13/07/2023 às 20h48min - Atualizada em 14/07/2023 às 16h08min

PLAYLIST: 8 clássicos para aprender inglês no Dia Mundial do Rock

Confira 8 músicas de rock icônicas para aprender inglês

Pearson
Oleg Sergeichik
Você já ouviu falar sobre a história do rock? O estilo começou a se desenhar na década de 20 e ganhou musculatura por volta de 1940, nos Estados Unidos, com base na mistura de alguns outros gêneros musicais americanos, como jazz, country e blues, tomando contornos definitivos na década seguinte. Este nome vem da expressão “ROCK AND ROLLING“, tornando-se ainda um estilo de vida (lifestyle) e uma forma divertida (e eficaz) de interagir com o inglês. Ídolos históricos e canções icônicas podem ser “grandes professores” do idioma.

Sabe-se que a música é uma poderosa ferramenta de aprendizado: seja para potencializá-lo, tomando – por exemplo – a música clássica, que favorece as conexões neurais; seja para estabelecer uma conexão mnemônica para a memorização de conteúdos, como as famosas músicas de professores de cursinho pré-vestibular; ou para fornecer um contexto significativo para o aluno de idiomas, ajudando-o a estabelecer linhas lógicas de aplicação do conteúdo.

De acordo com Daniel Prado Lopes, Coordenador Pedagógico da marca no Time de Learner Success da Wizard By Pearson, dizer que cada música possui um conteúdo específico a ser trabalhado seria leviano e reducionista.  “Mas é possível afirmar que o uso da música no aprendizado de outros idiomas auxilia – e muito – na sedimentação de estruturas e vocabulário, além de contribuir para que o estudante construa ritmo e cadência de comunicação, habilidades essenciais para ganhar mais fluidez e clareza!”, afirma.

Inspirado no Dia Mundial do Rock – comemorado em 13 de julho, quando Phil Collins declarou “Hoje é dia mundial do rock, baby“, no histórico festival Live Aid – Lopes selecionou oito clássicos do gênero que podem ser utilizados para aprender e ganhar mais fluência no inglês.
  • 1955 – Rock Around the Clock – Bill Halley and his Comets
A música contém os números de 1 a 12 e sua melodia concatenada ajuda não apenas na memorização dos números, mas também no ritmo e cadência de fala, uma vez que seu movimento é bastante marcado e fácil de seguir.
  • 1968 – Yellow Submarine – The Beatles
Com um apelo rítmico, visual extremamente lúdico e vocabulário simples, esse clássico dos Beatles traz um trabalho com verbos no simple past, além de ajudar o aluno a acompanhar a história cantada de um velho capitão do mar em suas viagens dentro de seu submarino amarelo.
 
  • 1968 – Hey Jude – The Beatles
O projeto original era nomear a música como “Hey, Julian”, em homenagem ao filho de Lennon, que na época tinha 5 anos e estava enfrentando o recém divórcio dos pais. A melodia possui uma linha narrativa lógica de um pai dando conselhos para seu filho. “Hey, Jude” traz verbos no imperativo e ajuda o aprendiz com essa estrutura em particular.
 
  • 1972 – Mercedez Benz – Janis Joplin
Impossível não aprender com “Oh lord, won’t you buy me...”. Esse é o começo de um clássico de Janis Joplin, uma canção de três estrofes. Todas elas trazem um questionamento utilizando “won’t”, levando o aluno a praticar a interrogativa negativa do modal “will”.
 
  • 1981 – Don’t Stop Believing – Journey
A letra da música conta a história de dois jovens de origem distinta e a agitação da vida urbana. Ela traz a utilização do gerúndio em início de frases, mostrando os diferentes significados desse tempo verbal que extrapolam a ideia do continuous.
 
  • 1987 – But I still haven’t found what I’m looking for – U2
Esse clássico da banda irlandesa traz em sua letra a presença constante do tempo verbal present perfect, comumente um desafio para os alunos. Ao acompanhar a letra e, contando com uma aula bem preparada, o uso desse tempo verbal pode ficar bastante claro para os estudantes.
 
  • 1989 – Patience – Guns ‘N’ Roses
Embora a letra em si não traga nenhum ponto gramatical ou de vocabulário específicos que se destaquem, seu ritmo em balada, a pronúncia clara do lead singer Axl Rose e o assovio característico, tornam a utilização dessa música uma ferramenta muito eficaz na criação do rapport, através de uma atividade de sing along.
 
  • 1992 – Friday I’m in love – The Cure
Muito conhecida pelos professores de inglês, justamente por colocar os dias da semana em um contexto musical, trazem seu subtexto a ideia já difundida do “sextou”.

Trilhas sonoras rock and roll
Para Lopes, outra boa estratégia de ensino é usar músicas que compõem a trilha sonora de filmes. Alguns exemplos de clássicos do rock que já passaram pelas telas de cinema e podem ser aplicadas com sucesso nas salas de aula:
  • 1983 – Rocky III – Eye of the Tiger – Survivor
  • 1984 – Footloose – Footloose – Kenny Logins
  • 1985 – Back to the Future – That’s the power of love – Huey Lewis
  • 1983 – Risky Business – Old Time Rock and Roll – Bob Seger
  • 1986 – Top Gun / 2022 – Top Gun Maverick – Danger Zone – Kenny Logins
  • 2002 – Spider Man – Hero - Nickelback
  • 2022 – Thor: Love and Thunder – Sweet Child Oh Mine – Guns ‘N’ Roses
“Se pudéssemos resumir em apenas um conselho para aqueles professores que curtem o bom e velho Rock ‘n’ Roll, seria: conheça seus alunos e escolha as músicas que têm maior possibilidade de agradá-los e de atingir os objetivos propostos na aula. O mais importante, também, é deixar aquele gostinho de PLAY THAT AGAIN!!”, conclui.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp