05/07/2023 às 11h14min - Atualizada em 06/07/2023 às 00h09min

Projeto Mundo da Leitura estimula competências para formação integral de crianças e jovens em Minas Gerais

Iniciativa da Evoluir, com patrocínio do Banco Bmg, prevê a doação de baús com acervo de livros infantojuvenis a bibliotecas e capacitação de equipes

SALA DA NOTÍCIA Fibra Comunicação
Fibra Comunicação
Evoluir

Com o propósito de engajar o futuro de cidadãs e cidadãos no incrível e rico universo da leitura, o projeto Mundo da Leitura chega a quatro cidades de Minas Gerais. A iniciativa é realizada pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – e patrocinada pelo Banco Bmg e viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

 

A ação prevê a doação de coloridos baús contendo um acervo de 100 livros (sendo 50 títulos de obras infantojuvenis) para cinco bibliotecas comunitárias da Rede Sou Minas Uai, sendo elas: Biblioteca Comunitária Livro Aberto (Belo Horizonte), Borrachalioteca de Sabará (Sabará), Biblioteca Comunitária Corrente do Bem (Santa Luzia), Biblioteca Padre Olavo (Belo Horizonte) e Biblioteca Cantinho dos Sonhos (Betim).

 

O projeto inclui ainda a realização de encontros virtuais de capacitação para equipes das instituições, no Instituto Ramacrisma, em Betim, no dia 26 de junho, além de eventos presenciais de contação de histórias abertos à comunidade, previstos para agosto.

 

“A arte literária, com todo o seu apelo lúdico e potencialidade para despertar a criatividade e a imaginação, foi o recurso que adotamos no Mundo da Leitura para estimular entre as crianças e jovens cinco competências que consideramos essenciais na construção de um futuro melhor: Mergulhar em si, Voz ativa, Fluir em equipe, Entender o mundo e Agir consciente”, destaca Priscila Col Del Nero, coordenadora do projeto na Evoluir. “Seguindo essas diretrizes e usando os livros como ferramenta, trabalhamos habilidades como autoconhecimento, equilíbrio emocional, capacidade de comunicação, relacionamento e interação, compreensão do mundo, pensamento crítico e engajamento comunitário para a promoção do bem comum”.

 

A coordenadora da Evoluir ressalta, também, que essa é uma trilha de conhecimentos em prol da educação integral totalmente alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Quando ampliamos o acesso à leitura, com obras que abordam temas como a correta utilização da Língua Portuguesa, cuidado com o meio ambiente e empatia e cooperação, tudo de maneira leve, e levamos, ainda, às educadoras e aos educadores metodologias modernas para a utilização desses livros dentro de um contexto mais abrangente, estamos, de fato, inovando na educação e contribuindo para essa formação mais completa e necessária para um mundo em constante transformação”, conclui Priscila.

 

Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU

Assim como todos os projetos da Evoluir, o Mundo da Leitura dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Com uma proposta transdisciplinar e sistêmica, extrapola a própria temática da educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais como Saúde e Bem-estar (ODS 3), Redução das Desigualdades (ODS 10), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Vida na Água (ODS 14).

 

Sobre o Mundo da Leitura 

O Mundo da Leitura, projeto idealizado e executado pela Evoluir, vai muito além do incentivo à leitura. Abre espaço para a conversa sobre quem somos nós, como podemos ser mais felizes, contribuindo, assim, para a evolução da vida e para o equilíbrio da nossa relação com o meio ambiente e o planeta que habitamos. Os livros, que são disponibilizados para bibliotecas municipais e de escolas públicas, também são a ferramenta chave para melhorar a qualidade do aprendizado, da capacidade de análise crítica e síntese, bem como o entendimento de sua própria realidade. Cerca de 18 mil crianças já foram beneficiadas em mais de 20 cidades de todo o país.

 

Sobre o Banco Bmg   

O Bmg é um banco em transformação que segue inovando e proporcionando aos seus clientes a melhor experiência, com intuito de democratizar as soluções financeiras no Brasil. Para isso, investe continuamente em tecnologia, modernizando seus produtos, serviços e canais de atendimento. O Bmg é pioneiro na oferta de crédito consignado, proporcionando acesso ao crédito com juros mais baixos. Além disso, o Banco possui a maior rede de correspondentes bancários do País, auxiliando no crescimento econômico local e na disseminação de oportunidades por todo território nacional. Com um portfólio amplo, o Banco atende às necessidades de milhões de brasileiros e micro e pequenas empresas, com serviços que incluem conta digital, cartões de crédito, empréstimos, seguros, consórcios e outros. 

O Banco não apenas é comprometido com a ética e a transparência em suas operações, mas também é um forte incentivador do esporte nacional. Apoia equipes femininas e masculinas de clubes de futebol renomados como Corinthians, Atlético Mineiro, Vasco da Gama e Ceará, e é também parceiro regional do FC Barcelona.

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar pensamentos e sentimentos com nitidez por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global.  Saiba mais: www.evoluir.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp