06/07/2023 às 10h44min - Atualizada em 07/07/2023 às 00h08min

Da música ao jornalismo, homenageados da Feira Internacional do Livro validam as diversas vertentes literárias brasileiras

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Um dos maiores eventos literários a céu aberto da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto - FIL volta a movimentar a cidade e a região a partir de 12 de agosto, data que inicia a 22ª edição. Com o tema “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”, a FIL - organizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto -, homenageia diferentes vertentes de manifestação da literatura brasileira por meio das obras do cantor e compositor Gilberto Gil (autor), do jornalista e escritor Gilberto Dimenstein (autor Educação - in memorian), das escritoras Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil) e Luiza Romão (autora local), e Madelaine Pires (professora). O patrono da feira é Danilo Santos de Miranda, filósofo e sociólogo, diretor regional do Sesc no Estado de São Paulo.

Um dos mais importantes nomes da música brasileira, o cantor e compositor baiano Gilberto Gil é homenageado pela FIL como autor. Da inspiração em Luiz Gonzaga, nos anos 1950, tocando acordeon, ao título de doutor Honoris Causa pela Universidade de Berklee (Estados Unidos) e de imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL), em 2021, Gil construiu uma das mais destacadas e impressionantes carreiras artísticas dentro e fora do Brasil. Criador do movimento Tropicalista, ao lado de Caetano Veloso, internacionalizou diferentes manifestações culturais nacionais, da música às artes plásticas, da literatura ao teatro e ao cinema. O artista acumula quase 60 discos gravados, quatro milhões de cópias vendidas, nove prêmios Grammy e uma imensa obra musical e audiovisual. Como ministro da Cultura, foi responsável pela implementação de políticas que foram da criação de pontos de cultura à presença diferenciada do Brasil em eventos internacionais.

Outro homenageado da 22ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto é o jornalista e escritor Gilberto Dimenstein (in memorian). Colunista do jornal Folha de São Paulo por 28 anos e criador do portal Catraca Livre, Dimenstein venceu o prêmio Jabuti de 1993 com o livro O Cidadão de Papel, e em 1988, com o livro didático Aprendiz do Futuro. O escritor faleceu em 2020.

Professor Danilo Santos de Miranda - fot de Matheus Jose Maria

Para patrono da Feira, foi escolhido o sociólogo Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc (Serviço Social do Comércio) no Estado de São Paulo. De ampla atuação cultural em diferentes abrangências, Danilo é ex-presidente do Comitê Diretor do Fórum Cultural Mundial (2004) e do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil (2009). É conselheiro cultural em entidades como a Fundação Itaú Cultural e Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Conferencista em eventos culturais nacionais e internacionais, Danilo Santos de Miranda é dono de um desempenho cultural destacado em países como a França, Alemanha e Bélgica.

Escrita feminina
As três mulheres homenageadas pela FIL em 2023 mesclam diferentes gerações e estilos. A escritora mineira Stella Maris Rezende é destaque como autora infantojuvenil. Nacionalmente reconhecida com quatro prêmios Jabuti - Livro de Ficção do Ano e Melhor Livro Juvenil para A Mocinha do Mercado Central -, além de vários outros reconhecimentos na cena literária brasileira, a escritora terá sua obra em debate no Combinando Palavras, um dos principais projetos do evento.

Para Stella, a literatura foi um diferencial em sua vida. “Desde menina, sou encantada com os sons e os diferentes significados das palavras. Viajei e fiz inúmeras descobertas lendo Cecília Meireles, Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Graciliano Ramos. Essas experiências me trouxeram a certeza de que também nasci para escrever, para trabalhar a minha própria linguagem”, comenta a escritora, destacando que “estar na FIL é uma grande alegria e será maravilhoso ouvir os leitores, saber o que sentem em relação às personagens e suas inquietações, responder perguntas, trocar ideias e emoções”.

Para a autora, a literatura cria laços de afeto e é um exercício de liberdade que humaniza porque oferece possibilidades de amorosidade, encontros, bons debates, imaginações e reflexões para um mundo mais justo e mais feliz. “Quem lê literatura aprende a distinguir entre verdade dos fatos e perigosas mentiras, não se deixa enganar por discursos hipócritas, exerce a teimosia esperançosa de sonhar e lutar por mais igualdade social e mais dignidade humana”, pontua.

Madelaine Pires é a professora homenageada da FIL 2023. Graduada em Letras e Literatura Portuguesa pela Universidade de Caxias do Sul (RS), a gaúcha vive em Ribeirão Preto desde 2006 e é titular da disciplina de Língua Portuguesa na Fundação Educandário (que neste ano comemora 85 anos de atividade) onde desenvolve intenso trabalho de estímulo à leitura e escrita.

Durante a pandemia do coronavírus, Madelaine realizou com os alunos atividades como A Arte de Aprender a Ler, com uso de vídeos e contação de histórias. No projeto Reencontro através da leitura, a professora cuidou de reforçar o hábito diário de ler por meio da participação à distância dos estudantes. A leitura compartilhada na biblioteca é outra ação comandada pela professora junto aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.

Destaque por três anos consecutivos no programa EPTV na Escola, Madelaine Pires orientou alunas premiadas no concurso literário da FIL 2022. A professora ainda inseriu os estudantes no projeto Incubadora Cultural, com produção de textos de diferentes gêneros. “A literatura transforma, amplia conhecimentos e nos faz presenciar sentimentos inesquecíveis”, sublinha Madelaine, lembrando que a coleção O Mundo da Criança foi a porta de entrada da literatura em sua vida. “Como dizia o poeta português José Saramago, ‘a leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar em um lugar”, salienta.

Para ela, “a FIL 2023 traz um tema perfeito, com a literatura sendo o elo. Ribeirão Preto deve acolher a programação e as escolas públicas e particulares precisam envolver seus alunos. É um evento que enriquece nossa cultura e atrai novos leitores. Será um prazer participar dessa Feira e desse momento ímpar em minha vida”, arremata Madelaine Pires.

Luiza Romão - foto de Sergio Silva

Luiza Romão também é homenageada na FIL 2023 como autora local. Poeta, atriz e slammer, é autora dos livros Sangria, Também guardamos pedras aqui (vencedor do prêmio Jabuti de Poesia, Livro do Ano e semifinalista no Prêmio Oceanos) e Nadine. A escritora é mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, onde pesquisou voz, poesia e slam. É também co-fundadora e integrante da Coletiva Palabreria.

22ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Sobre a FIL
A 22ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) acontece de 12 a 20 de agosto, com abertura oficial no dia 11 e traz como tema central a proposição “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O evento acontecerá de forma presencial em 15 locais simultâneos: Theatro Pedro II, Praça XV de Novembro, Esplanada Theatro Pedro II, Sesc Ribeirão Preto, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, A Fábrica (Instituto SEB), Auditório Camillo de Mattos (Educandário), Auditório Marista Escola Social Irmão Rui,  MIS (Museu da Imagem e do Som), Museu Casa da Memória Italiana, Palácio Rio Branco (Salão Rosa), RibeirãoShopping, Teatro Municipal e Teatro Bassano Vaccarini (Unaerp). 

Para essa edição, os homenageados da FIL são: Gilberto Gil (autor), Gilberto Dimenstein (autor educação), Luiza Romão (autora local), Madelaine Pires (professora), Stella Maris Rezende (autora infantojuvenil) e Danilo Santos de Miranda (patrono).

Todas as atividades são gratuitas e abertas à população e conta com salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projetos educacionais, entre outras.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp