29/06/2023 às 11h20min - Atualizada em 30/06/2023 às 00h04min

Seguro de vida em grupo: conheça esta estratégia como complemento em um planejamento sucessório

Especialista traz um novo olhar para a importância de ter este tipo de apólice para amparar empresas e acionistas

SALA DA NOTÍCIA Digital Trix
Ilustração

O processo sucessório de executivos e dirigentes de empresas nem sempre é algo fácil. Alguns percalços podem ocorrer no meio do caminho – como o falecimento de um funcionário-chave ou de um dos sócios da companhia, por exemplo – o que torna a necessidade de ter um olhar mais amplo para que se houver qualquer tipo de acontecimento inesperado, a empresa e nem os familiares sejam prejudicados.

Uma das alternativas que pode ser um bom caminho nesse sentido, principalmente para empresas de serviços profissionais é a contratação de um seguro de vida em grupo como estratégia complementar para uma sucessão empresarial. De acordo com Luiz Eduardo Halembeck, especialista na área e sócio fundador do Grupo Halembeck Seguros, muitas organizações começaram a vislumbrar os benefícios dessa cobertura para seus sócios e funcionários.

Halembeck destaca que o seguro de vida em grupo é uma opção ágil, com custo baixo e fácil operacionalização para as empresas e pode ser utilizado para complementar o acordo de acionistas, com o intuito de amparar o planejamento sucessório ou simplesmente oferecer um benefício diferenciado.

Apesar de perceber considerável aumento da procura devido à pandemia, muitos empresários ainda desconhecem alguns benefícios importantes ao adotar essa cobertura nas empresas. “Ter a cobertura desse tipo de seguro é um ponto crucial que ajuda a garantir uma transição mais tranquila, além de proteger os negócios . O segurado ainda pode optar por acrescentar cobertura automática ao cônjuge, invalidez, diárias de incapacidade temporária e doenças graves”, afirma Halembeck.

Veja alguns pontos destacados por Luiz de como a contratação do seguro de vida em grupo tem um horizonte promissor que envolve não somente a questão sucessória:           

  • Liquidez para pagar obrigações: o seguro de vida em grupo pode ser utilizado para criar uma fonte de liquidez que pode ser usada para pagar dívidas ou obrigações financeiras da empresa no momento da sucessão;     
  • Possibilidade de Incluir cobertura automática para o cônjuge, pois com sua falta, o desempenho do sócio ou funcionário tende a ser afetado; 
  • Planejamento tributário: os benefícios do seguro de vida em grupo têm caráter indenizatório, gerando implicações fiscais favoráveis aos herdeiros;
  • Retenção de funcionários: a apólice em grupo tem uma contratação simplificada, além de custo menor para os funcionários se comparadas à contratação individual.

“Ter esse benefício pode ajudar os colaboradores a trabalharem com mais satisfação e serem mais engajados em prol da empresa. Eles saberão que suas famílias estarão protegidas financeiramente caso aconteça algo com eles. A morte é um acontecimento que muitas vezes não manda recado antes de chegar”, conclui Halembeck.

Sobre o Grupo Halembeck Seguros

Há mais de 25 anos no mercado e com cerca de 2100 clientes ativos no Brasil e no exterior, a Halembeck Seguros atua com a expertise em seguros, consultoria e desenvolvimento de estratégias personalizadas na área.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp