21/06/2023 às 15h27min - Atualizada em 26/06/2023 às 12h10min

Ocrim e Senai promovem treinamento direcionado a profissionais da panificação do Pará

Semana de capacitação contará com a participação do Chef Gilson dos Santos, especialista em pães orgânicos e artesanais

SALA DA NOTÍCIA Verônica Vargas Muccini Longhi
Divulgação

Buscando ampliar a capacitação e os conhecimentos dos profissionais da panificação paraense, o Grupo Ocrim, indústria de alimentos com unidades no estado, promove, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), uma semana de treinamentos de pães rústicos com fermentação natural.

Pão artesanal produzido por Gilson dos Santos para a Fornada Créditos: A Fornada

Pão artesanal produzido por Gilson dos Santos para a Fornada Créditos: A Fornada

O curso é gratuito e será realizado na unidade de treinamento do Senai no Shopping Pátio Belém entre os dias 19 e 23 de junho e contará com aulas teóricas e práticas, que serão ministradas pelo Chef de padaria, Gilson dos Santos, especialista em pães orgânicos artesanais e proprietário da rede de padarias A Fornada, na cidade de São Paulo (SP).

A ação faz parte de um projeto do Grupo Ocrim de oferecer informação e conhecimento para os profissionais do setor de panificação, com o objetivo de capacitar as equipes e oferecer produtos com cada vez mais qualidade aos consumidores do estado da região Norte do Brasil.

“Periodicamente, organizamos treinamentos direcionados aos padeiros e panificadores, sempre oferecendo conhecimentos sobre novas técnicas e diferenciais que podem agregar valor aos produtos comercializados por eles, por oferecer mais qualidade e maior diversidade nas vitrines”, explica o Diretor de Marketing da Ocrim, Ruy Zanardi.

Cerca de 190 profissionais da panificação participam dessa primeira turma. Ela conta com o apoio do Senai, que cedeu a sala para o treinamento e os equipamentos para a utilização nas aulas. “Temos o plano de, em parceria com a instituição, promover novos cursos como esses no segundo semestre”, acrescenta o Diretor.

Sinal positivo do mercado Segundo a Associação Brasileira da Panificação – ABIP, o mercado de panificação e confeitaria apresentou um crescimento de faturamento de R$ 5,79 bi, na análise comparativa entre o primeiro semestre de 2021 e 2022. O levantamento também mostra que a produção própria representa 70% do faturamento total dos estabelecimentos.

“Investir em um mix de produtos mais variado e com maior qualidade é o caminho. O consumidor está de olho na qualidade, mas busca novas opções e uma vitrine mais atraente, que oferece novas experiências. Esse é o ponto que diferencia as padarias. Por essa razão, apostamos em treinamentos que oferecem essas ferramentas para o crescimento do negócio, com investimento em novos produtos”, afirma Zanardi.


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