25/07/2023 às 12h06min - Atualizada em 27/07/2023 às 20h51min

Final de férias escolares: Mix e Selecta ensinam a garotada a fazer biscoitos decorados

Laís Cavassana
Divulgação
Preparar biscoitos decorados é uma atividade divertida e interativa para as crianças durante as férias escolares. Além de ser uma oportunidade para os pais passarem um tempo de qualidade com seus filhos, também é uma maneira de estimular a criatividade e desenvolver habilidades motoras. As marcas Mix e Selecta Chocolates separaram uma atividade especial para deixar esse período ainda mais divertido e criar memórias afetivas positivas com as crianças. Esses momentos de descontração e interação certamente trarão benefícios tanto para os pequenos quanto para os pais, proporcionando uma renovação de energias antes do retorno às aulas.

De forma didática, a Duas Rodas selecionou uma receita fácil e aproveita para dar dicas preciosas de como preparar biscoitos decorados perfeitos. Antes de começar, prepare a estação de trabalho, selecione cortadores de biscoitos divertidos e use produtos como glacê, corantes alimentícios e confeitos coloridos. Com isso, as crianças soltam a imaginação na hora de decorar os biscoitos, que podem criar rostos engraçados, desenhos abstratos ou até animais.

Dicas na hora de colocar a mão na massa
Biscoitos decorados são um doce curinga e encantam a meninada. Isso porque são muito fáceis de adaptar, criando decorações divertidas para cada ocasião. Abaixo, segue um passo a passo com dicas para tornar essa experiência ainda mais proveitosa.

Hora de abrir a massa
Para evitar que a massa de biscoito perca o formato do molde, abra a massa e corte os biscoitos em cima de um papel manteiga. Depois, leve o papel inteiro para dentro da assadeira. Outra dica é deixar a forma por dez minutos no freezer para evitar que, na hora de assar, a massa do biscoito se espalhe.

Apetrechos & Ingredientes
Quando se fala em biscoitos decorados e cheios de detalhes, é o glacê real o melhor aliado. Isso porque ele tem uma ótima consistência para decorar o biscoito no saco de confeitar, seca rapidamente, criando uma cobertura crocante e lisinha no biscoito.

Para quem quer praticidade, o Glacê Real Mix garante muito mais tempo na hora de preparar a cobertura dos biscoitos. Na hora de criar acabamentos impecáveis e precisos na decoração, é bom ter sempre um estoque de bicos e sacos de confeitar.

Para tirar as indesejáveis bolhas de ar que podem surgir no glacê, a dica é usar uma agulha própria para a decoração de biscoitos, que pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos para confeitaria. Esta agulha também é ótima para preencher o glacê naqueles cantinhos que ficaram sem cobertura.

Dando o toque final
Já ouviu falar na técnica pipe and flood? Essa dica significa contornar e preencher, e é uma das mais eficazes para decorar biscoitos. Primeiro, prepare um glacê de consistência firme para o contorno. Para preencher o biscoito, deixe o glacê levemente diluído, acrescentando apenas um pouco de água no preparo. A borda mais concentrada vai garantir que o desenho que criou no biscoito não deforme ou vaze.

Os mais indicados são os corantes em gel e os corantes em pó hidrossolúveis. Eles não vão alterar a textura da cobertura. Para isso, a Duas Rodas indica a linha de corantes Soft Gel da Mix e as linhas de corantes em pó Mix. Eles são os companheiros leais dos biscoitos decorados, mas, vai um alerta: não pode adicionar aos biscoitos enquanto o glacê estiver muito molhado. Além de alterar ou deformar a decoração, os confeitos podem manchar o biscoito. Por isso, espere pacientemente e adicione confeitos quando o glacê estiver quase seco.

Aparentemente, o glacê seca rápido, mas aguarde pelo menos um dia para garantir que ele esteja totalmente seco e firme. Depois, use toda a sua criatividade para embalar estas delícias decoradas que são perfeitas para vender, presentear ou saborear em família.

A Mix Ingredientes tem uma linha completa de confeitos, granulados e açúcares coloridos para complementar a decoração dos biscoitos.
 

Receita - Biscoitos Decorados
Tempo de Preparo: 180 min 
Quantidade: 24 unidades
 
Massa
Ingredientes
  • 150g ou 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
  • 225g ou 1 e 1/2 xícaras (chá) de manteiga sem sal
  • 1 ovo + 1 gema
  • 250g ou 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 50g ou 1/2 xícara (chá) de Chocolate em Pó Selecta Supreme 50% de Cacau
  • 30g ou 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 25g ou 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • 1 pitada de sal
Modo de preparo
  • Misture a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar de confeiteiro, em uma batedeira com o batedor raquete.
  • Adicione a farinha de trigo, o chocolate em pó, o amido de milho, o sal, seguido do ovo, gema e do creme de leite. Misture bem.
  • Abra entre dois sacos plásticos ou tapete de silicone. Leve para gelar por cerca de 30 minutos. Com o auxílio de um cortador com as imagens temáticas, corte os biscoitos e coloque em uma assadeira sobre papel manteiga.
  • Leve novamente para gelar por 30 minutos e, então, asse em forno preaquecido a 160°C por aproximadamente 14 minutos. Deixe esfriar.
Decoração
Ingredientes
  • Glacê Real Mix
  • Corante Softgel Mix nas cores de sua preferência.
Modo de preparo
  • Em uma batedeira, bata o glacê real conforme instruções descritas na embalagem.
  • Utilize os corantes para colorir porções de glacê. Decore os biscoitos conforme a preferência.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp