29/06/2023 às 14h07min - Atualizada em 30/06/2023 às 00h10min

Festas Juninas: Delícias típicas para quem quer aproveitar sem sair da dieta

VigilantesdoPeso traz opções para quem deseja desfrutar das delícias da época sem culpa

SALA DA NOTÍCIA Vitoria Rosa Barros

Com a chegada das Festas de São João, fica difícil resistir às tentações culinárias que fazem parte dessa tradição. Guloseimas irresistíveis que, além de muito saborosas, costumam ser calóricas também, o que acaba gerando um certo receio sobre seu consumo, principalmente, para aqueles que estão em uma jornada de perda de peso. 

É importante manter seus hábitos alimentares no dia da festa junina para que não chegue com muita fome e acabe recorrendo a vários alimentos que tendem a ser bem calóricos. Durante essa época do ano, quase todo fim de semana é possível encontrar uma festa para ir, então foque em um prato típico por festa e não em vários pratos em apenas uma festa. E se você for participar de uma festa junina, levando um prato típico, pense em como pode deixar essa preparação mais leve, trocando o leite integral pelo desnatado, por exemplo, ou usando metade da quantidade de açúcar da receita original.” , afirma Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

Pensando em proporcionar opções mais saudáveis, porém igualmente apetitosas, para que todos possam aproveitar as festas juninas sem sair da dieta, a VigilantesdoPeso, reuniu algumas receitas típicas. Conhecida por seu programa de emagrecimento, que visa ajudar as pessoas a desenvolver hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, a companhia utilizou sua expertise e separou opções permitindo que todos possam degustar os quitutes tradicionais da época sem culpa, mantendo o equilíbrio e o prazer de comer bem.


Canjica doce com amendoim
 

Ingredientes

500 g de canjica crua

2000 ml de água

1 Canela em pau

2 Cravos-da-Índia

¼ de xícara de açúcar

1l de leite desnatado

1 colher de chá de canela em pó

¾ de xícara de amendoim torrado, triturado ou amassado


 

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a canjica e cubra com água. Deixe de molho de um dia para outro. No dia seguinte, transfira a canjica com a água para uma panela de pressão. Adicione o cravo e a canela, tampe e cozinhe por 40-45 minutos. Deixe esfriar, retire totalmente a pressão e abra a panela. Escorra a água que sobrou. Acrescente o açúcar e o leite. Com a panela destampada, cozinhe até engrossar a canjica. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco. Adicione cerca de 1 colher de chá de amendoim para cada porção. Tempere com cravo e canela em pó ao gosto.

Porção: 1 xícara de canjica com 1 colher de sopa de amendoim torrado.

Doce de Abóbora com Cenoura

Ingredientes

1 kg de abóbora crua, descascada, cortada em cubos

4 xícaras de cenoura descascada, cortada em cubos

10 colheres de sopa de coco desidratado sem açúcar

1 colher de chá de essência de baunilha

3 cravos-da-Índia 

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

2 colheres de sopa de Sucralose


 

Modo de preparo

Em uma panela em fogo brando, cozinhe a abóbora e a cenoura com água suficiente para cobrir, por cerca de 20 min. Após amaciarem passe por uma peneira ou bata num processador de alimentos. Na mesma panela, retorne com o purê e acrescente o coco, a essência de baunilha, o cravo, o açúcar mascavo e o adoçante em pó. Leve ao fogo brando e mexa continuamente até ficar encorpado e soltar bem do fundo. Retire do fogo e deixe esfriar antes servir. Mantenha na geladeira.

Porção: 1/2 xícara.


 

Pamonha de milho-verde

Ingredientes 

8 espigas de milho cruas, com as palhas separadas

2 xícaras de leite desnatado

½ xícara de açúcar mascavo


 

Modo de preparo

Rale as espigas usando um ralador grosso — ou o processador de alimentos para picar; nesse caso, após cortar o milho das espigas. Acrescente o leite e o açúcar (use adoçante suficiente para completar o sabor doce, ao seu gosto, se quiser). Misture até dissolver o açúcar.  À parte, lave e passe por água fervente as palhas de milho. Coloque uma dentro da outra, formando um saco. Dobre uma das extremidades ou amarre com uma tira da própria palha. Forme 8 sacos. Preencha cada saco com o recheio do milho dividido. Dobre a extremidade ou amarre. Se dobrou as extremidades, amarre a superfície para prender bem as dobras. Em uma panela com bastante água fervente, coloque as pamonhas para ferver durante 30 minutos. Retire e aguarde esfriar um pouco antes de servir.

Porção: 1 pamonha.


 

Vinho com Especiarias

Ingredientes

452 ml de suco de uva

700 ml de vinho tinto

2 colheres de sopa de açúcar mascavo

1 colher de chá de gengibre cru 

4 Cravos-da-Índia

2 Canelas em pau

1 Laranja cortada em rodelas


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp