29/06/2023 às 11h14min - Atualizada em 30/06/2023 às 00h04min

Apartamentos de três quartos lideraram negociações de venda de imóveis em Curitiba em maio

Centro foi o bairro preferido dos compradores de imóveis residenciais usados na cidade no período, seguido por Pinheirinho e Portão

SALA DA NOTÍCIA V3 Comunicação
Créditos: Freepik
Os apartamentos de três dormitórios lideraram as vendas de imóveis residenciais usados em Curitiba em maio de 2023, aponta o levantamento mais recente do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), integrante do Sistema Secovi-PR, sobre o setor na cidade. Esse tipo de imóvel respondeu por 31,8% das negociações na capital paranaense no período, indicando a preferência dos curitibanos por unidades maiores. Em seguida, no top três, vieram os apartamentos de dois quartos (25,4%) e os de um (16,9%).

“No quinto mês do ano, o índice de Vendas de Usados Sobre Oferta [VUSO] foi de 4,9%, similar ao que se teve no mesmo mês do ano passado, quando a taxa foi de 4,8%, e ao que temos observado nos últimos meses. A média de 2023, até o momento, é de 4,7%. Significa que o mercado está operando num patamar alto e estabilizado”, comenta o presidente do Inpespar, Luciano Tomazini.

O ticket médio dos imóveis residenciais usados em Curitiba também se encontra estável num nível elevado. Em maio, o valor total, que engloba imóveis residenciais, comerciais e terrenos, foi de R$ 405.622,75, aumento de 7,8% em comparação com abril, quando o ticket médio dos usados na cidade foi de R$ 376.424,73. 

“Também é interessante destacarmos que, apesar das taxas de juros mais elevadas, o financiamento continua sendo bastante utilizado, indicativo de que ainda há crédito disponível no mercado. Em maio, 65,2% dos compradores optaram por essa forma de pagamento, bastante parecido com o que tivemos em abril, quando 65,7% das transações ocorreram mediante financiamento”, pontua Josué de Souza, vice-presidente de Comercialização Imobiliária do Secovi-PR.

Bairros mais procurados – Seguindo a mesma tendência do mês passado, o Centro foi o bairro que despertou maior interesse dos novos proprietários de imóveis residenciais usados em Curitiba, respondendo por 11,4% das negociações. Pinheirinho e Portão ficaram empatados em segundo lugar, com 4,5% cada. Destaque ainda para Bairro Alto (4%), Água Verde (3,5%), Bigorrilho (3,5%), Cristo Rei (3,5%), Novo Mundo (3,5%) e Hauer (3%).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp