05/07/2023 às 10h17min - Atualizada em 06/07/2023 às 00h10min

Saiba como harmonizar vinhos e comidas típicas brasileiras durante a festa junina

Seleção feita pela Vinícola Salton pode variar com cardápios tradicionais

SALA DA NOTÍCIA Tatiane Fornari

Saber harmonizar vinhos ou espumantes com o jantar ou almoço é uma dúvida muito comum. No fim das contas, o resultado depende do equilíbrio entre três fatores: a bebida, o prato e, também, o gosto pessoal.

A culinária brasileira é riquíssima e, felizmente, a grande cartela de vinho possibilita encontros enogastronômicos incríveis. Na hora de degustar, o que vai influenciar esse momento são as razões históricas e físico-químicas do paladar. Existem muitas variáveis: pelo lado do vinho ou espumante, safras, produtor, região produtora, temperatura, entre outros aspectos e, pelo lado do prato, os ingredientes, tempero, frescor e outras propriedades. Além disso, há os fatores psicológicos que também acabam influenciando esse momento.

Nos meses de baixas temperaturas, sabemos que o consumo do vinho aumenta, visto que a bebida consegue "aquecer" o corpo. Porém, não é só nesta estação que é possível consumir a bebida, pois as receitas tradicionais do país também podem combinar com opções democráticas. Vinhos tintosbrancos e até espumantes podem harmonizar perfeitamente com as comidas típicas brasileiras.

E como os dias frios são perfeitos para uma boa taça de vinho ou espumante, as comidas típicas de festa junina não poderiam ficar de fora dessa seleção, o que vai tornar a experiência gastronômica ainda mais especial e completa. As baixas temperaturas são propícias para o consumo do vinho, visto que a bebida ajuda a ‘aquecer’ o corpo. As receitas tradicionais da época podem combinar com opções mais sociáveis entre vinho tinto, branco ou espumante. Confira as dicas abaixo:

Bolo de fubá com Salton Brut: a melhor opção para combinar com bolos é aquela em que a intensidade do açúcar é sempre quem norteia a decisão final. Por ser um bolo mais seco, o bolo de fubá é uma boa dica para ser apreciado com um espumante elaborado com uvas Chardonnay, Prosecco e Trebbiano, que passa por duas fermentações - ambas com temperaturas controladas - como o Salton Brut. Esse é um vinho que tem em seu aroma expressa notas de frutas de polpa branca, cítricos e flores brancas. Seu sabor é refrescante, com uma excelente acidez, enchendo o paladar com a sua cremosidade.

Pamonha com Salton Intenso Merloto recheio da pamonha é quem determina a sua melhor harmonização. A pamonha salgada, que é o tipo mais comum nas festas juninas, pede um vinho tinto especial e encorpado, como o Salton Intenso Merlot. Este é um vinho que explora os sabores das diferentes variedades de uvas utilizadas em cada rótulo. O Salton Intenso Merlot apresenta aromas de frutas vermelhas maduras, como morango e cereja, além das notas de baunilha, tostado e chocolate. A escolha é boa para paladares que apreciam um vinho jovem, contemporâneo e descontraído.

Milho cozido com Intenso Chardonnay: protagonista em diversas festividades, o milho é ingrediente de uma série de delícias como cuscuz, pamonha e polenta, além de ser consumido puro, ou apenas cozido. Neste caso, o vinho Intenso Chardonnay é uma ótima dica de harmonização. Esse exemplar também combina muito bem com o milho cozido coberto com manteiga. Fica uma combinação deliciosa! Essa bebida é elaborada com uvas da variedade Chardonnay e o vinho é fermentado em tanques de aço inox, com controle de temperatura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp