01/07/2023 às 17h17min - Atualizada em 03/07/2023 às 00h09min

A artista plástica Beatriz Basso faz 'live painting' no último dia do 8º Salão de Arte Brasileira, dia 02/7

Tela será pintada na horizontal, apoiada no chão, a partir das 16h, via Instagram, ao vivo de Liechtenstein

SALA DA NOTÍCIA PAULA MARIA CORREA RAMAGEM SOARES
Paula Ramagem
Divulgação
 

A artista plástica ítalo-brasileira, Beatriz Basso, faz 'live painting' (Pintura ao vivo),  a partir das 16h, via Instagram, utilizando uma de suas técnicas, característica de seu trabalho, com a tela na horizontal e apoiada no chão, no próximo dia 02/7 (domingo), no encerramento da 8ª edição do tradicional Salão de Arte Brasileira em Liechtenstein, produzido pela Casa Brasil Liechtenstein, em seu Jubileu de 10 anos.
 
Com o tema "Futebol Arte", a mostra contou com a participação do artista renomado, o muralista Eduardo Kobra, e mais 50 artistas brasileiros, entre os dias 17 de junho e 2 de julho de 2023, no Gasometer Cultural Center, com curadoria de Bruno Portella e Petra Büchell, e projeto da Consul brasileira em Liechtenstein e presidente da Casa Brasil Liechtenstein, Denise da Cruz Campitelli.

Beatriz expôs a obra "Bola Dividida, Foco na Cena", acrílica sobre tela, 40x50cm, 2023, inspirada no futebol de areia, lembrança afetiva de Beatriz que ia, nas tardes de domingo, assistir às partidas de futebol com o pai na praia de Copacabana. Na obra “Bola Dividida, Foco na Cena”, vemos o momento crucial da jogada, onde, com um passe mal feito, a bola fica ao alcance de dois jogadores de times diferentes.

SOBRE O TEMA

A arte está presente em tudo na vida, de várias maneiras, e podemos considerar o futebol como arte também, pois traz emoção, paixão, amor, transmite idéias, sentimentos, crenças e emoções. Traz valores estéticos como beleza, harmonia e equilíbrio, que são expressados também pelos jogadores espontaneamente.

É certo que, no Brasil, o futebol faz parte do cotidiano das pessoas, inclusive de artistas que o utilizam como temática de suas obras. Mas isso deixou de ser apenas paixão brasileira e atravessou fronteiras, envolvendo muita paixão e amor pelo mundo. E é sobre isso que os olhares atentos desses artistas vão tratar. Como é essa emoção que envolve os corações no mundo todo?
Essa riqueza de experiências, que artistas selecionados irão nos revelar, da forma que os seus olhos vêem e como seus corações se comportam numa partida de futebol.

SOBRE BEATRIZ BASSO

Beatriz Basso, artista ítalo-brasileira selecionada para o 8ª Salão Internacional de Arte Brasileira em Liechtenstein.
Nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, onde iniciou sua carreira artístico-profissional na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro. Transferiu-se para Turim para concluir seus estudos na Accademia Albertina de Belas Artes de Turim e agora desenvolve sua pesquisa artística em Turim, Itália, onde vive e trabalha com pinturas e instalações.

O gestual faz parte do seu trabalho e do seu processo que se transforma em uma dança fazendo com que as cores se acomodem sobre uma tela branca, criando uma linguagem própria. Existe uma peculiaridade: inicia com a tela branca apoiada no chão.
A artista já participou de exposições coletivas e individuais na Itália e no Brasil. Algumas obras estão em coleções particulares na Itália, Brasil e Chile, e outras doadas a instituições.

SOBRE A CASA BRASIL LIECHTENSTEIN

A Casa Brasil Liechtenstein foi fundada em 12.12.2012 como uma associação não governamental, sem fins lucrativos, localizada em Liechtenstein e que tem como finalidade promover e divulgar a cultura, a literatura e as artes brasileiras em suas múltiplas dimensões, procurando estimular a cooperação cultural . Se, por um lado, ressaltamos a singularidade de nossa cultura, por outro, revelamos as afinidades que nos unem a outros povos.

A manifestação cultural é um importante instrumento para fomentar a integração mútua e criar confiança, interesse e respeito entre as nações. Esta divulgação cultural é fundamental para a construção diferenciada da imagem do Brasil no exterior e abre oportunidades para diversos brasileiros no mundo.. E foi com este objetivo que surgiu o Salão Internacional de Arte Brasileira em Liechtenstein. Salão este que chega em sua 8ª Edição este ano e será realizado no mundialmente conhecido Gasometer Cultural Centre.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp