02/08/2023 às 17h21min - Atualizada em 02/08/2023 às 18h01min

Maratona de contos celebra a cultura popular em apresentações reunindo histórias, música e diversão para todas as idades

A partir de 5 de agosto, o Projeto Reconto, cada qual no seu Recanto retorna para apresentações nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Nova Iguaçu, Barra Mansa e Três Rios. Entrada franca

Target Assessoria de Comunicação
Diversão, alegria, encantamento e uma viagem pelo imaginário que uma boa história pode proporcionar. Assim é o Reconto, cada qual no seu Recanto: Mostra Internacional de Contadores de histórias, que ao longo do mês de agosto, realizará diferentes Maratonas de Contos em 7 unidades do Sesc RJ: Madureira (dia 5), Niterói (dia 11), Centro Cultural Sesc Quitandinha (dia 12), Nova Iguaçu (dia 19), Tijuca (dia 24), Barra Mansa (dia 25), Três Rios (dia 30). Toda a programação é gratuita.

Com o tema Caminhos da Oralidade as apresentações do “Reconto” têm como proposta resgatar e valorizar a riqueza das narrativas que fazem parte do imaginário brasileiro, transmitidas ao longo de gerações. Serão contadas histórias tradicionais, lendas folclóricas, contos contemporâneos e mitos de diferentes regiões do país.

Em formato híbrido, reunindo os artistas presencialmente no palco e via telão, a Maratona de Contos do projeto Reconto, cada qual no seu Recanto terá, ao longo do mês, as participações de artistas como Bia Bedran, Jujuba e Ana Nogueira, Warley Goulart, Celso Sisto, José Bocca, Joaquim de Paula, Rosana Reategui e muitos outros, além do músico Tibor Fittel. A apresentação será de José Mauro Brant e Benita Prieto, que também são os curadores do “Reconto”.

Além disso, a Maratona de Contos do projeto Reconto, cada qual no seu Recanto promoverá um espaço de troca, com a participação de alunas e alunos das oficinas de contar histórias realizadas pelos curadores, José Mauro Brant e Benita Prieto. As novas vozes que participarão das apresentações são Kali Correia (Rio de Janeiro/RJ), Carla Patrícia (Aporá/BA), Rosi Amaral (Belo Horizonte/MG), Kátia Teixeira (Macaé/RJ), Pedro Rocha (Além Paraíba/RJ), Claudete Cruz (São Sebastião/SP).

Benita Prieto fala da expectativa para as novas apresentações do “Reconto”: “Queremos estimular o interesse pela cultura popular brasileira, despertar a imaginação e fortalecer os laços comunitários. É uma oportunidade de aprendizado e encantamento para adultos e crianças, conectando diferentes gerações através das histórias e tradições que nos definem como cidadãos”.

“A oralidade é uma forma poderosa de expressão e conexão humana, capaz de transcender barreiras e enriquecer a vida de todos. Queremos, através do Reconto, incentivar a valorização da tradição oral e destacar sua importância como meio de preservação cultural” explica José Mauro Brant.
O Reconto, cada qual no seu recanto: Mostra Internacional de Contadores de Histórias dedicada ao tema Caminhos da Oralidade é um projeto contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar.

Sobre o projeto

O projeto “Reconto, Cada qual no seu recanto: Mostra Internacional de Contadores de Histórias” foi criado durante o período mais difícil da pandemia que paralisou o setor cultural. Os contadores de histórias buscaram se reinventar e encontraram na internet o seu refúgio. Em formato 100% online e ao vivo, o projeto já contou com participação de artistas de todos os cantos do Brasil e do mundo, como diz o título, “cada qual no seu recanto”, mostrando a diversidade de linguagens narrativas e seus diferentes sotaques, estimulando no público o desejo de ler os textos contados.

A idealização e direção artística são de José Mauro Brant, premiado ator, autor teatral, com quase 30 anos dedicados ao ofício de narrar histórias, e divide a curadoria com Benita Prieto, experiente contadora de histórias e produtora de eventos na área da leitura e literatura, que hoje tem seu recanto em Alhandra – PT.  “O grande desafio é mostrar ao público que os eventos presenciais ganharam uma nova dimensão com a pandemia, que é a possibilidade de interação permitida pela internet e que antes estava restrita às vídeo conferências. A arte de narrar agora tem como aliada o mundo virtual. E podemos fazer ações inovadoras”, afirma a produtora.

Programação gratuita:

Sesc Madureira | Teatro | 5 de agosto de 2023 às 17h
Contadores: Rejane Dirques, Jujuba, Ana Nogueira e Beth Pacheco. Nova voz: Kali Correia.
Apresentação: Benita Prieto e José Mauro Brant

Sesc Niterói | Teatro | 11 de agosto de 2023 às 19h
Contadores: Bia Bedran e Luciano Pontes. Músico: Tibor Fittel.

 Apresentação: Benita Prieto e José Mauro Brant

Centro Cultural Sesc Quitandinha | Salão das Convenções | 12 de agosto de 2023 às 19h
Contadores: Joaquim de Paula e Denise Fersan. Nova voz: Carla Patrícia. Músico: Tibor Fittel.
Apresentação: Benita Prieto e José Mauro Brant

Sesc Nova Iguaçu | Teatro | 19 de agosto de 2023 às 15h

Contadores: Rita Gama e José Bocca. Nova voz: Rosi Amaral. Músico: Tibor Fittel.
Apresentação: Benita Prieto e José Mauro Brant

Sesc Tijuca | Teatro 1 | 24 de agosto de 2023 às 14h
Contadores: Bárbara Catarina e Warley Goulart. Nova voz: Kátia Teixeira. Músico: Tibor Fittel. Apresentação: Benita Prieto e José Mauro Brant

Sesc Barra Mansa | Teatro | 25 de agosto de 2023 às 19h
Contadores: Celso Sisto e Roberto de Freitas. Nova voz: Pedro Rocha. Músico: Tibor Fittel. Apresentação: Benita Prieto e José Mauro Brant


Sesc Três Rios | Sala Multiuso | 30 de agosto de 2023 às 15h
Contadores: Tâmara Bezerra e Rosana Reategui. Nova voz: Claudete Cruz. Músico: Tibor Fittel. Apresentação: Benita Prieto e José Mauro Brant

Informações para a imprensa
Target Assessoria de Comunicação
Márcia Vilella – [email protected] | 21 98158 9692
Andressa da Hora – [email protected] |
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp