29/06/2023 às 16h34min - Atualizada em 30/06/2023 às 00h10min

Gostoso e saudável: buffet de festas infanto-juvenis pode ser equilibrado, e sem perder o sabor

A escolha do cardápio deve ser adaptada para todos qualquer criança

SALA DA NOTÍCIA Naves Coelho
Freepik

Doces, salgados e refrigerantes. Quando se pensa no buffet de uma festa infantil, a imagem que provavelmente a maioria das pessoas vai levar à cabeça é de comidas que atraem pelo sabor, mas que passam longe do quesito saúde ou variedade. Porém, não precisa ser assim. Existem boas opções gastronômicas que aliam o perfil de público da festa a sabores que encantam, ao mesmo tempo que respeitam os limites dos valores nutricionais adequados.

Talvez a ideia mais lógica seja de trocar o refrigerante por sucos naturais ou chá gelado. Mas acredite: dá para ir muito além disso. No lugar de salgados fritos, muitas vezes gordurosos, é possível oferecer um cardápio mais leve e delicioso. “A expectativa das comidas tentadoras também é das crianças. Mas dá pra atender às exigências. As batatas chips, por exemplo, podem substituir as fritas, numa versão artesanal, assada e com menos sal”, explica Cris Barakat, empreendedora por trás da casa de eventos infanto-juvenil Tryboo, de Belo Horizonte.

Já os hamburguinhos podem ser substituídos por sanduíches naturais, feitos com peito de frango ou de peru ou mesmo sem nenhuma carne, para atender também aos convidados vegeterianos ou veganos. Já os espetinhos de frango são esquecidos pelo público diante de outro espetinho, que combine tomatinho cereja, mussarela de búfala e manjericão ou hortelã, por exemplo. E ainda dá pra acompanhar um molho de mostarda e mel.

A dirigente da Tryboo, também sugere oferecer boas alternativas de pratos saudáveis, e que vai cair no gosto da criançada. A casa tem o seu cardápio formulado pelo buffet Célia Soutto Mayor.

“Uma saladinha tropical, que combine folhas e frutas, com um temperinho leve, faz toda a diferença pelo sabor e também pelo arranjo, atraindo até pelo requinte. O escondidinho de carne seca ou de legumes também é uma excelente opção no lugar de massas que nem sempre servem bem aos convidados”, sugere.

Por fim, as sobremesas. Muito além das presenças clássicas, como brigadeiros, moranguinhos e beijinho, é possível sair da festa com o doce sabor de iguarias que não serão esquecidas. “Salada de frutas, cocada e gelatina são ideias mais saudáveis e que podem atender a um gosto mais amplo de crianças, adultos e idosos presentes na festa”, observa Cris.

“O que vemos é que muitas vezes há pessoas que chegam e saem sem comer, porque o buffet não se preocupa com as restrições. Mas com um toque de criatividade e muito carinho, dá para atender a todos”, revela a empreendedora.

Diversidade melhora satisfação
Ao pensar em ideias inovadoras para o cardápio de uma festa infantil, é possível que haja alguma resistência. Por isso, não é necessário levar tudo à risca. O segredo é oferecer um buffet que atenda a crianças e adultos adequadamente. A dirigente da Tryboo salienta que pensar na diversidade ajuda a alinhar a comida com o tipo de evento.

“Ampliar o leque e sair do lugar comum funciona como um tempero secreto, que até chama a atenção das pessoas. A escolha, é claro, depende dos pais que contratam a festa. Mas é possível deixar satisfeitos, no mesmo aniversário, quem come de tudo, quem é vegano e também quem tem restrições alimentares por conta de alguma alergia ou que faz uso de alimentação macrobiótica”, sustenta.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp