27/06/2023 às 14h56min - Atualizada em 28/06/2023 às 04h06min

6 mitos e verdades sobre umidade que sobe do chão

Situação é chamada de umidade ascendente; saiba como combater o problema de forma rápida e eficaz

SALA DA NOTÍCIA 2PRÓ Comunicação

Vinagre ajuda a conter o avanço da umidade que sobe do chão e atinge as paredes? E reforçar o reboco? Defeitos em materiais isolantes são as únicas causas desse problema? A umidade pode fazer mal à saúde de quem mora na casa?

Essas dúvidas são muito comuns quando o tema é a umidade que sobe do chão, também conhecida como umidade ascendente. É um fenômeno que ocorre devido à ação da água, que sobe do solo por capilaridade, percolando através das fundações até chegar às paredes, devido à ausência de impermeabilização ou má execução.

O engenheiro civil Anderson Oliveira, gerente técnico sênior do Grupo Soprema, tira dúvidas a respeito do tema e desmistifica algumas crenças sobre o assunto.

 

1. Passar água sanitária, vinagre, bicarbonato ou álcool resolvem o problema

MITO. “Nenhuma dessas ‘receitas’ milagrosas funcionam. O que deve ser feito é um projeto de impermeabilização, desde a preparação da superfície, até a aplicação final do produto de proteção”, explica Oliveira.

 

2. Reforçar o reboco ou usar um revestimento por cima seguram o avanço da umidade

MITO. “Como os materiais empregados na construção civil geralmente são porosos, agem como ‘esponjas’, absorvendo a água e, com o tempo, se deterioram. Então, independente do reforço de reboco ou revestimento feito, não irá resolver”, diz o especialista.

 

3. Pode ocorrer umidade por causa de cano estourado
VERDADE. “Neste caso, a umidade costuma aparecer ao longo da parede e não necessariamente vindo do chão. Diante disso, a umidade não ocorre por capilaridade e a solução deve passar pelo conserto da tubulação”, afirma o engenheiro.

 

4. Um projeto bem feito reduz o risco de ocorrer umidade vinda do chão

VERDADE. “Projetos de impermeabilização são sempre a melhor opção. Se combinado com profissionais e produtos de qualidade, evita diversos problemas no futuro, ou seja, ainda economiza dinheiro”, explica Oliveira.

 

5. A única causa de umidade vinda do chão são defeitos em materiais isolantes

MITO. “Além dos defeitos em materiais isolantes, locais com águas subterrâneas podem chegar a níveis muito próximos do solo. Outra situação que contribui para a umidade, são os erros de construção, afinal, mesmo que o produto impermeabilizante seja de qualidade, precisa ser aplicado da maneira correta”, diz o engenheiro.

 

6. Danos causados pela umidade fazem mal para a saúde

VERDADE. De acordo com Oliveira, a saúde das pessoas que convivem em locais com umidade também corre riscos, principalmente se for diariamente. “Nesses locais formam mofos, que são fungos que interferem diretamente em casos de problemas respiratórios e alérgicos, como asma e sinusites”, completa.

 

Dica de produto

O Denvertec 100 é um revestimento impermeabilizante, com argamassa polimérica bicomponente, à base de cimentos especiais, aditivos minerais e polímero acrílico - oferece alta resistência à pressão de água, resiste até 60 metros de coluna d'água e possui ótima aderência.

É indicado para impermeabilização de banheiros, cozinhas, umidade de rodapés, lavanderia, paredes internas e externas, baldrames, cortinas, piscinas, tanques, reservatórios de água enterrados em concreto e como base para sistema flexível cimentício.

Para mais informações, clique neste link.

 

Sobre o Soprema Group

Com origens em Estrasburgo, na França, mas agindo globalmente, o Grupo Soprema é especialista em impermeabilizações e isolamentos desde 1908. A força da companhia reside em três pilares complementares de atividades: excelência industrial, implementação de produtos e know-how no segmento de envelopagem de construções.

A SOPREMA emprega mais de 10.000 funcionários em mais de 100 unidades fabris em todo mundo. Esses números e a trajetória permitem que a empresa esteja próxima, cuidando de seus clientes, onde quer que estejam.

 

Informações para a imprensa

2Pró Comunicação

Guilherme Kamio - [email protected] 

André Spera - [email protected] 

Carolina Mendes - [email protected]

Junho/2023


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp