18/07/2023 às 10h39min - Atualizada em 18/07/2023 às 20h10min

Aluna do Senac quer proporcionar uma experiencia gastronômica afetiva no Arraial de Belo Horizonte 

Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Senac possibilita a atuação de seus estudantes em eventos como parte da formação profissional 

Luciana Rodrigues d'Anunciação
Luciana d'Anunciação
No dia 08 de julho, foram anunciados os pratos vencedores do 4° Concurso Gastronômico Prato Junino – Arraial de Belo Horizonte/ edição 2023. Além do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Senac, outras quatro instituições de ensino superior em Gastronomia da capital mineira tiveram quitutes de culinária junina selecionados para serem comercializados na Vila Gastronômica do 44º Arraial de Belo Horizonte. O evento será realizado na Praça da Estação, nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de julho e nos dias 5 e 6 de agosto.  

A Galinhada no Palito acompanhada de Creme de Quiabo, criação de Jessica Silva Rausch Amaral, estudante do terceiro período do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Senac, foi um dos pratos selecionados. A graduanda explica como surgiu a inspiração para a criação da iguaria.   

“Um dos pratos mais tradicionais da cozinha mineira é a galinha com quiabo. A galinhada está presente em minha família há muitos anos e representa muito a cozinha afetiva de vários mineiros. Refogada com temperos mineiros como pimentão, pimenta dedo de moça e muito alho e cebola, a galinhada clássica é uma das nossas queridinhas. Pensando nisso, decidi fazer algo inovador, criativo e prático. Unindo o preparo clássico do bolinho de risoto (Arancini), receita italiana, fiz um bolinho de galinhada, empanei na farinha de milho biju para trazer mais mineiridade e coloquei também Queijo Minas Artesanal na composição, para trazer cremosidade. Para elevar ainda mais experiência, busquei uma forma criativa para apresentar esse bolinho. Então veio a ideia de colocá-lo no palito, sendo prático para comida de rua e surpreendente, já que nunca se viu uma galinhada no palito. O creme de quiabo tostado com requeijão vem para completar o sabor da galinhada de domingo em família”, explicou.  

Para Jéssica, participar do 4º Concurso Gastronômico do Arraial de Belo Horizonte é uma experiência sem igual. “Foi uma oportunidade para colocar a criatividade em ação, de testar limites e principalmente de melhorar habilidades. Durante a graduação é o melhor momento para ter esse tipo de experiência, para nos testar e ver em que área temos maior afinidade, além de contarmos com o apoio dos nossos professores, contribuindo muito com todo o contexto de aprendizado.”  

A estudante revela sua expectativa para a participação na Vila Gastronômica do Arraial de Belo Horizonte. “Espero proporcionar para as pessoas uma experiência gastronômica afetiva, levando-as a lembranças de um prato típico mineiro de infância. Estou muito feliz e realizada, pois será a primeira oportunidade que tenho para cozinhar para tantas pessoas. É uma honra poder participar de um evento tão importante e grandioso para Belo Horizonte.”  

Referência em Gastronomia  
A estudante aponta os critérios que a levaram a escolher o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Senac. “Referência no segmento, o Senac é disparado a melhor faculdade de gastronomia de Minas Gerais, além de ter professores excelentes e preparados para auxiliar os alunos em qualquer fase da graduação. Também é uma faculdade que está envolvida em vários projetos de extensão e eventos da gastronomia mineira, o que faz com que os alunos tenham uma formação mais ampla e completa”, afirma.  

Jéssica evidencia quais habilidades e competências têm desenvolvido durante o curso. “Habilidade de trabalhar em equipe, administrar meu tempo, tanto na cozinha quanto em todas as áreas da minha vida. De gerir o meu negócio e, principalmente, de analisar as possibilidades e estabelecer critérios para a criação de um empreendimento alimentício, porque com as pedras corretas, trilhamos um caminho de sucesso.”
  

Ela revela quais são seus projetos para atuar na área de gastronomia. “Muitas são as possibilidades que a gastronomia tem me apresentado. Quando ingressei na faculdade, só pensava em abrir meu negócio de produtos saudáveis, mas hoje vejo que a gastronomia vai muito além do que o simples executar uma receita. Penso em seguir carreira como consultora de gastronomia, atuar na área de ensino ou até mesmo abrir meu restaurante, após realizar algumas especializações e projetos de estudo no exterior. Enfim, muitas possibilidades, mas de uma coisa tenho certeza: trabalhar com gastronomia me dá prazer, é o que eu amo e o Senac me apoia e me incentiva em todas as áreas.”  

Rafael Teixeira de Mattos, Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, destaca a relevância da participação dos alunos do Senac no Concurso Gastronômico do Arraial de Belo Horizonte. “Essa atuação proporciona uma rica oportunidade de aprendizado e aprimoramento para os estudantes. Para desenvolver essas receitas, releituras dos tradicionais quitutes juninos, os alunos são desafiados a aplicar conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo de sua formação. E essa experiência estimula a criatividade, o aperfeiçoamento das habilidades culinárias e a utilização de técnicas específicas, enriquecendo a formação profissional dos estudantes.” 

A participação no concurso também oferece reconhecimento e divulgação para os alunos do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Senac, salienta o gestor. “Essa visibilidade pode abrir portas e oportunidades futuras para os participantes no mercado gastronômico, permitindo que suas habilidades sejam reconhecidas e apreciadas e consolidando suas trajetórias profissionais.” 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp