03/07/2023 às 16h20min - Atualizada em 03/07/2023 às 20h08min
Escritório é projetado para ampliar sinergia e integrar novos colaboradores
A Timbro viu seu número de funcionário triplicar na pandemia. Na volta ao modelo presencial, buscou soluções para promover o contato entre os times e aumentar a produtividade; escritório de arquitetura Perkins&Will assina o projeto na Faria Lima
SALA DA NOTÍCIA Carlos Gil
Divulgação ESCRITÓRIO EM SP É PROJETADO PARA AMPLIAR SINERGIA E INTEGRAR NOVOS COLABORADORES
A Timbro viu seu número de funcionário triplicar na pandemia. Na volta ao modelo presencial, buscou soluções para promover o contato entre os times e aumentar a produtividade; escritório de arquitetura Perkins&Will assina o projeto na Faria Lima
São Paulo, junho de 2023 – Nos últimos três anos, em plena pandemia, o número de funcionários da Timbro passou de cerca de 100 para mais de 350 profissionais e a empresa triplicou seu faturamento bruto. O crescimento, baseado na abertura de frentes de negócio e verticalização da operação, trouxe novidades para a gestão: integrar os colaboradores, gerar sinergia, garantir a essência da empresa e aumentar a produtividade.
A Timbro é uma empresa brasileira operadora de negócios e de comércio internacional, com atuação na comercialização de commodities agrícolas e metálicas de produtos originados dentro e fora do Brasil para destinos globais, na importação de itens diversos para terceiros por conta e ordem ou encomenda (aeronaves, maquinário para indústria, equipamentos para geração de energia, vinhos, equipamentos para geração de energia, peças para carros, motos etc.), na distribuição de produtos importados ao atacado e varejo (metais, cosméticos e produtos eletrônicos) e em soluções financeiras em comércio exterior. A operação tem equipes especializadas em cada um dos produtos trabalhados, com milhares de clientes ativos.
Esta diversificação da operação é fruto do modelo de partnership instituído: sempre que uma oportunidade de negócio surge ou uma unidade é criada, a empresa amplia seu time. Segundo Bruno Russo, sócio-fundador da Timbro, “crescer neste modelo, por um lado, nos dá força para alavancar a empresa cada vez mais e fazer negócios que movimentam o mundo. Por outro, cria o desafio de manter coesos nosso jeito de trabalhar e nossa essência, e ter um local para reunir os funcionários é essencial neste modelo de trabalho”.
O primeiro passo foi a escolha do novo lugar. A Timbro saiu de um prédio na Avenida Juscelino Kubitschek, em São Paulo, para um espaço de 1,5 mil m2 no condomínio Vera Cruz II, na Avenida Brigadeiro Faria Lima. Com a mudança, aumentou o número de estações de trabalho de 80 para 250 e foi alcançado o objetivo de estar em um local alinhado à agenda ESG – o Vera Cruz II é o primeiro da Faria Lima a ter pré-certificação LEED for Core & Shell nível Platinum, concedido pela US Green Building Council.
Após esta escolha, a Timbro contratou o escritório de arquitetura Perkins&Will para criar o conceito do novo escritório. A solução encontrada foi centralizar as áreas de encontro, distribuídas ao redor do core de 300 m2 do pavimento e que reúne os elevadores e áreas técnicas. Tal disposição levou os arquitetos a buscarem um desenho circular, criando pontos de encontro diversos: salas de reunião, bancadas, workcafé e lounges distribuídos em uma planta fluída, sem “cantos vivos” e em um percurso sinuoso que provoca o encontro.
“Para solucionar questões muitas vezes complexas dos clientes, é importante que, por exemplo, uma pessoa que opera na exportação de açúcar conheça alguém que faz importação de maquinário agrícola. Em algum momento, um deles poderá ter a solução para o cliente do outro. Isso ocorre em todas as nossas frentes de negócio. Por isso, para nós, sinergia e relação entre pessoas significam aumento de produtividade”, detalha Bruno.
O novo escritório é inaugurado junto do reposicionamento da marca, que transmite o forte crescimento obtido nos últimos anos e a atitude inovadora da empresa no mercado de comércio exterior.
Sobre a Timbro – Há 13 anos no mercado, a Timbro é uma operadora de negócios e comércio internacional, com faturamento bruto de R$ 11 bilhões em 2022, mais de 350 colaboradores e mil clientes ativos. Focada em inspirar pessoas a fazer negócios que movimentam o mundo, a empresa opera na comercialização para destinos globais de commodities originadas dentro e fora do Brasil, na importação de itens diversos para terceiros por conta e ordem ou encomenda, na distribuição de produtos importados e em soluções financeiras em comércio exterior. Timbro: ver além, realizar mais.
Informações para a imprensa [email protected]