03/08/2023 às 14h12min - Atualizada em 04/08/2023 às 00h00min

Da licitação deserta para o sucesso: como Sapucaia do Sul conseguiu trazer inovação para o processo de compras públicas

Com auxílio da govtech Portal de Compras Públicas, município têm tornado a gestão de licitações mais eficiente

PinePR
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Paz e tranquilidade para olhar para o futuro. É assim que a coordenadora da Secretaria Municipal Geral de Governo da Prefeitura de Sapucaia do Sul, Cibele Lazzari, define a parceria com o Portal de Compras Públicas, govtech que nasceu com o propósito de aproximar a iniciativa privada das necessidades de compras dos entes públicos. “A nossa média de valores girava sempre em torno de R$17 reais quando tínhamos que comprar pacotes com 500 folhas. Com a aquisição por meio do Portal, ficamos pelo valor de R$13 reais, conseguindo comprar hoje 25 mil pacotes”, argumenta. “Digo com tranquilidade: sem o Portal de Compras Públicas, a Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul estava fadada a seguir com um sistema obsoleto e ultrapassado. Com o Portal, conseguimos promover economicidade e agilidade em torno dos processos de compras”, avalia.

Os bons resultados vêm de editais bem construídos, com grande número de interessados e competitividade no processo de licitação. Mas, para ter tudo isso, o município de Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul, precisou rever alguns mitos e atualizar o seu processo licitatório. Aliar a Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC) a uma plataforma que tem o compromisso de levar para a sociedade a cultura da transparência em relação à compra pública, foi um dos primeiros passos.

Com o apoio do Portal de Compras Públicas, o município conseguiu tornar a gestão das compras públicas mais eficiente, promovendo agilidade e isonomia para o processo licitatório. “Com o apoio da plataforma do Portal, que já está alinhada a NLLC, conseguimos inovar no ecossistema das compras públicas, garantindo mais planejamento e eficiência. Isso se deu graças a capacitação em torno da plataforma, da nossa adequação a nova lei e da base com mais de 330 mil fornecedores disponibilizadas pela govtech”, pontua Cibele.

De acordo com Leonardo Ladeira, CEO e cofundador do Portal de Compras Públicas, além de tornar a gestão do município mais eficiente, a parceria conseguiu garantir competitividade entre fornecedores e economia para Sapucaia do Sul.  “Por uma tomada de decisão na hora certa, hoje o município conta com muito mais investimentos em saúde, educação, esporte, cultura e lazer. E esse é justamente o nosso objetivo: por meio de uma plataforma com alta competitividade de fornecedores, conseguimos garantir economia para os municípios”, finaliza.


 
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