31/07/2023 às 16h18min - Atualizada em 31/07/2023 às 20h17min

Empreendimentos que incorporam marcas de luxo devem dobrar até 2027, especialista analisa tendência

Imóveis de médio e alto padrão tiveram aumento de 67% nas vendas no Brasil no ano passado. Empreendimentos de marcas conceituadas atraem público pelo lifestyle, design exclusivo e valorização

Assessoria Comunicação Conectada
Jennifer Chen, especialista em conexões entre empresas e investidores
Divulgação - Mayara Bertolli - @mayarabertolli

O mercado imobiliário tem se mostrado como um dos mais rentáveis dos últimos anos. No Brasil, as vendas de imóveis novos cresceram 9,2% em 2022 (na comparação com o ano anterior). Os dados foram divulgados em março de 2023 pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

De acordo com a Abrainc, foram negociadas 156,7 mil unidades no ano passado, o que representou o maior volume da série histórica da pesquisa, que foi iniciada em 2014. O que alavancou o resultado para cima foram os segmentos de médio e alto padrão (MAP), que tiveram uma alta bastante expressiva de 67% nas vendas.

Para se ter uma ideia de como o resultado dos imóveis MAP são importantes, eles chegaram a representar quase 30% de todas as vendas de imóveis nos dez primeiros meses de 2022. A melhoria gradativa da economia brasileira e a boa rentabilidade destes empreendimentos estão dentre as justificativas para o aumento nas negociações.

E particularmente no setor de alto padrão, uma tendência em específico tem chamado à atenção dos compradores: os projetos imobiliários assinados por grandes marcas. Companhias luxuosas de setores como moda e automobilístico estão se destacando pelas parcerias com construtoras para lançar prédios, hotéis e condomínios que carregam não somente o nome, mas todo o lifestyle e design exclusivos que as empresas oferecem.

Jennifer Chen, que possui vasta experiência no mercado de luxo, na indústria da moda, e tem destaque no setor de investimentos e no ramo imobiliário, explica o motivo desse movimento. “O público de alto padrão quer além de conforto para a família, uma experiência exclusiva associada a marcas que já são conhecidas por eles e que fornecem uma extensão de outros produtos e serviços de qualidade, que vão além de carros, relógios, bolsas e roupas”.

A empresária é sócia, com Christianne Leon e Valeria Oropallo, da Brand Concept, empresa sediada em Miami que representa no mercado imobiliário, com exclusividade no Brasil, algumas das marcas mais luxuosas do mundo, comenta que os consumidores estão preferindo, ainda que por valores significativos, propriedades de marcas que valorizam design, sustentabilidade e, principalmente, a qualidade do produto.

 

Imóveis assinados por marcas estão em alta

Um dos primeiros empreendimentos imobiliários assinados por uma marca foi o hotel The Sherry-Netherland, localizado na 5ª Avenida, em Nova Iorque (EUA). Sherry era o nome de um famoso restaurante nova-iorquino cujo dono, Louis Sherry, acabou dando nome ao edifício que foi inaugurado em 1927 e conta com 38 andares.

Neste quase um século de associação de companhias a empreendimentos imobiliários, o mercado de luxo tem se destacado nas últimas décadas e já representa um lado importante do setor.

Segundo a Savills, empresa britânica de serviços imobiliários, na década passada houve um crescimento impressionante de 150% no número de imóveis de luxo assinados por marcas no mundo. A empresa estima que este mercado dobrará de tamanho até 2027 principalmente por causa da explosão de negócios do tipo em locais como Nova Iorque, Miami, Londres e Dubai.

A consultoria WATG Strategy avaliou ainda que ao redor do planeta existem mais de 700 empreendimentos residenciais do tipo e que há mais de 100 mil casas concluídas ou em fase de planejamento.

No Brasil, já são negociados imóveis do tipo em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores capitais do país. Em 2021, o mercado imobiliário de alto padrão na capital carioca, por exemplo, teve boom nos negócios, registrando aumento de 38% no número de vendas, segundo o levantamento da consultoria imobiliária Judice & Araujo.

 

Diferenciais de imóveis assinados por marcas de luxo

Quem procura um empreendimento de alto padrão com o nome de uma companhia que se destaca pelo requinte, não o faz somente pelo logo estampado na fachada. O aumento de construções neste mercado indica que há vários benefícios em se adquirir um imóvel do tipo.

Morar em locais assinados por marcas de grife gera um status, mas não é só isso. O empréstimo do prestígio de empresas importantes agrega – e muito – valor às construções.

A empresária, que esteve presente em Miami para realizar uma série de visitas aos empreendimentos de marcas da cidade, pontua ainda que como este setor tem sido alavancado, os consumidores estão cada vez mais conscientes em relação aos negócios. Com a circulação de informações, os clientes de alto padrão e investidores já sabem que ao adquirir um produto imobiliário agregado a uma marca é a certeza de valorização.

Segundo Jennifer, não é só pela experiência de estar naquele ambiente, mas sim, de ter a confiança em uma marca que passa credibilidade e qualidade do produto. Isso mostra que além de investir e comprar um imóvel, sua referência e valorização no mercado são pontos importantes, pois envolvem a qualidade dos produtos.

“É preciso oferecer uma experiência completa. Ou seja, os imóveis precisam trazer toda a decoração, design, serviço e estilo de vida que caracterizam e destacam àquela marca no mercado”, ressalta a empresária.

Por fim, Jennifer afirma que com a alta deste mercado, a ideia é aproveitar a fase para criar e desenvolver projetos que possam oferecer uma experiência única e um novo conceito de estilo de vida para quem pretende investir no setor. “É a segurança de adquirir um produto e ter a garantia de qualidade e design”.

 

Sobre Jennifer Chen

Jennifer Chen possui vasta experiência na indústria da moda, mercado de luxo e destaque no setor de investimentos e ramo imobiliário. Direcionou o seu foco para a esfera empresarial e se tornou fundadora e CEO da JC Capital, companhia que atua no mercado nacional e internacional através da captação de recursos para empresas de diversos setores, como agronegócio, hotelaria, tecnologia e construção civil.

Formada em Business Administration na Lynn University, na Flórida (USA) tem o olhar voltado para o mercado de investimentos, é especialista em conectar empresas e investidores e tem uma verdadeira paixão por "intermediar" negócios. Sendo considerada uma das mulheres mais conceituadas do setor.

A empresária também atua como sócia de fundos de investimentos para startups, além de ser conselheira de diversas empresas deste segmento.

Recentemente tornou-se sócia da Brand Concept, empresa que representa marcas icônicas em projetos imobiliários.

 

Sobre a Brand Concept

A Brand Concept é uma empresa sediada em Miami que representa no mundo imobiliário com exclusividade no Brasil algumas das marcas mais luxuosas do mundo. Fundada por brasileiras e com subsidiárias em Dubai e Phuket (Tailândia), a companhia incorpora marcas icônicas de estilo de vida em projetos imobiliários.

O objetivo da Brand Concept é criar uma história fascinante para o projeto e uma experiência empolgante para um novo conceito de estilo de vida. O portifólio oferece formatos residenciais e comerciais de marcas de luxo para apartamentos, hotéis, resorts, vilas de luxo, complexos comerciais, co-living, spa e cidades inteligentes.

Além da representação de marcas luxuosas no setor imobiliário, a Brand Concept realiza consultoria de ajuste de marca, negociação do contrato de licença, consultoria em desenho do projeto, assessoria em financiamento de projetos e mais.


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