03/08/2023 às 15h15min - Atualizada em 04/08/2023 às 00h03min

Parques Villa-Lobos e Água Branca recebem programações educativas sobre folclore e povos indígenas

Nos próximos finais de semana, visitantes que passarem pelos locais poderão interagir com as exposições e ouvir contação de histórias

Thamiris Galhardo
Divulgação
A fim de comemorar o Dia Internacional dos Povos Indígenas (09) e Dia do Folclore Brasileiro (22), os parques Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, e Dr. Fernando Costa (Água Branca), em Perdizes, recebem programações educativas para estimular o conhecimento dos visitantes sobre os temas. Nos dias 12 e 13, e 19 e 20 de agosto, será possível conhecer mais sobre a diversidade cultural dos povos tradicionais - quilombolas, caiçaras e ribeirinhos - e indígenas, e a sua importância para a conservação ambiental e relação com áreas urbanas. 

Villa-Lobos
A exposição interativa “São Paulo e Sustentabilidade Ancestral”, nos dias 12 e 13 deste mês, com sessões das 10h às 11h30 e 15h às 16h30, no espaço Vida do Parque Villa-Lobos abordará, por meio de imagens, a contribuição dos povos indígenas e tradicionais para a conservação ambiental. Dentre os destaques estão atividades interativas convidando os visitantes a usarem mapas e conhecerem como os saberes tradicionais resistem até hoje e contribuem para a conservação ambiental de áreas urbanas.

Já nos dias 19 e 20 de agosto, será possível participar de sessões de contação de histórias folclóricas com foco na preservação da natureza. As sessões ocorrerão das 11h às 12h e das 15h às 16h, com o objetivo de convidar os participantes a caminharem pelo espaço Vida e encontrarem pistas sobre o personagem folclórico apresentado durante as contações. Durante esses momentos, será possível entender como as lendas se originaram da tradição indígena e posteriormente foram adaptadas pela influência de colonizadores e povos africanos. 

Dentre os personagens de destaque está o Saci Pererê, com o foco na sua função como protetor das florestas e plantas medicinais.



Água Branca
Ainda com foco nos povos originários, a exposição “São Paulo é território tradicional e indígena!”, apresentada nos dias 12 e 13 de agosto, das 14h às 16h, no parque Dr. Fernando Costa – popularmente conhecido como Água Branca. Por meio de um painel expositivo e mesa interativa, a atividade apresentará imagens e mapas interativos, destacando áreas com a presença de povos tradicionais principalmente na cidade de São Paulo e região do Vale do Ribeira. Quem passar pelo local será convidado a interagir com o mapa e entender a relação desses povos com as áreas urbanas, como resistem e contribuem para a conservação ambiental das áreas urbanas, e possíveis ações para apoiar esses grupos.

Para fechar as homenagens aos povos originários, durante os dias 19 e 20 de agosto, às 15h e 16h, será possível participar de sessões de contação de história que também abordarão a importância do saci-pererê para a preservação da natureza.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp