28/06/2023 às 14h40min - Atualizada em 29/06/2023 às 00h07min

Saiba por que as férias escolares devem ser aproveitadas para cuidar da saúde bucal

Odontóloga especialista em Endodontia Microscópica reforça que o período propicia mais tempo e calma para realizar procedimentos, além de fomentar o hábito de cuidados entre pais e filhos

SALA DA NOTÍCIA Kasane Comunicação Corporativa
Imagem de Kireyonok_Yuliya no Freepik (ilustrativa)
Julho não é um mês qualquer para quem é criança ou para quem tem filhos em idade escolar, em razão das tão esperadas férias. Para além das viagens, dos programas variados e do descanso, os dias de folgas podem ser muito bem aproveitados para cuidar da saúde, especialmente da boca. De acordo com a odontóloga especialista em Endodontia Microscópica Márcia Luz, é recomendável que tanto crianças quanto adolescentes e adultos façam consultas preventivas a cada seis meses e é muito oportuno aproveitar o sétimo mês do ano para realizar esse autocuidado.

Márcia Luz reforça que é importante reservar um tempo para se cuidar, já que, muitas vezes, na intensa rotina diária, as visitas ao dentista ou ao médico são rápidas. “Se você tem que fazer um procedimento mais longo e isso vai atrapalhar sua rotina de trabalho, então as férias são o período ideal. Isso porque você pode chegar com o tempo e calma ao consultório, para que tudo dê certo e para que isso possa gerar também prazer, satisfação de se cuidar. Pois quando você está muito corrido, você acaba fazendo aquilo por obrigação, sem perceber que aquele tratamento é um presente para si mesmo”, reflete.

A odontóloga esclarece que a função do dentista não é somente tratar a cárie já instalada, mas ensinar ao paciente como se prevenir para que não ocorra novamente. “Na visita ao dentista, sempre pesquisamos qual é a insatisfação do paciente, principalmente o que está levando-o a ter algum prejuízo na saúde bucal. Então a orientação de higiene adequada pode ser muito mais importante do que os procedimentos feitos em consultório. Porque o paciente precisa entender que ele é peça fundamental para o sucesso a longo prazo do tratamento”, pontua.

Já para as crianças, a profissional avalia que o momento é propício para as visitas ao dentista, porque elas estão menos estressadas, com menos atividades e menos compromissos. Além disso, com os pais mais presentes em casa e com mais tempo para colocar em prática as orientações de higiene bucal junto com as crianças, esse hábito se torna algo mais natural na vida dos pequenos. “Porque isso é uma prática que faz parte de um processo de crescimento familiar, não somente uma obrigação da criança. Muitas vezes, na rotina, a criança fica mais com um cuidador e os pais não conseguem participar tanto”, observa.

Saúde bucal em dia

Uma das dicas para manter os cuidados com a saúde bucal em dia é sempre carregar uma nécessaire consigo, com uma escova portátil, fio dental e pasta. Já se a pessoa estiver em uma situação na qual não consegue utilizar esses itens, Márcia Luz orienta que se faça pelo menos um bochecho com água, para retirar parte da sujidade. “Outra dica que eu dou é: nunca use palito de madeira. Aquele que erroneamente é chamado de palito de dente. Porque esse produto não foi feito para fazer higienização bucal e o mal que ele causa é muito maior do que a suposta limpeza que você deseja fazer nos dentes”, orienta.

Em casa, a recomendação é não deixar que os dias de folga provoquem um relaxamento com a rotina de cuidados com a saúde bucal. “Nas férias, pode ser que a família chegue tarde em casa, após muita diversão, e por conta do cansaço, a pessoa pode querer deixar de lado a higienização. Muitas vezes já acorda e vai direto também tomar o café”, exemplifica. E acrescenta: “A dica que eu dou, não só nas férias, mas sempre, é fazer da higiene bucal uma rotina logo após a higienização corporal, ou seja, tomou um banho, já escove os dentes e faça toda a limpeza. É preciso que seja no mesmo momento, para que se torne um hábito”.

Alimentação

Nas férias, tende-se a aumentar o consumo de doces, bebidas alcoólicas, sucos e refrigerantes, o que é um conjunto alimentar altamente cariogênico. “Quando há uma ingestão contínua de qualquer alimento ou bebida, ocorre uma mudança do pH – nível de acidez ou de alcalinidade – da saliva, e o equilíbrio desse líquido é fundamental para que a gente mantenha a saúde bucal, ou seja, a ausência de cáries e infecções”, explica Márcia Luz. Portanto, para que se possa curtir as férias sem ter de abrir mão desses alimentos e dos momentos de diversão com a família, ela reitera que ao menos a higienização bucal não seja negligenciada.

Sobre Márcia Luz

Especialista em Endodontia Microscópica, Márcia Luz está frente da Clínica Luz Odontologia Integrada, um centro de especialidades odontológicas e de saúde bucal, que propõe um apoio integral do paciente para promover o seu bem-estar completo, com atendimento odontológico integrado a outras áreas saúde, entre elas o acompanhamento médico, nutricional e psicológico.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp