11/07/2023 às 14h21min - Atualizada em 12/07/2023 às 04h09min

Férias X Condomínios - como garantir a diversão da garotada e a tranquilidade de moradores que se incomodam com o barulho?

De um lado, reclamações de barulho por parte de quem não têm crianças em casa, e do outro, pais que se veem aflitos com as crianças trancadas em um apartamento

Gabriella Torres
Duetto Comunicação
Divulgação
Motivo de alegria para a criançada, as férias escolares se tornam um grande desafio para administradores de condomínios e famílias que se incomodam com o barulho. O período que exige muito mais atenção, flexibilidade e cuidado por parte do síndico, já que o número de crianças circulando nos empreendimentos aumenta, bem como a frequência delas utilizando as áreas comuns, demanda o desenvolvimento de estratégias que possibilitem um ambiente de segurança e organização ao mesmo tempo em que as regras se mantenham em vigor.

Para Patrícia Costa, especialista em gestão de condomínios e CEO da Alliance Soluções, este é o maior desafio durante o período, onde é preciso conciliar as reclamações dos vizinhos que não têm crianças em casa, com a de pais aflitos que se veem em uma apartamento com elas trancadas, sem espaço para gastar energia. “Mais do que regras, é preciso muito diálogo, compreensão e empatia envolvendo todos”, explica Patrícia.

O síndico ou zelador deverá organizar com a equipe de manutenção um cronograma para revisão de todas as áreas, playground, piscina, brinquedoteca, quadra poliesportiva, salão de jogos, dentre outros espaços que o condomínio possui. Um processo essencial neste momento será a comunicação, já que nesta fase é crucial que os comunicados relembrando as normas de uso dos espaços, horários, visitantes, sejam enviadas para todos.

A orientação para os funcionários também deve ser redobrada, sejam eles gestores prediais, zeladores, porteiros, equipe de limpeza, todos devem receber a mesma instrução, observando uma criança desacompanhada circulando pelo condomínio os pais deverão ser avisados, levando em consideração que cada condomínio tem uma regra em relação a idade em que as crianças podem brincar sem a presença dos responsáveis.

Alguns condomínios clubes e mais luxuosos contratam equipe de recreação, professores para aulas extras de natação, esportes, oficinas de artes, dentre outros entretenimentos que vão garantir que a criançada se mantenha ocupada durante toda as férias.

“É sempre importante lembrar que os responsáveis pelas crianças nas áreas comuns são os pais, e não os funcionários do condomínio, por isso, a base de informações deve-se iniciar em casa, com os pais orientando os filhos sobre as regras, respeito com os colegas, uso correto dos elevadores, entre outros, e isso deve ser feito de maneira clara e assertiva, evitando-se assim grande parte dos problemas e contribuindo para que as férias sejam divertidas”, conclui a especialista.


Patrícia Costa

Patrícia é formada em Administração de empresas, MBA em Gestão de qualidade e CEO da Alliance Soluções, uma empresa que atua como Síndico Profissional, Assessoria em Implantação e Treinamentos Corporativos, responsável por gerir 46 condomínios e aproximadamente 50 mil condôminos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp