torres a Itapoá sobre duas rodas, parando em vilas de pescadores para conhecer a rotina dessas pessoas e suas famílias, as tradições, medos, anseios e a relação com a natureza. 

Lugares como o Farol de Santa Marta (Laguna), Barra da Lagoa (Florianópolis), Ponte do Imaruim (São José), Canto dos Ganchos (Governador Celso Ramos), Vila da Glória (São Francisco do Sul) e praia do Pontal (Itapoá). 


Dos 24 pescadores entrevistados, apenas sete, por uma questão de recorte narrativo, foram selecionados para serem personagens do espetáculo, ao quais Angela e Prika darão vida com seus corpos e com o uso de bonecos. O veterano Silvestre Ferreira dirige a montagem com dramaturgia construída a várias mãos, mas cuja versão final é do escritor e crítico de teatro Marco Vasques, ele mesmo um apaixonado pela pesca. A viagem de bicicleta aparece no roteiro, mas as estrelas são os pescadores e as pescadoras.


Programação

Joinville (pré-estreia) 

Dia 21 de agosto, às 20h.
Local: Galpão de Teatro da AJOTE.

Florianópolis 

Dias 24, às 15h e 20h, e 25 de agosto, às 9h e 15h.
Local: Teatro Álvaro de Carvalho.

Itapoá
Dia 31 de agosto, às 14h30 e 19h30.
Local: Associação Comunitária do Pontal e Figueira.
 

Oficinas

São José

22 de agosto, às 8h.

Local: Escola José Matias Zimmerman.

 

Itapoá

Dia 1º de setembro, às 14h.

Local:Escola João Monteiro Cabral.


Patrocínio - Armacell e Porto de Itapoá.
Apoio - Univille, Marte Cultural e Fundação Catarinense de Cultura.
 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp