21/07/2023 às 10h10min - Atualizada em 22/07/2023 às 00h09min

Palestras, provas e leilões fazem parte da 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Realizado anualmente no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), o evento mais esperado pelos criadores e fãs da raça celebra em 2023 quatro décadas de sucesso e evolução

Interface Comunicação
Entre os dias 17 e 29 de julho será realizada a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque Bolivar de Andrade (Parque de Exposições da Gameleira), em Belo Horizonte (MG). Iniciativa da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), o evento é considerado um dos maiores da América Latina que reúne apenas uma única raça, além de ser o maior evento privado, depois do Carnaval, que reúne milhares de pessoas, movimentando a economia e o turismo na capital mineira.
Realizada anualmente, desde 1982, no Parque da Gameleira, a Nacional comemora Bodas de Esmeralda em 2023, um momento muito especial para celebrar quatro décadas de evolução do evento que é o mais esperado pelos criadores e fãs da raça. Para este ano, a expectativa da organização é que mais de 200 mil visitantes passem pelas atrações da exposição ao longo dos 13 dias de evento. Cerca de 500 expositores e mais de mil animais estarão presentes na edição que conta com programação variada para o público em geral, produtores rurais, empresários, profissionais liberais e pessoas ligadas ao agro. Concursos de marcha, provas funcionais e sociais, servirão para o julgamento dos animais participantes, provenientes de todas as regiões do Brasil. Palestras técnicas com especialistas e provas esportivas também fazem parte do calendário.
Segundo a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, o foco é proporcionar um ambiente favorável aos negócios, incentivar a troca de experiências e fomentar o mercado de equinocultura no Brasil. “O setor movimenta cerca de R$30 bilhões. Nossa exposição está inserida nesse contexto. Estamos entusiasmados com essas décadas de história e honrados de estarmos aqui para comemorar a evolução da raça”, acrescenta.
Estrutura
O evento, que começou como um espaço para reunir criadores, comerciantes e apaixonados pela raça se expandiu e hoje conta com atrações para toda a família com shows todas as noites na “Alameda dos Núcleos”, circuito gastronômico com deliciosas opções, choperia, lounges para descanso e confraternização, fraldário, banco 24 horas e drogaria. Para as crianças, Arena Kids com brinquedos variados e para diversas idades, além da minifazenda com muitos animais.
Provas
A grande atração da Nacional é a programação que envolve a pista principal do Parque da Gameleira. Durante todo o evento serão realizados campeonatos com provas técnicas que avaliam a Marcha (andamento) e a Morfologia (beleza) dos cavalos, éguas, potros e potras de plantéis de todo o território nacional. Esses animais são julgados por um quadro de jurados especializados para a atribuição. Um show que vale a pena conferir. A programação dos julgamentos e provas técnicas pode ser acessada pelo link: abccmm.org.br/leitura?id=11070 .
Para os fãs de adrenalina, a ABCCMM preparou as provas esportivas que acontecerão na pista de areia, que recebeu esse ano o nome de ‘Arena Confiança’. As modalidades de Três Tambores, Cinco Tambores, Seis Balizas, Maneabilidade, Team Penning, Working Penning, Ranch Sorting, são as provas esportivas que integram a programação da 40ª Nacional. A programação das provas esportivas pode ser acessada pelo link: abccmm.org.br/leitura?id=11057 .
Palestras
Cursos, clínicas e palestras também farão parte da programação. A diretoria da ABCCMM oferecerá um ciclo de palestras que começa no dia 18 de julho, no auditório do (Instituto Mineiro de Agropecuária) IMA, espaço dentro do Parque da Gameleira. O primeiro tema debatido será ‘Nutrição de Cavalos Marchadores’, com o palestrante Sigismundo Fassnender de Rezende Júnior, zootecnista e mestre em nutrição.
O evento será oportuno para debates interativos entre os palestrantes e o público presente e as palestras ocorrerão durante todo o evento. Na programação estão várias abordagens importantes para o agronegócio e a criação de cavalos. A sustentabilidade será um dos temas do ciclo de palestra, bem como a palestra em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e com a regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional Minas Gerais (SENAR MINAS), cuja temática abordada será administração, gestão de pessoas, propriedade rural e sucessão no campo. Toda a programação de palestras pode ser acessada pelo link: abccmm.org.br/leitura?id=11071 .
Leilões
Os leilões da Nacional têm o objetivo de fomentar a comercialização da raça. Por meio de lotes criteriosamente selecionados, o remate desta edição acontecerá na noite do dia 27 de julho. Ao todo 80 lotes serão ofertados.
Causa social
A raça Mangalarga Marchador possui a linda missão de salvar vidas e a Marchadores Pela Vida (MPV) estará presente na Nacional com estande de vendas de souvenir, camisas e outros produtos da marca. A instituição filantrópica oficial do Mangalarga Marchador ajuda atualmente dez instituições: Instituto Heleninha, FCV Hospital do Câncer, Associação Assistencial do Idoso de Arcoverde (PE), CAPE Casa de Acolhida Padre Eustáquio, Tucca, Vida Viva, Apala Associação dos Pais e amigos dos leucêmicos de Alagoas, Equipérola e Aura Casa de Apoio.
Inúmeras vidas foram salvas por meio de ações do MPV ao longo dos últimos anos e sua trajetória de crescimento como instituição oficial da raça conta apoio contínuo de toda a diretoria da ABCCMM.
A edição deste ano será transmitida e comentada ao vivo pela bancada do Resenha do Marchador, um programa interativo do portal ABCCMM (abccmm.org.br).

 
Serviço: 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador
Data: 17 a 29 de julho
Horário: 8h às 22h
Local: Parque de Exposições da Gameleira (Avenida Amazonas, 6.020 – Gameleira – Belo Horizonte (MG)
Ingressos: nacionalmarchador.com.br/40a-exposicao-nacional-do-mangalarga-marchador__985
Instagram: @abccmmoficial

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp