27/07/2023 às 17h48min - Atualizada em 27/07/2023 às 22h02min

Roberto Bomtempo celebra 40 anos de carreira, interpretando Raul Seixas no musical “Raul Fora da Lei”

Espetáculo, dirigido por Deto Montenegro, traz no palco 35 alunos da Oficina dos Menestréis

Fausto Cabral
Gal Oliveira
O premiado ator e diretor Roberto Bomtempo completa, em 2023, nada menos do que 40 anos de carreira. E, para celebrar esta data tão importante, ele levará ao palco do Teatro das Artes uma homenagem a um dos ícones da música brasileira: o “Maluco Beleza” Raul Seixas. Trata-se do musical “Raul Fora da Lei”, que Bomtempo apresentará ao lado de 35 alunos da Oficina dos Menestréis, nos dias 10, 17, 24 e 31 de agosto, quintas-feiras, sempre às 20h.

Concepção - “Raul Fora da Lei” estreou em novembro de 1999 e viajou por todo o país em sua concepção original, um monólogo, interpretado e roteirizado por Roberto Bomtempo e dirigido por José Joffily. Porém, no ano 2000, a Oficina dos Menestréis convidou o ator para transformar e adaptar o monólogo em um espetáculo musical, desta vez sob a direção de Deto Montenegro. Sucesso absoluto de público, esta montagem já foi vista por mais de 300 mil pessoas.

“Eu e Deto Montenegro temos uma sólida amizade de mais de 30 anos, uma irmandade com muita admiração um pelo outro. Mas por questões de agenda, nunca havíamos trabalhado juntos. Então, na época, propus adaptar o monólogo para que pudéssemos monta-lo com a Oficina dos Menestréis”, relembra Roberto Bomtempo. Ele completa, ressaltando que “a ideia foi criar um espetáculo estilo ‘Hair’, uma grande festa, uma grande celebração da vida e da música brasileira. O Deto topou na hora”.

Já Deto Montenegro destaca que “transformar Raul Fora da Lei de um solo para um musical foi puro prazer. E contamos ainda com a parceria de Candé Brandão e Evelyn Klein, que elucidaram nossas ideias e operacionalizaram o processo de criação”.

Montagem - A montagem conta, de maneira despojada, a história de Raul Seixas, com bases em escritos do próprio Raulzito. O texto fala de sua relação com o sucesso, suas mulheres, sua espiritualidade, seus anseios, seus sonhos, suas frustrações. No espetáculo, Raulzito, afirma-se, contradiz-se, rompe com todas as regras, provoca risos e emociona, em cenas que são realçadas pela versatilidade de um elenco de 35 alunos Menestréis, que cantam, dançam e atuam, acompanhados por uma banda e convidados especiais.

Os fãs certamente vão matar a saudade do ídolo e mesmo aqueles que conhecem apenas as músicas mais famosas como “Gita” e “Maluco Beleza” serão tocados pela vida repleta de altos e baixos de Raul, que nos deixou precocemente, em 1989.

Celebrar com Raul - A escolha de Raul Fora da Lei para celebrar os 40 anos de carreira de Roberto Bomtempo ocorreu de maneira natural. “Raul Seixas é um divisor de águas na minha vida profissional, foram mais de 20 anos levando ao palco a sua história, tanto que classifico a minha carreira como AR/DR, ou seja, antes e depois de Raul”, brinca. “Então, quando parei para pensar no que queria fazer para comemorar meus 40 anos de carreira, rapidamente me veio o pensamento: ‘quero estar com Raul’”, enfatiza.

Desafios – Roberto Bomtempo destaca como é dar vida no palco a uma figura tão complexa e singular como o Maluco Beleza. “Não sou um ator de imitações, então quando pensei em fazer o Raul, foi porque já o acompanhava durante muitos anos. Conhecia toda a sua obra profundamente, tinha escutado todas as entrevistas e tinha uma identificação muito grande com ele. Por isso, nunca pensei em fazer uma composição de personagem que se parecesse com Raul, apenas peguei o texto e me joguei nele, imbuído de todos os sentimentos que eu possuía a respeito dele”.

Desta maneira, levar Raul para o palco é um processo mais voltado às ideias do que à forma. “Eu queria estar no palco falando o que ele pensava. Nunca me preocupei em fazer parecido com o Raul, em seu falar, cantar e movimentar. Não sou fisicamente parecido com ele, mas as pessoas veem o Raul em mim pelo seu pensamento e pela forma como eu consegui traduzi-lo no palco. Fazer Raul Seixas, muito mais do que interpretar, é levar o pensamento dele adiante”, destaca o ator.

Energia Positiva – Por fim, Roberto Bomtempo e Deto Montenegro destacam a grande energia positiva trazida por esta montagem. “É uma grande festa, uma coisa linda, uma energia maravilhosa. O público pode esperar uma celebração da vida, de belos valores como amor, amizade, ética e arte pura, feita com coração e com muito talento pelos músicos e pelos jovens que estarão no palco junto comigo”, destaca Roberto Bomtempo.

Já Deto Montenegro enfatiza que “a plateia terá muitas lembranças e saudade pelas músicas, além de uma energia contagiante. Todos vão cantar, vibrar e dançar juntos”.


FICHA TÉCNICA
Roteiro e concepção: Roberto Bomtempo e José Joffily
Direção e Adaptação: Deto Montenegro
Assistente de direção: Evelyn Klein
Coreografias: Candé Brandão e Evelyn Klein
Direção musical: Marco de Vita
Banda: Matheus Montenegro (baixo), Érica Motta (guitarra), Gudino Miranda (bateria) e Rafael Dinis (teclados).

Elenco de alunos da Oficina dos Menestreis: Ana Elisa Mona, Antonio Bento, Cassius W Campos, Cibele Cassiolatto, Daniel Nomoto, Dede Amorim, Pingo, Gabriel Pastore, Gi Simon, Glauce G M Rodrigues, Heather Joi, Isa Novato, Nina Abrahão, Zelão Souto, Juliana Vieira, Lavinia Micchi, Leobina Bezerra, Marcelão, Marcão, Gueth Marques, Maricleia Oliveira, Monica Lupatin, Naty Ferraz, Paula Móz, Prica Almeida, Rafael Domingues, Ro Padula, Sonia Gentilini, Tati Pinho, Van Fonseca, Yggor  Araujo.

Operador de Luz: Deto Montenegro
Mídia Digital: Rafão
Operador de Som: Leonardo Marques
Técnico de Som: Pequeno e Maicon Oliveira
Diretor de Palco: Damião Santana
Programação Visual: Dennis Gomes
Foto e Vídeo: Trópico Filmes
Atendimento ao público: Katita Lobracci
Produção executiva: Katia Bortoletto
Produção: Evelyn Klein
Realização: Oficina dos Menestreis

SERVIÇO
Temporada: dias 10, 17, 24 e 31 de agosto, quintas-feiras
Horário: 20h (todas as sessões)
Classificação: 12 anos
Duração: 90 minutos
Local: Teatro das Artes
Capacidade: 796 lugares
Ingressos: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia-entrada). À venda pelo site www.sympla.com.br ou com elenco da peça.
Endereço: Avenida Rebouças, nº 3970 – Shopping Eldorado
Telefone: (11) 3034-0075

www.oficinadosmenestreis.com.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp