12/07/2023 às 16h44min - Atualizada em 13/07/2023 às 00h06min

A Influência do Rock n’ Roll na Moda: Tendências e estilos ao longo dos anos

Anne Garcia, estilista e empresária ítalo-brasileira destaca as principais tendências da moda influenciadas pelo rock ao longo dos anos, como jaquetas de couro, camisetas com estampas de bandas, jeans rasgados, botas de couro, tachas e rebites, entre outros

Mayra Maciel de Barros
Anne Garcia, empresária ítalo-brasileira, estilista e influenciadora

O Dia Mundial do Rock, celebrado no dia 13 de julho no Brasil, é uma data que reconhece o gênero musical que transcende fronteiras e influencia diversas esferas da cultura, incluindo a moda. A estilista, empresária e influenciadora ítalo-brasileira Anne Garcia destaca as principais tendências da moda que surgiram do universo do rock, como evoluíram ao longo dos anos e quais personalidades icônicas desse universo influenciaram o estilo de gerações.

O rock n' roll, famoso gênero musical, surgiu nos anos 50 nos Estados Unidos e se espalhou rapidamente pelo mundo. Além de trazer mudanças de comportamento, a música questionou padrões e levou a cultura de rua para os palcos. De acordo com uma pesquisa da plataforma de streaming Deezer, Curitiba é considerada a cidade mais rockeira do Brasil, seguida por São Paulo.

A celebração do Dia Mundial do Rock no Brasil teve início em 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi bem recebida pelos ouvintes e, em pouco tempo, se tornou popular em todo o país. Um estudo do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) revelou que o rock foi o sexto gênero musical mais tocado nas rádios brasileiras entre 2015 e 2019.

O Rock n’ Roll  e a sua influência na Moda 

Anne Garcia destaca as principais tendências da moda influenciadas pelo rock ao longo dos anos, como jaquetas de couro, camisetas com estampas de bandas, jeans rasgados, botas de couro, tachas e rebites, cabelos desgrenhados, maquiagem marcante, delineado gatinho e estilo grunge dos anos 90. Essas são apenas algumas das muitas tendências que o rock inspirou.

A estilista menciona as principais tendências atuais influenciadas pelo rock, que combinam elementos vintage e contemporâneos. “Jaquetas de couro continuam sendo um ícone do estilo roqueiro, mas agora são combinadas com peças mais modernas, como calças de couro justas ou jeans skinny. As camisetas com estampas de bandas ainda são populares, mas também há camisetas com logotipos gráficos ou frases provocativas”, conta Anne. “Calças rasgadas, coturnos, botas pesadas e o estilo punk e grunge também estão em alta. A maquiagem atual é mais suave do que no passado, mas ainda apresenta delineados expressivos e lábios escuros. A estética roqueira atual combina elementos clássicos com toques contemporâneos, refletindo uma atitude rebelde e autêntica”, completa.

Anne Garcia compara a moda influenciada pelo rock no Brasil e na Itália, onde morou por alguns anos. Ela destaca que ambos os países possuem características marcantes, mas também apresentam diferenças significativas. No Brasil, o estilo roqueiro tem uma influência diversificada e combina elementos do rock internacional com a riqueza cultural brasileira. Os roqueiros brasileiros apostam em looks coloridos, descontraídos e cheios de personalidade. Já na Itália, a moda rock tende a ser mais sofisticada e elegante, com ênfase na qualidade dos tecidos, corte impecável e atenção aos detalhes. As peças são refinadas, com um toque de glamour e influências da alta costura. “As diferenças entre os dois países se manifestam nas cores, estilos das roupas e formas de combinar as peças, mas em ambos os lugares, a moda roqueira transmite uma atitude ousada, rebelde e apaixonada pela música”, explica a estilista ítalo-brasileira.

Anne Garcia lista algumas marcas influenciadas pelo rock n' roll, como Colcci, Ellus, John John, Diesel e Philipp Plein. “Essas marcas incorporam elementos do rock em suas coleções, como jaquetas de couro, jeans desgastados, estampas de bandas, tachas e caveiras”, destaca.

A moda e o rock n' roll têm suas histórias entrelaçadas ao longo dos anos. Ambos são recursos de expressão de personalidade, e a música inspira a moda, assim como a moda reflete o universo da música, criando uma conexão cultural e visual entre os dois campos.

Sobre Anne Garcia
Anne Garcia é uma empresária ítalo-brasileira, estilista e influenciadora, divide a vida entre a Itália e o Brasil por conta de seus diversos empreendimentos. Anne morou na Itália por mais de 15 anos, onde adquiriu conhecimento e experiência em moda. Em Roma, Anne estudou moda e aprendeu técnicas handmade (confecção de peças artesanais), onde despertou sua paixão pelo setor. Em 2013, lançou sua linha de biquínis de luxo com detalhes em ouro e diamantes, para a alta sociedade italiana e árabe. Atualmente, na Itália, possui uma produtora de filmes independentes chamada PONNTO PRODUCTION. Considerado um dos pilares de seus negócios, Anne Garcia visa atender seu público com dicas sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente no mundo da moda. Além disso, a empresária planeja lançar coleções que possam ajudar a natureza ao longo dos anos e também para o público LGBTI+.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp