O Fórum E-Commerce Brasil 2023, o maior evento de e-commerce da América Latina, acaba de concluir com grande sucesso. O evento contou com uma série de discussões aprofundadas e sessões de brainstorming sobre as principais tendências e desafios do setor.
O tema predominante do fórum deste ano foi "transformação digital e a tecnologia", refletindo sobre a inovação no comércio eletrônico. A participação ativa de mais de 21 mil inscritos e a presença de palestrantes de renome nacional e internacional demonstram o interesse crescente e a importância de abordar essas questões.
Destaques incluíram painéis sobre inteligência artificial, canais de atendimento e personalização, que estão desempenhando papéis cada vez mais importantes na experiência do cliente. A discussão foi enriquecida pelo lançamento de vários relatórios de pesquisa e estudos de caso, mostrando como essas tecnologias podem impulsionar a eficiência e o crescimento do negócio.
O Head de vendas corporativas da Upstream, Patrick Marquart falou sobre a importância do evento e as expectativas do mercado para o segundo semestre.
"O evento foi um sucesso, mais de 21 mil pessoas estiveram lá nos últimos três dias. Bastante conteúdo sobre inovação digital, inteligência artificial, gestão de marketing, gestão operacional e performance de e-commerce. O mercado varejista está sofrendo muito desde o início do ano. Depois do mês do consumidor realizado em março, o mercado retraiu muito o investimento de publicidade e por consequência a venda também caiu. O que deu pra sentir é que o segundo semestre vai ser o 'salvador' do ano. Ou vai ou vai. Percebi isso conversando com varejistas no qual vão apostar tudo e, principalmente, na Black Friday. O Varejo está estocado e precisa vender. A Upstream foi um destaque no evento devido aos cases de sucesso que já somam mais de 40 clientes e nós estamos fazendo parte essencial da estratégia de vendas para o segundo semestre", reflete.
Reforçando essa visão, em pesquisa recente dada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, aponta que 62% dos consumidores fazem de duas a cinco compras por mês, enquanto 85% dos brasileiros fazem uma compra por mês na internet.
Com adeptos do e-commerce aumentando gradualmente, a perspectiva é de que o setor encerre 2023 movimentando cerca de R$186 bilhões, de acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Com a crescente necessidade de inovar e otimizar o investimento em publicidade diante de momentos desafiadores, os varejistas estão também inovando em suas estratégias de captação. Uma delas é o SEO, técnica que otimiza o site para aparecer nas primeiras posições do Google e ainda pouco utilizada por pequenos e médios varejistas, tema este abordado por Felipe Bazon em sua palestra sobre o uso da inteligência artificial e SEO no e-commerce.
"Considero o SEO o alicerce do e-commerce, pois ele é o caminho que guia os consumidores até a vitrine digital de sua loja, tornando visível, acessível e atraente para o mundo online", conta Lisane Andrade, CEO e cofundadora da Niara, solução apresentada como ferramenta inovadora para os participantes do evento.
O fórum também destacou a crescente importância dos marketplaces na estrutura do comércio eletrônico, com muitos participantes argumentando que uma estratégia bem sucedida de marketplace pode ser a chave para alcançar um crescimento sustentável no cenário atual de e-commerce.
"É essencial que os varejistas tenham uma atuação ampla e não foquem apenas num canal. Ter um e-commerce é essencial, mas é importante estar presente também nos marketplaces mais conhecidos para gerar uma maior visibilidade. Sem esquecer, é claro, do investimento em anúncios através do Google e Redes Sociais." Comenta, Ricardo Martins, CEO da TRIWI.
A discussão sobre segurança digital foi outra área de foco, especialmente considerando o aumento recente de ataques cibernéticos. As sessões foram enriquecidas com exemplos práticos de como as empresas podem proteger seus clientes e suas operações.
A preocupação com ataques cibernéticos também foi pauta em alguns plenários. O Head de Marketing da Ax4B, Romulo Oliveira avalia as discussões como um passo importante para conscientização e uma cultura de proteção de dados nas empresas.
"A atenção com ataques cibernéticos é real e compreensível. A segurança das transações e dos dados dos clientes é essencial para manter a confiança e integridade nos negócios. Ao adotar uma abordagem proativa e preventiva, as empresas de e-commerce podem enfrentar esses desafios com maior eficiência e continuar a oferecer uma experiência positiva e segura aos seus clientes". Avalia.
Os participantes elogiaram a oportunidade de networking oferecida pelo Fórum E-Commerce Brasil 2023, que proporcionou um espaço inigualável para troca de ideias, aprendizado conjunto e construção de parcerias duradouras.
Abaixo segue vídeo comentado.
https://www.dropbox.com/sh/o6rjcbbbecbythi/AAC0fGO2uBoa0ooWPfVNo4PYa?dl=0
A AX4B é uma organização que se especializou em soluções de tecnologia, sempre com inovação e suporte eficiente. Isto, com time de infraestrutura especializado para suportar migrações e grande transação de dados na nuvem.
Hoje a AX4B trabalha com os principais fabricantes de tecnologia e softwares do mundo, visando oferecer soluções que atendam às necessidades de negócio, o desenvolvimento dos clientes e a transformação digital dos processos. Em constante crescimento, possui atuação nacional, com escritórios em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande dos Sul, Goiânia/ Distrito Federal, Pernambuco e Espírito Santo.
A Niara é uma plataforma brasileira de Conteúdo e SEO baseada em Inteligência Artificial e Automação, projetada para ajudar as empresas a otimizarem sua presença online e alcançarem melhores resultados nos motores de busca. Através da combinação de algoritmos inteligentes e estratégias avançadas, a Niara auxilia empreendedores e profissionais do setor a melhorarem sua visibilidade digital e atraírem mais clientes.
A Upstream é uma empresa líder em martech nos mercados de mais rápido crescimento do mundo. Sua plataforma de automação de mobile marketing, a Grow, única em seu gênero,combina inovações na área de automação de marketing e dados, segurança contra fraudes de publicidade on-line e comunicação digital multicanal destinada a criar experiências personalizadas para o consumidor final. Com mais de 4 mil campanhas de mobile marketing de sucesso, o time da Upstream ajuda seus clientes, marcas líderes em todo o mundo a se comunicar de forma mais eficaz com os consumidores, a expandir as vendas on-line e a aumentar a receita. As soluções da Upstream atendem mais de 1 bilhão de consumidores em
mais de 30 países na América Latina, África, no Oriente Médio e Sudeste Asiático.
A TRIWI é uma agência especializada em negócios B2B. Entendemos que construir uma marca B2B forte é o que irá ajudar, de verdade, a melhorar a performance para novos negócios, gerar conversas reais com leads e diferenciar sua empresa em um mercado extremamente competitivo.
Fundada em 2018, a TRIWI iniciou as atividades para atender uma demanda do mercado, com soluções práticas, individualizadas e personalizadas, visando atender as reais necessidades de seus clientes, com planejamento estratégico, geração de negócios e auxílio das inovações digitais.
Seus parceiros estão entre as marcas mais consolidadas do mercado nacional e internacional, que buscam trazer soluções que impactam positivamente os setores em que atuam e se conectam com o que de fato é de interesse de seus clientes e consumidores.