19/07/2023 às 11h59min - Atualizada em 20/07/2023 às 00h06min

FIT Rio Preto leva espetáculo internacional para o calçadão e amplia o acesso à arte com dezenas de atrações gratuitas

Nesta edição, do dia 20 até o dia 29 de julho, serão apresentados 30 espetáculos em mais de 50 sessões espalhadas por diversos espaços da cidade.

Gabriela Ganzauskas
https://fitriopreto.com.br/2023/
Dilvulgação

Em julho, Rio Preto está artista, do teatro às praças e avenidas. É o período em que toda a cidade fica tomada pela atmosfera cultural, característica do Festival Internacional de Teatro, realizado há 54 anos em São José do Rio Preto. Nesta edição, do dia 20 até o dia 29 de julho, serão apresentados 30 espetáculos em mais de 50 sessões espalhadas por diversos espaços da cidade. Entre eles, teatros, ruas, praças e avenidas. Este ano, 16 peças são abertas ao público, algumas com mais de uma sessão, totalizando 31 apresentações gratuitas. 

Entre elas, estão duas sessões de uma das peças internacionais do FIT Rio Preto 2023, que será encenado em pleno calçadão, no centro da cidade. Outras 10 sessões também serão realizadas em espaços públicos e mais 20 acontecerão em outros espaços alternativos. 

“Efectos Especiales - FX” é um dos três espetáculos internacionais da programação. O grupo Krapp vem da Argentina para se apresentar nos dias 22 e 23, às 17h, e promete surpreender o público. A peça mescla teatro, dança e cinema, interagindo com o público, que passa a fazer parte dos bastidores da cena. As ruas da cidade tornam-se cenário de um filme impossível, em que o personagem morre e continua morrendo dia após dia, em um plano-sequência muito longo. No mesmo percurso, outros atores inventam sua própria maneira de morrer e confrontam a arquitetura do lugar utilizando efeitos especiais como chuva, neve e fumaça colorida, tudo para trazer ao público a veracidade e fantasia da ação em uma coreografia digna de um musical.

 

Na cidade artista, a rua vira palco e a arte é para todos 

Um dos objetivos do FIT Rio Preto, desde a sua criação, é justamente proporcionar à população o amplo acesso à cultura e à arte. Isso se dá por meio de uma vasta programação gratuita em teatros, espaços públicos e alternativos, e também pela política de ingressos, cuja cobrança representa um valor acessível, dado o alto nível de espetáculos apresentados no Festival. 

Algumas das peças gratuitas estão submetidas a retirada prévia de ingressos por terem limite de público, de acordo com a capacidade de acomodação de cada espaço. Outros, são realizados em praças, ruas e avenidas, proporcionando que mesmo as pessoas que se programaram para assistir à peça, mas eventualmente estejam passando pelo local, possam desfrutar de uma experiência única. 

Além do argentino “Efectos Especiales - FX”, também serão realizados em espaços públicos a performance “Desvio”, da Muovere Cia. de Dança, de Porto Alegre (RS), que conecta a dança com o espaço urbano; o espetáculo de rua “O Bode Quer”, de Fortaleza, que exalta a cultura cearense; o experimento multimídia  “A casa de Maria”, do rio-pretense Agrupamento Núcleo 2; e o musical “Três fadas moribundas”, do grupo Bufadas, de Belo Horizonte (MG). 

 

Grandes peças com entrada franca 

Também entra na categoria de espetáculos apresentados em espaços públicos aquele que fará a abertura do FIT Rio Preto 2023. Comemorando 40 anos de estrada, o Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG), apresenta o espetáculo “De tempo somos” no dia 20 de julho, às 20h, no Anfiteatro Nelson Castro (Represa Municipal). A peça celebra o encontro do teatro com a música, reunindo canções, poesia e festa. 

Também vale ressaltar que será gratuito, com retirada de ingressos, um dos espetáculos mais aguardados desta edição. Em cena, Virginia Cavendish e Ana Cecília Costa - duas atrizes conhecidas do grande público por seus trabalhos na televisão e no cinema - interpretam, respectivamente, a rainha da Escócia Mary Stuart e a rainha da Inglaterra Elizabeth I na montagem “Mary Stuart”, dirigida por Nelson Baskerville e com produção da Casa Forte, de São Paulo.

A programação completa do FIT Rio Preto 2023 está disponível em fitriopreto.com.br, onde o público pode conferir todas as informações referentes a esta edição e também comprar os ingressos ainda disponíveis para os espetáculos pagos. 

 

Serviço:

 

FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO 2023

20 a 29 de julho, em São José do Rio Preto (SP)

 

Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo

Parceria: Sesi São Paulo

Apoio institucional: Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais de Artes Cênicas do Brasil

Programação completa no site fitriopreto.com.br


Ingressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia-entrada: aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e servidor de escola pública, trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo credenciados no Sesc e seus dependentes, classe teatral rio-pretense credenciada e participantes do Festival com crachá de identificação) | Venda online disponível a partir de 6 de julho, às 18h, no site fitriopreto.com.br, no app Credencial Sesc SP ou no site Central de Relacionamento Digital (centralrelacionamento.sescsp.org.br) e venda presencial a partir de 7 de julho, às 18h, nas bilheterias do Sesc em todo o estado de São Paulo e na bilheteria do FIT (Biblioteca Municipal - exclusivamente no dia 7/7)


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp