04/08/2023 às 13h11min - Atualizada em 04/08/2023 às 20h08min

Pirassununga recebe o “Carnavalizando” neste domingo (6)

Cornucópia Desvairada, Bloco Pirata e Cumbia Calavera estreiam na folia do Carnaval fora de época da cidade

Patricia Dornelas
Carnavalizando Produção
Jorge Sato
O Ministério da Cultura apresenta o Carnavalizando, que chega neste domingo, 6 de agosto, atraindo para Pirassununga foliões e turistas dos mais diversos lugares do país. Com programação gratuita, o evento reúne apresentações musicais e palestras.

Anunciando um lineup com famosas fanfarras do Carnaval paulistano, como Cornúpia Desvairada, Bloco Pirata e Cumbia Calavera, o evento irá promover a diversidade cultural e transformar o palco Fanfarras, no Centro, em um “baile a céu aberto”.

Além das atrações musicais, o Carnavalizando conta com duas palestras. “A Mulher e a Música Instrumental” e a “A Música Instrumental de Viola no Cenário Atual” são os temas a serem abordados, numa conversa aberta e franca, por meio da palavra livre e da escuta atenta entre os palestrantes e o público.

O Carnavalizando vai funcionar com todos os serviços já a partir das 10h, quando a programação inicia. O evento contará com acessibilidade de audiodescrição e libras para todo público presente.

O evento é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
 
Sobre as atrações musicais:
Horário: Das 13h às 16h
Local: Centro de Pirassununga 
 
A Cornucópia Desvairada é uma fanfarra inspirada na diversidade cultural presente na cidade de São Paulo e que apresenta um show descontraído de músicas dançantes, em ampla interação com o público.
O repertório de versões instrumentais vai dos clássicos às composições originais, em uma verdadeira mistura de ritmos e estilos.
Em 2022 foi lançado o primeiro disco do grupo intitulado SALIVA. Em 2023 o grupo fez sua primeira turnê internacional passando por países como França, Suíça e Alemanha.
 
O Bloco Pirata ocupa as ruas da Zona Oeste de São Paulo durante o Carnaval. Com um repertório de músicas brasileiras, o grupo abrange diferentes ritmos e estilos das regiões do país.

Cumbia Calavera é uma fanfarra latina nascida da diversidade cultural em São Paulo. O grupo faz uma releitura instrumental da cumbia, em composições clássicas e autorais, difundindo melodias e elementos rítmicos da cumbia, chicha, colombiana e da música folclórica andina. Formada por integrantes de diversos países – Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Togo e Uruguai - as apresentações são performáticas e baseadas na iconografia de festa do dia de los Muertos de México.
 
Sobre as palestras:
PALESTRA | A MÚSICA INSTRUMENTAL DE VIOLA NO CENÁRIO ATUAL
com João Paulo Amaral 
Horário: 10h30
Local: Centro de Pirassununga 
Desde sua chegada com os colonizadores portugueses no séc. XVI até os dias de hoje, a viola caipira foi personagem principal da música do interior do Brasil. Sua origem em Portugal, sua chegada ao Brasil, e sua trajetória e trilha sonora nas mãos dos caipiras e duplas tradicionais são contadas e cantadas pelo violeiro e pesquisador João Paulo Amaral, que traz um breve panorama histórico da música instrumental de viola, desde pioneiros como Zé do Rancho, Tião Carreiro, Bambico e Renato Andrade, chegando até instrumentistas das diferentes vertentes da atualidade. Permeado por histórias e causos, a conversa musical ilustra alguns dos principais personagens e músicas que marcaram as fases da música caipira/sertaneja, desde sua primeira gravação em 1930 até as últimas décadas, onde o sertanejo se transformou em gênero pop massificado em contraposição à vertente raiz.
 
PALESTRA | A MULHER E A MÚSICA INSTRUMENTAL 
com Jessica Maria 
Horário: 11h30
Local: Centro de Pirassununga 
Compartilhar a trajetória na música, contextualizar o papel da mulher nesse ambiente e apresentar alguns dados históricos fascinantes, como as pioneiras que abriram caminho nessa profissão. Será também abordado os desafios enfrentados ao longo do percurso e, em seguida, vídeos de produções realizados com grupos exclusivamente femininos. Além de difundir a música, o objetivo é inspirar a nova geração de mulheres a serem resilientes e persistirem em suas carreiras musicais. A palestra será interativa, buscando sempre a troca de experiências e relatos com a plateia.

Serviços:
Dia: 06 de agosto
Local: Centro de Pirassununga
Horário: a partir das 10h30
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp