25/07/2023 às 18h05min - Atualizada em 27/07/2023 às 20h51min

Cresce o consumo de gin no mundo: por que a bebida agora é tão popular?

Bebida virou febre no Brasil nos últimos anos. Entenda os motivos que levaram à atual popularidade do gin

Joaquim da Silva
Freepik.

Um relatório da Market Research Future (MRFR) aponta que o mercado de gin terá um tamanho de US$ 13475,4 milhões até 2030, com um crescimento de 4,51% por ano.

 

No Brasil, o que se sabe é que o consumo da bebida vem crescendo. De acordo com a Euromonitor, tivemos um salto de 1,1 milhão de litros em 2016 para 13,1 milhões de litros em 2021. Até 2026, a expectativa é de que o volume possa triplicar para 35,1 milhões de litros. No mundo, o consumo saltou de 454 milhões para 732 milhões na mesma base de comparação.

 

Mas, afinal, por que gin é popular? Nossa equipe procurou os especialistas da The Gin Flavors para entender melhor os motivos para que a popularidade e o consumo do destilado tenha aumentado, continue a leitura conosco e confira!

O que levou as pessoas a consumirem mais gin hoje em dia?

Para a sommelier de bebidas, Mikaela Paim, em entrevista ao Valor Investe, a aceitação do gin decorre de vários fatores, como a refrescância, as baixas calorias, a ausência de açúcar na composição, o aroma e a versatilidade na execução de drinks. 

A riqueza encontrada nas possibilidades de preparação de receitas com a bebida tem se tornado um grande atrativo, pois agrada os mais diversos paladares, inclusive os do público mais exigente.

Além disso, como o mercado está aquecido, sendo possível encontrar clubes de assinatura de gin, bem como o surgimento crescente de rótulos nacionais e internacionais em lojas especializadas, a tendência é que ele se mantenha fortemente consumido no país.

Para se ter uma ideia da dimensão da popularização, a cidade de São Paulo sediou a Gin Week no ano de 2019, um evento de uma semana exclusivamente dedicado à bebida. E não para por aí, também na capital paulista, já existem mais de 10 bares que só servem o destilado.

Assim, considerando também que ele pode ser encontrado nos mais diversos valores e com diversas composições diferentes, torna-se uma opção viável para os consumidores.

Busca por bebidas artesanais e locais

Também é possível atribuir a ressurgência do gin à explosão da cultura da coquetelaria artesanal e ao interesse crescente por produtos locais e artesanais. A possibilidade de explorar uma variedade de botânicos e ingredientes, juntamente com a disponibilidade de destiladores independentes produzindo gins exclusivos e de alta qualidade, cativou a imaginação dos amantes de bebidas.

 

Além disso, o destilado tem uma rica história, com raízes profundas na cultura britânica, e essa tradição tem sido reavivada e reinterpretada com um toque contemporâneo. A combinação de sua história fascinante, seu sabor distinto e a criatividade infinita que ele permite fazem do gin uma bebida icônica e irresistível para muitos.

Como essa bebida era consumida antigamente? 

O gin foi criado no século XVII após um médico, Francisco de la Boie, tê-lo desenvolvido como um remédio para o tratamento de doenças renais.

 

A popularização do destilado misturado com cereais e zimbro foi tão grande que as pessoas começaram a consumi-lo como uma bebida normal, sem considerar os benefícios medicinais originais.

 

Durante a Guerra dos Trinta Anos, a bebida se difundiu entre os soldados ingleses, que a ingeriam para se aquecer nas noites frias em meio às batalhas enfrentadas. Com o retorno para casa, o consumo do gin continuou.

 

Assim, os empresários ingleses enxergaram a oportunidade que a bebida oferecia e os investimentos tornaram-se expressivos.

 

Nesse contexto, nas décadas de 1960 e 1970, a bebida passou a se tornar o principal destilado das Américas, consolidando-se em todo o mundo.

 

Nos anos seguintes, o boom passou, mas como já vimos anteriormente, tem retornado nos dias atuais.

Quais os benefícios a bebida pode trazer para a saúde se consumida de forma moderada? 

Como regra, o consumo de bebidas alcoólicas está associado a problemas de saúde. Entretanto, nem sempre este é o caso. O gin, como mencionado, foi criado originalmente para ser um remédio e sua composição com diversos botânicos pode trazer alguns benefícios para a saúde, quando ingerido de forma moderada.

 

Dentre os principais, podemos destacar:

 

  • Redução do inchaço;

  • Melhoria no processo de digestão;

  • É diurético;

  • Reforço ao sistema imunológico;

  • Alívio de dores nas articulações;

  • Alívio da rinite alérgica;

  • Combate às rugas e manutenção da pele jovem.

Dicas de harmonização com gin

Para harmonizar o gin com alimentos, é importante considerar os perfis de sabor e os ingredientes utilizados na preparação do gin. Em geral, os gins mais cítricos e refrescantes combinam muito bem com frutos do mar, como ceviche, camarão grelhado ou ostras frescas, ressaltando os sabores marinhos.

 

Para os gins mais florais e herbais, é indicado combinar com queijos suaves, como brie ou queijo de cabra, que complementam os aromas botânicos. Além disso, os destilados mais intensos e picantes podem ser harmonizados com pratos condimentados, como curry ou comida tailandesa, criando uma experiência sensorial única.

 

Outra dica é harmonizar com diferentes frutas frescas, ervas ou especiarias, criando uma guarnição aromática que combine com petiscos variados. A chave é explorar e experimentar diferentes combinações, buscando um equilíbrio entre os sabores do gin e dos alimentos para desfrutar de uma experiência gastronômica completa.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp