30/06/2023 às 11h56min - Atualizada em 28/07/2023 às 02h00min

Professor de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, especialista em cozinha Brasileira, ensina a fazer “Canjica Dourada”

Chef Dawilson Fonte ensina o passo a passo para tradicional prato das festividades de São João, São Pedro e Santo Antônio

Assessoria
Assessoria
São Paulo, junho de 2023 - Estamos em período junino e para comemorar o Chef Dawilson Fontes traz a receita de um prato que não pode faltar em nenhum arraiá, seja ele composto por um grande número de pessoas ou algo mais intimista.
 
O professor explica que a tradição chegou por aqui por meio dos portugueses e que desde então faz parte da cultura brasileira. “O começo da festa junina em solo brasileiro remonta ao século XVI. As festas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições e aqui o milho sempre fez parte do cardápio da festa”.
 
Confira abaixo uma variação da tradicional receita que ganha cor por meio do caramelo.
 
Canjica Dourada
 
Ingredientes
200 gramas de açúcar refinado;
200 gramas de coco ralado fresco;
1 unidade de canela em pau;
3 unidades de anis estrelado;
500 gramas de milho para canjica (branco) demolhado;
1 litro e meio de água (para cozimento do milho) + 50 ml para o caramelo
1 litro de leite integral;
1 lata de leite condensado;
5 unidades de paçoca doce (do tipo rolha).
 
Método de Preparo
  1. Cozinhar o leite condensado por 40 minutos na panela de pressão. Deixe esfriar totalmente antes de abrir a lata e reserve.
  2. Em uma panela coloque o açúcar e faça um caramelo, adicione a canela em pau e o aniz estrelado, coloque 50 ml de água e deixe ferver até derreter o açúcar. Reserve.
  3. Cozinhar o milho(canjica) com o carmelo reservado e adicione água (um litro e meio de água aproximadamente) na panela de pressão e cozinhe por 30 minutos.
  4. Remover a tampa, adicionar o leite e o coco e deixe ferver ate comecar a engrossar.
  5. Junte o leite condesado cozido e misture até ficar homogêneo, cozinhar por 5 minutos.
  6. Adicionar a paçoca esfarelada por cima e servir
 
Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus cinco campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, São José dos Campos e Piracicaba.
Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. A Anhembi Morumbi também contribui para democratização do Ensino Superior, ao oferecer cursos digitais com diversos polos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.
Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em link.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp