31/07/2023 às 12h59min - Atualizada em 31/07/2023 às 16h04min

Senac em Minas realiza entrega da Fase Final do Programa Primórdios da Cozinha Mineira em Brumadinho 

Evento será realizado no dia 1º de agosto, no Restaurante Ao Pé do Jatobá 

Luciana Rodrigues d'Anunciação
Samir Haddad
A Mostra da Mesa de Brumadinho, conjunto de ingredientes de origem na confecção dos pratos que serão servidos, adornados pela importante produção da cerâmica utilitária alimentar originário na cidade desde os habitantes nativos ancestrais, vai marcar a entrega da Fase Final do Programa Primórdios da Cozinha Mineira em Brumadinho. O evento será realizado no dia 1º de agosto, às 10h30, no Restaurante Ao Pé do Jatobá (Alameda Jatobá, s/n º, Casa Branca – Brumadinho). 

Além das cerâmicas hoje aprimoradas com técnicas japonesas, a mostra conta com a apresentação dos diversos produtos emergidos das pesquisas e desenvolvidos ou aprimorados pelas capacitações do Programa Primórdios da Cozinha Mineira.  
A Mostra da Mesa une os pratos criados - linguiça de mexerica, drinks à base da mexerica, pamonha assada, bolo de capim limão, carne de lata, dentre outros - com a cerâmica artística da cidade, criando uma produção tradicional com visual contemporâneo”, aponta Vani Pedrosa, Gerente de Gastronomia do Senac. 

A pesquisa do Programa Primórdios da Cozinha Mineira em Brumadinho foi realizada por demanda da Secretaria de Turismo e Cultura do município, viabilizando o retorno da atuação do Senac no território. 

Vani explica os principais resultados obtidos nestes dois anos de atuação do Programa Primórdios da Cozinha Mineira no município. “O trabalho resultou na entrega do plano municipal de turismo da cidade pós-desastre (rompimento da barragem), plano que teve como tema a mensagem: Integrar para Superar; na pesquisa sobre a alimentação de identidade alimentar de Brumadinho com o desenvolvimento de produtos e receitas da produção local de cítricos, milho e carnes curadas. Além disso, estiveram presentes nas capacitações mais de 30 estabelecimentos e empresas que desenvolveram produtos diferenciados com os insumos locais, e ainda o processo de desenvolvimento de pratos para atendimento ao moto turismo, muito presente e em crescimento na cidade com a Rota Capitão Senra”. 

A gestora destaca a relevância da atuação do Senac em Brumadinho. “A importância foi vital. Principalmente por integrar ao plano municipal de turismo distintas camadas sociais da cidade. Quando começamos o trabalho, percebemos que o local tem uma tendência pouco integrativa, geograficamente o município foi constituído em bairros muito distantes um dos outros, e cada bairro tem uma identidade própria. Por isso, avaliamos que o mote da pesquisa seria “Integrar para Superar” e o turismo e a alimentação tinham um forte papel nessa integração, foi assertivo. Ao longo do trabalho, começamos a entender o que cada território tem como atração turística e pudemos integrá-los em um único conceito turístico diverso e rico existente na cidade.”   

A pesquisa mostrou a crescente produção de verduras e frutas no território, por isso, o Programa Primórdios da Cozinha Mineira atuou no desenvolvimento de uma linha de receitas com base nesses produtos também para cafeterias além dos restaurantes, entre outros produtos. “Trabalhamos muito o milho, porque a cidade foi grande produtora deste cereal. E ainda a carne de porco, que é muito importante por lá. Foram desenvolvidas também receitas de bebidas, drinks e queijos. Foi um trabalho muito rico e que teve um retorno muito rápido. E isso resultou num ânimo turístico para a cidade”, evidencia Vani.
    

Visando o desenvolvimento econômico do território, a etapa seguinte foi a capacitação do setor de serviços, afirma a Gerente de Gastronomia do Senac. “Como estávamos trabalhando com turismo e gastronomia, fizemos um trabalho com onze restaurantes para receber uma rota do turismo local, a Rota Capitão Senra, que se tornou uma rota nacional, que vai receber pessoas do país inteiro para fazer esse circuito turístico. É por isso que, no turismo local, a semiótica de Brumadinho foi escolhida como “A Mesa de Brumadinho”: a mesa que une o artesanato local, as cerâmicas, os produtos locais, os pratos, restaurantes, bares, feiras e cafeterias, uma mesa que une e agrega, uma mesa que é agente importe de superação”, ressalta Vani.  

Sobre o Senac em Minas  
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC - Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.  

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp