04/07/2023 às 11h18min - Atualizada em 04/07/2023 às 20h01min

MasterSense revela que bebidas com alto teor de proteínas lideram lançamentos no mercado alimentício

Levantamento aponta que, nos últimos 12 meses, a categoria respondeu por 18% de todos os lançamentos, seguido de snacks; no viés comportamental, estudo aponta também que 56% dos brasileiros aspiram seguir uma dieta que reduza o risco de doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida

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Fernando de Jesus, Gerente de Marketing da MasterSense.
Os produtos enriquecidos com proteínas estão entre as grandes apostas para o mercado de alimentação saudável para os próximos anos. De acordo com dados da Euromonitor, entre os anos de 2022 a 2027, a expectativa é que haja um crescimento de quase 14% ao ano na categoria. De olho nesse mercado, a foodtech MasterSense, que fornece ingredientes e aromas para as indústrias de alimentos e bebidas, reuniu esta e outras informações no mapeamento Designing The Protein - Movimentos de mercado e comportamentos do consumidor que influenciam o segmento de proteínas.
 
"Segundo a Euromonitor, atualmente o mercado de alimentos saudáveis é dominado pelo consumo de proteínas em pó, com quase 90% do total, mas possui um grande espaço para novos produtos de diferentes segmentos", diz Fernando de Jesus, Gerente de Marketing da MasterSense.

Fundada em Jundiaí, interior paulista, no ano de 2005, a MasterSense fornece soluções em ingredientes e aromas que aperfeiçoam os produtos para a indústria de alimentos e bebidas, de acordo com as preferências dos consumidores. Por isso, está sempre de olho nas principais tendências globais de mercado, para garantir um portfólio de produtos completo para diversas aplicações da indústria alimentícia.
 
"Nos últimos anos, grandes marcas vêm explorando o apelo das proteínas em seus produtos, principalmente as categorias de barras e de lácteos, com perfis de produtos que unam a saudabilidade com sabor e textura agradáveis na percepção do consumidor", diz Jesus. Dados da Mintel mostram que, nos últimos 12 meses, de todos os lançamentos com o anúncio de alto teor de proteínas, a categoria de bebidas teve o maior destaque, com mais de 18% de todos os lançamentos com este diferencial, seguido de snacks e lácteos.
 
Outra pesquisa do Grupo FMCG Gurus, mostra que os consumidores enxergam alguns atributos que tornariam um snack saudável. São eles: inclusão de frutas reais (69%); ingredientes naturais (62%); ser baixo em açúcar ou sem açúcar (61% e 60% respectivamente); alto teor de proteínas (57%).
 
A pesquisa da FMCG Gurus também apontou que 56% dos brasileiros aspiram seguir uma dieta que reduza o risco de doenças crônicas relacionadas ao estilo de vida. Dessa forma, existe uma maior procura por produtos que estão ligados a tendência de "saudabilidade" e à busca por alimentos com apelos de saúde e bem-estar.
 
"Falando sobre snacks enriquecidos com proteínas, a maior preocupação dos consumidores latino-americanos é a indulgência – ponto relevante para 57% dos pesquisados, segundo a FMCG Gurus. Aliado a isso, 37% também se preocupam com a textura e como isso irá impactar na experiência sensorial", diz Jesus. Um dos principais momentos de consumo deste tipo de produto é durante a prática de exercícios.
 
As atividades esportivas intensas dos millenials e da geração Z estão contribuindo ainda mais para o desenvolvimento destes produtos que auxiliam na construção muscular e na recuperação pós-treino. De acordo com a Pesquisa de Saúde e Nutrição da Euromonitor International, 32% dos Millennials consomem barras de proteína/energia como parte de suas rotinas de condicionamento físico e exercícios. "As dietas ricas em proteínas estão entre as mais seguidas pelos consumidores, que são fortemente influenciados pelas mídias sociais", diz Jesus.

Sobre a MasterSense
 
A MasterSense fornece soluções em ingredientes e aromas que aprimoram os produtos para a indústria de alimentos e bebidas. Tudo isso, alinhado às principais tendências globais de mercado, garantindo um portfólio completo para diversas aplicações alimentícias e necessidades do consumidor.

É distribuidora oficial de marcas reconhecidas internacionalmente e atua em todo o território nacional e América Latina nos países Bolívia, Chile, Colômbia, México e Guatemala, com atendimento em toda América Central, levando conhecimento, inovação e tecnologia em ingredientes e aromas para milhares de indústrias alimentícias nos mais diversos segmentos.

Com uma estratégia cada vez mais centrada em seus clientes, a MasterSense busca aliar soluções competitivas e inovadoras, com um modelo eficiente e que gere valor para todos os segmentos e portes de clientes.

Aliando investimento em infraestrutura com uma equipe altamente qualificada, a MasterSense é reconhecida por seus clientes como uma empresa inovadora e parceira ideal para participar de seus principais projetos.

 
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