05/07/2023 às 16h03min - Atualizada em 06/07/2023 às 00h02min

Eixo SP utiliza asfalto-borracha na revitalização de rodovia

Material considerado mais resistente a trincas e buracos está sendo aplicado na SP 310 com previsão de uso também na SP 225

SALA DA NOTÍCIA Lettera Comunicação
Eixo SP
A Eixo SP Concessionária de Rodovias está utilizando tecnologia sustentável nos trabalhos de revitalização do pavimento da SP 310 - Rodovia Washington Luís. Trata-se da aplicação de asfalto que leva em sua composição borracha moída proveniente da reciclagem de pneus usados.

Considerado mais resistente e mais durável, o novo material está sendo aplicado na recuperação de toda extensão do trecho concedido da Rodovia Washington Luís, de São Carlos até Cordeirópolis, em um total de 74 quilômetros. A programação das obras inclui a utilização do asfalto-borracha também na revitalização do trecho da SP 225 entre os municípios de Itirapina e Bauru, numa extensão de 144 quilômetros. Em razão de seus benefícios, a tecnologia será utilizada em todas as rodovias administradas pela Concessionária.

Cada quilômetro de rodovia pavimentado com asfalto-borracha retira do meio ambiente o equivalente a 1.000 pneus descartados. Além do enorme benefício ambiental, esse novo material possui durabilidade três vezes maior do que o asfalto convencional. O nível de elasticidade do produto também é maior, o que dificulta o surgimento de trincas e buracos.

"Essas características resultam em um pavimento mais resistente, capaz de suportar melhor veículos pesados e de resistir por mais tempo ao desgaste causado pelo tráfego intenso. Isso contribui para reduzir a necessidade de manutenção e de reparos frequentes", afirma o superintendente de Obras da Eixo SP, José Geraldo de Andrade Júnior. Segundo ele, a iniciativa reforça o compromisso da Concessionária com as práticas ESG (ambiental, social e governança) de reduzir a emissão de gases do efeito estufa.

Redução de ruído
Estudos indicam que outro benefício da utilização do asfalto-borracha é a redução do ruído causado pelos veículos em movimento. A borracha proporciona uma superfície mais flexível, que ajuda a absorver parte do ruído produzido pelos pneus no asfalto. Isso contribui para a melhoria do conforto acústico nas áreas próximas às rodovias, reduzindo a poluição sonora.

A previsão é de que os trabalhos de revitalização do pavimento na SP 310 e na SP 225 sigam por aproximadamente 10 meses. Serão realizados reparos profundos com reforço na base de sustentação do asfalto para oferecer maior resistência às faixas de rolamento das duas rodovias. O investimento nas melhorias deverá girar em torno de R$ 248 milhões.

Também está prevista, para o primeiro semestre do próximo ano, obra para implantação de terceiras faixas na Rodovia Washington Luís, em uma extensão de 40 quilômetros, trecho que compreende o km 153, em Cordeirópolis, ao km 193, em Corumbataí. A construção das novas faixas está inserida no programa de ampliações da Eixo SP que trará melhorias para toda a região.

Sobre a Eixo SP
A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Para mais informações acesse: www.eixosp.com.br.
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