28/06/2023 às 19h27min - Atualizada em 29/06/2023 às 00h09min

Tênis: como Bia Haddad previne as lesões

Confira as dicas do fisioterapeuta da atleta

SALA DA NOTÍCIA Vinícius Cabral
Care Club
Bia Haddad, entre as quinze melhores tenistas do mundo, é um espelho e tanto para quem quer iniciar no esporte. A atleta, quando está em São Paulo, faz fortalecimento e prevenção de lesões na Care Club Ibirapuera. E para quem pretende começar a treinar tênis, pegamos algumas dicas com o fisioterapeuta que a atende, Saulo Freitas. Confira abaixo.

Existem diversas vertentes que devem ser consideradas quando se fala em prevenção de lesões no esporte. A maioria serve pra todos os esportes no geral, e outras são mais específicas de acordo com a especificidade de cada esporte.
Na parte física, é importante destacar sobre o acompanhamento dos treinadores (físico e técnico do tênis), profissionais que vão determinar as intensidades e progressões para e evolução no esporte. Associado a isso, o descanso adequado entre treinos, o trabalho de recuperação muscular, mobilidade específica são tão importantes quanto.

“Outro ponto que,  às vezes, não é muito discutido, é sobre a atleta negligenciar alguma dor que esteja sentindo, achando que não é nada e deixar isso pra lá sem ter nenhuma intervenção para resolver. Nestes casos, a atleta deve ter a consciência que precisa de ajuda ou de orientação pra identificar as causas dessas dores e tratar o quanto antes, vai prolongar a vida no esporte”, alerta Saulo, que é especialista em Aparelho Locomotor no Esporte, pela Unifesp, e em Fisioterapia Ortopédica, Trauma e Esportiva, pela Santa Casa.  Ele também é formado em Osteopatia, terapia manual e fez um aprimoramento em reabilitação de pé e tornozelo, pela Santa Casa.

O especialista observa também, que é importante o alinhamento da equipe multidisciplinar que acompanha a atleta, para que cada profissional esteja ciente do trabalho realizado e da rotina da atleta. “Com isso, dá pra se determinar melhor a frequência da fisioterapia, do trabalho de recovery e mobilidade de forma preventiva”, acrescenta Saulo.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp