18/07/2023 às 11h48min - Atualizada em 18/07/2023 às 20h09min

Bailarina de SC desenvolve método lúdico para ensinar ballet às crianças

Simone Duarte tem livros lançados e ministra cursos em todo o país para mostrar como encantar crianças sem descuidar da técnica que a modalidade exige

GRAZIELA JANAINA LINDNER DE SOUZA
https://sdballet.net/sd-ballet
Divulgação SD Ballet
Coques, sapatilhas, figurinos elegantes e coreografias encantadoras. O ballet clássico é famoso em todo o mundo e é uma das modalidades com maior procura em escolas de dança infantil no Brasil. O estilo exige técnica e precisão nos movimentos, resultado de muita persistência nos ensaios. A questão é: há vantagens em começar as aulas na infância?

A bailarina Simone Duarte garante que sim, mas defende métodos diferenciados de ensino. A diretora da rede SD Ballet – que estará em Joinville durante o Festival de Dança – desenvolveu uma técnica própria para encantar as crianças.

Testado e validado pela própria Simone em sala de aula, o método Sapatilha Dourada é compartilhado com outros professores em cursos pelo Brasil e em livros sobre a didática infantil no ballet.

A escritora, que tem suas obras literárias vendidas na América, Europa e África, avisa: “Uma aula sem ludicidade é uma aula que só tem os movimentos do ballet. As crianças copiam os passos e pronto. Isso não é divertido nem para adultos, quanto mais para uma criança.”

No Brasil, a SD Ballet mantém uma rede de escolas próprias e credenciadas em 28 municípios de 7 estados, com cerca de 2 mil alunos aprendendo a modalidade de forma única. “Nosso sistema de ensino de ballet infantil é baseado na ludicidade. É assim que ensinamos disciplina e técnica, com exercícios lúdicos e divertidos”, conta Simone Duarte.

O método de ensino Sapatilha Dourada se utiliza de brincadeiras, histórias e contos de fada para que as crianças aprendam brincando. Isso não significa que a técnica fique em segundo plano, mas as aulas ganham contornos divertidos. “Com as atividades certas podemos obter uma ponta linda, um joelho esticado e toda a consciência corporal necessária ao ballet”, diz a bailarina.

Para que as turmas mantenham o interesse nas aulas, Simone diz que é preciso explorar o imaginário das crianças. “Elas terão interesse em aprender o plié, tendu ou grande jeté se isso fizer algum sentido.” Por isso, as aulas pelo método Sapatilha Dourada são baseadas em histórias e exercícios lúdicos. As crianças incorporam um personagem e praticam as técnicas sem monotonia.

Ensinar com o suporte de histórias e brincadeiras, ressalta Simone, não é algo fácil. Requer planejamento. “Usamos toda a nossa técnica e didática para que as crianças, a partir de 2 ou 3 anos, descubram a paixão pelo ballet e, principalmente, para que os pais se sintam seguros com relação ao nosso método.”

Diferença entre aulas lúdicas e temáticas
A rede SD Ballet transforma aulas técnicas de ballet em atividades lúdicas e temáticas. Ainda que os dois conceitos sejam complementares, o lúdico e o temático são diferentes, avisa a idealizadora do método Sapatilha Dourada, Simone Duarte.

“A ludicidade utiliza linguagem, materiais e brincadeiras para envolver o imaginário e o fantasioso. Já o temático se ampara em temas específicos para guiar e conduzir as aulas. Os dois podem ser divertidos e eficientes. O tema ajuda a entrelaçar as ideais e favorece a compreensão de um roteiro, mas, sozinho, não basta”, avisa a bailarina.

A técnica criada por Simone Duarte e disseminada no país e no exterior, por meio de livros, cursos e de sua rede de escolas, insere a criança na história e a transforma em uma personagem. “Isso facilita o processo de aprendizagem e, se estiver associado ao lúdico, se torna um recurso poderoso para que as aulas não sejam repetitivas.” A orientação da especialista é caprichar no planejamento e no revezamento das atividades.

Em seus cursos e livros, Simone compartilha técnicas, roteiros para as aulas e dicas para os professores. Entre as publicações estão “Como ensinar e encantar as crianças pelo ballet”, “Como tornar seus alunos superflexíveis”, “Coreografias para crianças – O segredo para apresentações encantadoras” e “Baby class e ballet infantil – Atividades práticas para aulas encantadoras”.

Neste ano, durante o Festival de Dança de Joinville, Simone Duarte lançará mais uma obra: o minilivro de colorir “Bibi e o sonho de bailarina”. O lançamento será no dia 20/07, das 18 às 19 horas, no estande localizado bem na entrada da Feira da Sapatilha.

O minilivro é resultado de um projeto aprovado pelo PIC (Programa de Incentivo à Cultura) de Santa Catarina, que permite que as empresas incentivadoras de ações culturais obtenham desconto no ICMS. “Bibi e o sonho de bailarina” será distribuído gratuitamente.

Os outros livros da bailarina e escritora Simone Duarte estão à venda no site da rede SD Ballet - https://sdballet.net/produtos. Para saber mais sobre o método Sapatilha Dourada, acesse https://sdballet.net/sd-ballet

ASSESSORIA DE IMPRENSA SD BALLET EM JOINVILLE
Jornalista Graziela Lindner
(47) 99176-0080



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp