17/07/2023 às 08h25min - Atualizada em 17/07/2023 às 20h03min

Uma viagem histórica pelo tempo na exposição "São Paulo Ontem & Hoje" no shopping Light até 18 de agosto

São Paulo é destaque em mostra cultural

Mauricio Coutinho
www.revistapaulista.com.br
Maurício Coutinho
Promovendo ações de valorização e o próprio resgate histórico da região central da metrópole paulistana, o Shopping Light, a Coutinho Eventos e a Apito/Associação dos Proprietários de Imóveis Tombados de São Paulo apresentam a exposição "São Paulo Ontem & Hoje", no período de 18 de julho a 18 de agosto, com visitação gratuita de segunda a sábado das 9 as 12h, domingos e feriados das 11 as 17h.

Situado à Rua Xavier de Toledo, 23, próximo ao Metrô Anhangabaú e Viaduto do Chá, o Shopping Light possui estacionamento à Rua Formosa, 57 e está localizado no histórico e charmoso prédio Alexandre Mackenzie, que é hoje tombado pelo Patrimônio Histórico, foi inaugurado em 1929, e era a sede da empresa de energia Light. Foi transformado em Shopping Center no ano de 1999, após passar por uma cautelosa reforma e restauração, sendo hoje o maior e mais completo centro de compras, serviços e lazer do centro de São Paulo.
 

A exposição "São Paulo Ontem & Hoje" é uma oportunidade única para o público mergulhar em uma viagem histórica no tempo. Reunindo imagens em preto e branco da cidade em épocas passadas e contrastando com fotografias coloridas das transformações ao longo das décadas, a mostra oferece uma perspectiva fascinante sobre a evolução de São Paulo.

Maurício Coutinho, renomado jornalista, produtor e curador da exposição, destaca São Paulo como uma metrópole multi-pluralista e centro financeiro do Brasil. Com uma das maiores populações do mundo, a cidade possui uma rica tradição arquitetônica que se reflete em seus casarões, palacetes e edifícios imponentes. 

Essa foi a base para a curadoria de Coutinho, que selecionou cenários que contemplam o Centro Histórico de São Paulo, destacando o trabalho de renomados arquitetos, como Ramos de Azevedo. O legado arquitetônico deixado por Azevedo pode ser visto em obras emblemáticas, como o Theatro Municipal, Mercado Municipal, Palácio das Indústrias e Escola Caetano de Campos, entre outras.

As fotografias atuais da exposição são de autoria de Eli Hayasaka, arquiteto e urbanista formado na FAUUSP em 1990. Com vasta experiência em desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo, Hayasaka direcionou seu olhar para a fotografia, oferecendo uma nova perspectiva sobre a arquitetura do Centro de São Paulo. Seu trabalho o tornou um dos profissionais mais importantes e requisitados do segmento.
 

A exposição "São Paulo Ontem & Hoje" tem o apoio cultural do Shopping Light, Associação dos Proprietários de Imóveis Tombados de SP/APITO, Casa Castro, Brechó Colméia, Itaquerendo Folia, RestauraSP e #TodosPeloCentro, produção de Mara Porto, telas de Maurício Tedesco, fotos de Eli Hayasaka, revisão de J. Ivo Brasil é uma celebração da história e da arquitetura da cidade.

Por meio das imagens, os visitantes terão a oportunidade de explorar o passado e o presente de São Paulo, testemunhando as transformações urbanas ao longo dos anos. É um convite para conhecer e apreciar a beleza e o legado arquitetônico dessa metrópole vibrante e diversa.

Serviço
Exposição "São Paulo Ontem & Hoje"
De 18 de julho a 18 de agosto
Curadoria: Maurício Coutinho
Shopping Light
Rua Xavier de Toledo, 23, andar térreo
Visitação Gratuita

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp