03/08/2023 às 16h03min - Atualizada em 04/08/2023 às 00h04min

Como incluir o colágeno de forma prática e saborosa no dia a dia

*Por Liz Galvão, nutricionista parceira da Verde Campo

NB press
Uma das proteínas mais importantes do corpo, o colágeno é o queridinho de quem busca melhorar a elasticidade da pele, combater rugas, reduzir linhas de expressão e dar força a cabelos e unhas, mas vai muito além. O colágeno é uma proteína fibrosa encontrada nos tecidos conjuntivos do corpo e tem a função de contribuir com a elasticidade e resistência, mantendo a integridade, junção e fixação de estruturas como a pele, ossos, dentes, articulações, músculos, vasos sanguíneos e mais. Por possuir características funcionais, essa proteína tem sido adicionada aos alimentos com o intuito de alcançar efeitos terapêuticos. 
Dessa forma, o colágeno fornece resistência e previne lesões nas articulações, reduz a probabilidade de doenças, como a osteoartrite e a osteoporose, previne o envelhecimento, ajuda na estrutura da parede e barreira intestinal, além de auxiliar no cuidado com os dentes.
Entretanto, à medida que envelhecemos, a produção de colágeno é reduzida, mais precisamente a partir dos 30 anos (perde-se cerca de 1% ao ano). Há ainda outros fatores que favorecem essa queda, como a poluição, a radiação ultravioleta, o tabagismo, o sedentarismo e a alimentação. A boa notícia é que o consumo de alimentos proteicos e ricos em aminoácidos, vitamina C, zinco e silício podem estimular a produção interna dessa proteína no organismo.
O colágeno pode ser encontrado na composição proteica de alimentos como gelatina, carnes de um modo geral, como carne vermelha, frango, suína e até frutos do mar (principalmente as partes com ossos e cartilagens) e ovos.
Já no que diz respeito à absorção proteica e na síntese interna de colágeno, é fundamental ingerir itens como laranja, limão, caju, abacaxi, feijão preto, nozes, aveia, algas, entre outros, que ajudam a conduzir a proteína além do consumo de água.
Hoje, também existem iogurtes com adição de colágeno hidrolisado, que ajudam a aumentar a performance corporal. Esses produtos são naturalmente proteicos por conta da sua principal matéria-prima, o leite, e há ainda opções enriquecidas com proteína que, além de serem funcionais, são perfeitas para lanches do dia a dia.
Os melhores produtos são aqueles produzidas com ingredientes de origem natural, sem adição de açúcares, e com aplicação de colágeno cujos benefícios são cientificamente comprovados.
É o caso dos iogurtes com adição do colágeno Verisol®, o único do mercado com comprovação científica de resultados para a pele. A principal função é a reposição de colágeno em locais específicos do corpo. Devido à composição de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado tipo um, é considerado o melhor suplemento alimentar do mercado para fins estéticos. Isso ocorre porque o Verisol® não sofre alteração durante o processo de digestão e mantém a estrutura e os benefícios, atuando em tecidos-alvos no corpo.
A parte mais gostosa, nesses casos, é que muitos produtos já são feitos com pedaços de frutas para quem quer deixar a refeição ainda mais nutritiva.
O fato é que sabemos o quanto a rotina é corrida e esquecemos de cuidar da saúde de dentro para fora. Já imaginou se esse cuidado fosse mais leve e gostoso, com uma solução para cada momento do dia? Se o prazer de estar bem pudesse virar um hábito?
Em uma sociedade cada vez mais dinâmica, a preocupação com a qualidade de vida é uma busca constante. Com uma alimentação balanceada e o foco nos produtos certos, é possível aliar sabor, agilidade, bem-estar e potência para as atividades corriqueiras que mais exigem o corpo e a mente.
*Liz Galvão é nutricionista parceira da Verde Campo, pioneira no mercado de lácteos sem lactose .
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp