29/06/2023 às 14h50min - Atualizada em 30/06/2023 às 00h03min

Festas juninas podem gerar uma série de transtornos para os pets

É importante receber uma avaliação de um médico veterinário para determinar como pode ser feita a prevenção.

SALA DA NOTÍCIA Vininha F. Carvalho

Segundo a crendice popular, o som dos fogos de artifícios espanta maus espíritos e desperta São João para a festa. Mas, para os animais eles representam um grande sofrimento.

As festas juninas vieram para o Brasil na época da colonização, trazidas pelos portugueses. Elas são consideradas o segundo maior evento popular comemorado no Brasil, perdendo somente para o carnaval.

Este evento de celebração aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio, constitui parte importante do patrimônio cultural brasileiro e já está se estendendo até julho.

“Cães e gatos têm a audição bastante sensível e potencializada em até seis vezes em relação á humana. Eles têm grande dificuldade para se adaptarem aos festejos muito barulhentos, principalmente aos sons provenientes de rojões.

De acordo com a médica-veterinária e supervisora de Capacitação Técnico-Científica e Técnico-Comercial da PremieRpet, Marina Macruz, é importante saber identificar quando os pets estão assustados e conhecer maneiras para ajudá-los nesse momento de insegurança, evitando fugas e até acidentes.

“Com medo do barulho dos fogos de artifício, os cães, por exemplo, podem manifestar o incômodo com latidos, agitação, tremor, salivação excessiva e tendem a buscar segurança nos tutores ou procurar um abrigo”, explica a doutora Mariana Macruz.

Alguns animais chegam a sofrer alterações de seu ciclo reprodutivo e há histórico de animais que, pelo trauma, mudam de comportamento para sempre, ficando apáticos ou agressivos.

Os tutores responsáveis são aqueles que não permitem seus animais participem deste tipo de evento. O ideal é permitir que eles se acomodem num lugar tranquilo, longe da movimentação das visitas e de alimentos e bebidas que possam provocar distú brios gastrointestinais.


Visite: www.revistaecotour.news


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp