28/06/2023 às 17h26min - Atualizada em 29/06/2023 às 00h09min

A Princesa dos Caminhos

Cia das Madás apresenta mulheres poderosas no teatro

SALA DA NOTÍCIA Redação
Cassio Portilo

Cia das Madás apresenta mulheres poderosas em A Princesa dos Caminhos, que estreia dia 8 de julho no Teatro Itália-Bandeirantes

Espetáculo exalta histórias que não podem ser esquecidas de figuras como Simone de Beauvoir, Anália Franco, Elizabeth I e Dandara 

 

Com a missão de discutir o empoderamento feminino, a Cia. das Madás estreia A Princesa dos Caminhos no dia 8 de julho no Teatro Itália Bandeirantes. O espetáculo infantojuvenil segue em cartaz até 27 de agosto, com apresentações aos sábados e domingos, às 15h.

A estreia deste espetáculo é o primeiro trabalho da companhia e tem direção de Karol Garrett, que também está no elenco ao lado de Vitória Micheloni, Giovana Arruda, Isabella Tilli, Larissa Morais e Beatriz Nascimento.

Na trama, uma princesa adormecida aguardava no alto da torre mais alta do reino o beijo do príncipe encantado para que eles fossem felizes para sempre. Porém, quem a acorda é a filósofa Simone de Beauvoir, que vai conduzir a nossa princesa por uma jornada feminina com a ajuda de outras mulheres poderosas, como Anália Franco, Elizabeth I e Dandara.

A ideia, segundo a diretora Karol Garret, é fazer com que meninos e meninas tenham contato com essas figuras históricas e poderosas. “Tantas crianças sonham em ser como as princesas dos contos de fadas que quisemos trazer personagens reais para servirem de inspiração para elas. Cada uma dessas mulheres foi um marco importante na História e suas conquistas não podem ser apagadas, comenta”

“E essas mulheres mostram que as crianças podem sim ser o que elas quiserem, que a educação pode levá-las a ter um futuro brilhante e que a luta por um mundo mais igualitário pode ser travada de diversas maneiras”, acrescenta. 

Sobre a escolha dessas influências, a diretora comenta:

“Simone de Beauvoir foi uma grande pensadora e ativista feminista que usou a sua voz para questionar como a sociedade tratava as mulheres e fazer com que as próprias pensassem se a posição que elas estavam sendo colocadas era uma escolha delas ou dos outros. As crianças também se beneficiam, principalmente as meninas, se aprenderem a entender quais são as suas vontades e quais são os limites impostos pela sociedade. Muitas meninas ainda crescem em lares onde a única opção para o futuro é ser mãe e dona de casa. 

Já Analia Franco, uma mulher incrível que desafiou muitos homens em nome da educação para todos, mal é lembrada pelos livros de histórias. Uma mulher brasileira dedicada à educação e ao fim do racismo. Com ela as crianças irão entender como a educação é a base para uma sociedade mais justa. 

Elizabeth I foi uma rainha que decidiu, apesar de ir contra a sociedade, ser uma líder e não se deixar afetar pelo mundo masculino que a envolvia e que tentava a manipular. Ela seguiu o seu coração e governou como achava justo. Ela fala sobre liderança feminina, sobre ser uma mulher no poder. Dandara vem mostrando para as crianças a importância da luta antirracista e como a mulher pode sim ser uma líder, uma ativista, mãe e esposa”.

Todas essas histórias são contadas com muito bom-humor e ajuda de projeções mapeadas em 3D, idealizadas e executadas pela Maze FX, uma produtora especializada no mercado dos grandes musicais.

Cia. das Madás

Criada pelas artistas Giovana Arruda, Karol Garret e Vitória Micheloni, a Cia das Madás tem como principal objetivo difundir e discutir o empoderamento feminino através da Arte e da Educação. O grupo é focado em contar histórias através das narrativas e vozes femininas, exaltando o valor da mulher na nossa sociedade, que, muitas vezes, é esquecido.

Sinopse 

No quarto mais alto da torre mais alta em um Reino do mundo mágico, vivia uma princesa que aguardava o príncipe encantado acordá-la com um beijo para que eles pudessem viver felizes para sempre. Porém, quem a desperta é a irreverente filósofa Simone de Beauvoir. O encontro provoca diversos questionamentos na mente da jovem que demandam o aparecimento de mulheres importantes da história, e juntas elas embarcam em uma jornada feminina através das épocas e de seus ideais, transformando para sempre os caminhos daquela Princesa.

Ficha Técnica
PRODUÇÃO GERAL: Giovana Arruda 
DIREÇÃO: Karol Garrett 
DRAMATURGIA: Giovana Arruda e Karol Garrett 
CENÁRIO: Vitória Micheloni e Bruno Micheloni
FIGURINO: Vitória Micheloni 
COSTUREIRA: Beth Lima e Pablo Abreu 
ELENCO: Beatriz Nascimento, Giovana Arruda, Isabela Tilli, Karol Garrett, Larissa Morais, Vitória Micheloni e Victória Rocha
ASSISTENTE TÉCNICO: Giovana Roque 
PRODUÇÃO DE PALCO: Maria Siqueira
SONOPLASTIA E PRODUÇÃO: Victória Rocha
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: Marcela Liviér 
VÍDEO MAPPING: Maze FX 
DIREÇÃO ARTÍSTICA MAPPING : Bruno Micheloni 
VLX MAPPING: Ariel Bernardino, Flávio De Cesare, Jazmin Vilera e Renan Fernandes
ILUSTRADOR MAPPING: Guilherme Thomazini 
FOTOS: Cassio Portilo
DESIGN GRÁFICO: Bianca Agostino 
VOZ EM OFF: Daniel Pinheiro e Valentina Vasconcelos 
APOIO: IMM - Imagem Mágica, Muskinha, Oficina de Atores Nilton Travesso, Maze Fx.  

Serviço
A Princesa dos Caminhos, da Cia. das Madás
Temporada: 8 de julho a 27 de agosto, aos sábados e domingos, às 15h
Teatro Itália-Bandeirantes - Avenida Ipiranga, 344 – República
Ingressos: R$50 (inteira) e R$ 25(meia-entrada)
Classificação: LIVRE
Duração: 50 minutos


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp