14/07/2023 às 06h32min - Atualizada em 14/07/2023 às 16h08min

Pedro Fonte anuncia novo álbum solo recheado de participações especiais com single "Back to the Start"

Disco “Luz na Madrugada / Late Night Light” terá convidados como Ana Frango Elétrico, mãeana, Raquel Dimantas, Dadá Joãozinho e outros nomes de destaque da cena carioca

Daniel Corrêa
Joana Dutra

O talentoso baterista Pedro Fonte, conhecido por seu trabalho ao lado de grandes artistas como Cícero, Rubel, mãeana, Antonio Neves e Marcelo Callado, está prestes a mostrar um novo lado de sua carreira. Ele acaba de lançar o single "Back to the Start", dando uma prévia do seu próximo álbum solo como cantor, compositor e instrumentista. A música vem acompanhada de um videoclipe onde Fonte é envolvido por luzes e cores, servindo como tela para projeções. Esse lançamento marca o anúncio do seu segundo disco, intitulado "Luz na Madrugada / Late Night Light", que tem previsão de lançamento para setembro. O álbum será lançado pelo selo Gá Music em parceria com a yb music.

Ouça “Back to the Start”: https://lnk.fuga.com/pedrofonte_backtothestart 

Assista ao clipe “Back to the Start”: https://youtu.be/shtuxjCYHQ4 

Essa novidade representa o próximo passo de Pedro Fonte após o lançamento de seu álbum de estreia, "Filme do Tempo", um trabalho intimista e pessoal lançado em 2020, no auge da pandemia. Agora, o músico está pronto para explorar novos horizontes. "Back to the Start" é um convite ao relaxamento, uma mudança no equilíbrio das energias solares que precedem e sucedem essa música. A faixa é a sexta do álbum e marca o início da segunda metade do trabalho, composto por um total de 10 músicas.

"Essa foi uma das últimas músicas que compus e eu queria algo que diminuísse um pouco a intensidade das outras faixas, que trouxesse uma energia mais calma para o disco. De alguma forma, ela acabou sendo escolhida como o single, muitas pessoas que ouviram o álbum se identificaram imediatamente com ela. Talvez porque seja uma música curta, simples, com uma letra muito direta e basicamente apenas um acorde durante toda a música (embora ela mude e passe rapidamente por outros dois acordes...). Com a melodia pronta, senti que havia algo cíclico em martelar o mesmo acorde o tempo todo", analisa Pedro.

A temporalidade e a efemeridade das coisas continuam a ser uma motivação latente no trabalho de Fonte. Tanto que o título do novo álbum é um recorte temporal: as altas horas da madrugada, quando os silêncios se amplificam e as luzes pulsam com mais intensidade.

"Acabei me inspirando para falar de algo muito banal nas nossas vidas, a sensação de voltar ao ponto de partida, de assistir a esse filme que é o nascer e morrer das coisas, o tempo passar e voltarmos à estaca zero para construir as coisas novamente, para que elas morram e renasçam eternamente. Tentei produzir essa música com uma estética bem sombria, como se estivesse debaixo d'água ou dentro de um útero, e ir saindo, emergindo da água. A música vai crescendo em termos de timbres - começa apenas com violão e bateria, depois ganha sintetizadores, vibrafone, a melodia vai se desenvolvendo e a música ganha corpo, renascendo...", completa o artista.

Com sua nova fase criativa, Pedro Fonte solidifica sua carreira solo muito além do instrumento pelo qual ele é conhecido. "Back to the Start" revela a intenção desse próximo trabalho: uma retomada criativa e um resgate musical de uma trajetória já expressiva.

Pedro Fonte: baterista experiente que mostra outros tons em trabalho solo

Pedro Fonte é um talentoso baterista, percussionista, compositor e produtor com atuação no Rio de Janeiro, cujas experiências ultrapassam fronteiras no Brasil e no mundo. Ele fez parte das bandas cariocas Novocaines, Exército de Bebês e Os Dentes e, nos últimos anos, desenvolveu diversos projetos tanto nos palcos quanto em estúdio. Atualmente, Fonte acompanha os cantores Rubel e Cícero, além de fazer parte do projeto instrumental do trombonista Antonio Neves.

Em 2020, Pedro Fonte lançou seu primeiro álbum autoral, intitulado "Filme do Tempo", no qual assinou as composições e a produção musical. O álbum foi muito bem recebido pelo público e pela crítica brasileira. A faixa de abertura, "Clichê", foi incluída na coletânea "Hidden Waters: Strange and Sublime Sounds from Rio de Janeiro", lançada pelos selos britânicos Sounds and Colours e Mr. Bongo, e o disco também foi distribuído no Japão pela Disk Union.

Além do trabalho em estúdio e nos palcos, Pedro Fonte também é professor e realizou uma pesquisa sobre a influência das claves e dos toques afro-brasileiros do candomblé na música popular brasileira. Sua pesquisa rendeu-lhe o título de mestre em Música pela UNIRIO e ele já foi premiado em diferentes editais de instituições brasileiras, como FUNARTE e SECEC-RJ 2020.

Com uma carreira diversificada e vibrante, Pedro Fonte se tornou uma referência como baterista ao colaborar com nomes como mãeana (convidada no novo disco), Illy, Abayomy Afrobeat Orquestra, Jorge Mautner, Domenico Lancelotti, Baco Exu do Blues, Emicida, Luedji Luna, Liniker, Nina Becker, Ana Frango Elétrico (também presente no próximo álbum), Kassin, Clarice Falcão, AnaVitória, Erasmo Carlos, Vanessa da Mata, Cátia de França, Orlando Julius (Nigéria), Stéphane San Juan, Alberto Continentino, Gabriel Gezsti, Fattu Djakité (Cabo Verde), Eric Duncan (EUA) e Beatriz Pessoa (Portugal).

Agora, sua trajetória múltipla se encontra nos sons de "Luz na Madrugada / Late Night Light", que será lançado em breve. Enquanto aguardamos, é possível conferir o single e o videoclipe de "Back to the Start" em todas as principais plataformas de streaming e no YouTube, com um clipe dirigido por Joana Dutra.

Ficha técnica:

Pedro Fonte: Bateria, Percs e Voz
Kayan Guter - Baixo
Gus Levy e João Werneck: Violões
Lourenço Vasconcellos: Vibrafone
Rudah Guedes: Synths
Bruno Cosentino: Voz

Música composta por Pedro Fonte

Produzido no Estudio Guê // Gá por Pedro Fonte
Mixado e Masterizado por Angelo Wolf no Estúdio Carolina.

Letra:

We 
We go back to
We go back where we start
We go back to
And sing another time

Eyes were shut down
Merry-go-round
I couldn’t take it 
But you came back to life
To bring another light
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp