24/07/2023 às 16h29min - Atualizada em 24/07/2023 às 20h14min

Pineapple, primeiro marketplace de performance de TV no Brasil, chega ao mercado publicitário

Adtech de alcance nacional estreia com agências parceiras para agilizar o trabalho de profissionais de mídia e promete revolucionar digitalmente o inventário das exibidoras

Redação
Cristina Omura e Leandro Azevedo, sócios da Pineapple, adtech e primeiro marketplace de compra de mídia de TV do Brasil - Crédito: Luciano Alves

Economia de tempo e digitalização de compra de anúncios de TV. Assim é a Pineapple, adtech e primeiro marketplace de planejamento e compra de mídia de TV no Brasil. Voltada para facilitar a rotina dos profissionais de mídia e digitalizar a venda de inventário dos canais de TV, a adtech automatiza a compra de espaços publicitários de alcance nacional nas emissoras de televisão do país, fazendo com que a aquisição de mídia esteja sempre a um clique de distância e colocando a televisão como uma vitrine para as marcas. A Pineapple  estreia em parceria com os principais players de PayTV e as agências Africa, We e FCB, que vão adotar a plataforma para alguns de seus clientes.

A adtech Pineapple foi desenvolvida por profissionais do mercado publicitário com décadas de experiência na área de mídia: Cris Omura e Leandro Azevedo. Cris e Leandro trazem para a empresa suas respectivas vivências à frente do departamento de Mídia de grandes agências.

É com a união destes profissionais que atuam no mercado que a adtech Pineapple nasce para facilitar o trabalho de profissionais de mídia, que agora podem encontrar a melhor opção para as marcas de forma automatizada, rápida e "one stop shop", economizando tempo dos profissionais de mídia e dos veículos de TV. Através das análises de dados da Pineapple, o mercado publicitário se beneficia da compra de espaços por performance e resultado, de forma semelhante ao que acontece com as mídias digitais. 

Outro parâmetro adotado pela Pineapple é a possibilidade de escolha de cluster comportamental, que co-relaciona com gêneros de canal e programação, com dinamismo em termos de distribuição de programação para alcançar a meta de impactos x investimento, assim como na internet. 

Leandro explica que o objetivo da plataforma é auxiliar as empresas a marcarem presença na televisão, alcançando seu público-alvo de forma cada vez mais eficiente. “A Pineapple existe para tornar mais prática a construção de planos, potencializar a capacidade de exibidores de TV e aumentar a produtividade dos profissionais e agências, sem esquecer da visibilidade das campanhas, já que temos um share garantido da programação no Prime Time dos canais", diz.

Paralelo ao seu projeto pessoal, a floricultura Existe Flor em SP, Cris participou do desenvolvimento da plataforma, de olho no novo momento tecnológico da mídia. “Estamos atentos aos movimentos do mercado, aos novos modelos de negócio e o tempo cada vez mais escasso dos profissionais. A tecnologia da Pineapple oferece ao mercado uma solução para otimizar a compra de mídia, simplificando uma tarefa que ainda é super complexa e manual, que antes seria realizada em semanas de planejamento e pesquisa manuais. Por isso, a ferramenta tem o objetivo de facilitar este processo para agências e veículos”, conta ela.

PARCERIAS

Para Haroldo Paro, diretor de Mídia da Africa, explica que a agência está ainda mais propensa a investir em TV a partir da plataforma, após realização de estudos internos. “Realizamos um estudo recente sobre o panorama de PayTV como um todo e ficamos bem surpresos com a positividade dos dados e dos números do meio. Essa plataforma será mais um facilitador e uma novidade para que os planejamentos estejam cada vez mais ricos em dados e numa linguagem digital, que já adotamos em investimentos em outros meios".

A partir de agora, em vez de negociar com diferentes grupos de comunicação, na opinião de Fabio Rosinholi, sócio-fundador da We, o profissional de mídia poderá agilizar seu trabalho ao usar a plataforma, que concentra em um único lugar todas as informações necessárias para a tomada de decisão. “Eficiência e criatividade juntas para chegar a resultados são os conceitos cada vez mais presentes na agência. E a chegada de uma ferramenta como a Pineapple abre mais uma possibilidade de o profissional de mídia ter eficiência na operação e um novo olhar sobre os dados e meios de comunicação”. 

Fábio Freitas, CGO da FCB e presidente do Grupo de Mídia São Paulo, destaca o novo momento do profissional de mídia e a evolução do meio TV, que mantém sua relevância na era digital. “O profissional de mídia tem cada vez mais possibilidades de entender a jornada do cliente através dos dados e a Pineapple é uma inovação que contribui para que o meio tenha seu processo de digitalização ainda mais acelerado, otimizando o processo das agências. Todos vão ganhar com o uso da ferramenta””, ressalta ele.  

www.pineappleperformance.com

 

Short Bio dos sócios da Pineapple

Cristina Omura

Profissional de mídia e líder em grandes agências de propaganda por 23 anos. Formada em Marketing, Comunicação Social com ênfase em Publicidade, pós-graduada em Gestão de Comunicação pela USP e especialista em marketing digital. Criatividade e Inovação pela Hyper Island. Foi professora universitária, professora titular e membro no Grupo de Mídia de São Paulo e, durante a carreira, atuou na Mullen Lowe, Giovanni+Draft FCB, JWT, F/Nazca S&S e FCB Brasil.

Hoje também é designer Floral, especialista em botânica para apartamentos, desidratação floral e paisagista pela EBAC.

Leandro Azevedo

Profissional multidisciplinar com mais de 20 anos de carreira, atuou como profissional de mídia em grandes agências como Ogilvy, Young&Rubicam, NBS e Dentsu Aegis Network. Formado em Publicidade e Propaganda na FAAP, também passou a atuar como Brand Partner, Consultor e Head of Sales em grandes empresas como Discovery Communications, Dunnhumby, Goobec e atualmente é Diretor Comercial da Rádio Disney.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp