22/06/2023 às 10h22min - Atualizada em 26/06/2023 às 12h06min

Na mostra "Morar Mais", Arquiteia se inspira em Amanda Souza para criar um ateliê voltado para a consultoria de imagem

O ambiente planejado expressa a conexão entre a moda e a arquitetura através de cores, objetos, formatos e até mesmo aromas

SALA DA NOTÍCIA Redação
Com sua frase “Não é sobre vestir, é sobre liberdade e identidade”, Amanda Souza leva inspiração também para a arquitetura - Crédito: Divulgação

De que maneira a moda está atrelada à arquitetura? É a partir desse questionamento que Amanda Souza, consultora de imagem e influenciadora, tornou-se inspiração para transformar o antigo closet do casarão em um cômodo acolhedor com identidade, com a sua frase “Não é sobre vestir, é sobre liberdade e identidade” para um ambiente de consultoria de imagem, planejado dentro da mostra de arquitetura e decoração Morar Mais, pela empresa Arquiteia. De São Paulo (SP), criada pelas arquitetas Marília Carraro e Juliana Pinheiro, a Arquiteia é uma empresa comprometida em transformar lares e gerar bem estar, e carrega esse nome em homenagem à grande teia de parceiros que ajudam as arquitetas na realização destes sonhos. O ambiente é aberto para visitação, localizado na Rua Deputado Euvaldo Lodi, Casa 145, de terça-feira a domingo, das 12h às 19h, com ingresso comprado pelo site.

A Arquiteia convidou Amanda Souza para fazer uma visita ao local com o intuito de mostrá-la o resultado do ambiente, planejado para ser um ateliê de imagem e estilo para uma consultora que trabalha no formato home office, atendendo tanto presencialmente quanto virtualmente e também produzindo conteúdo para suas redes sociais. O local era o antigo closet de um casarão da década de 70, projeto do arquiteto Henrique Cambiaghi Filho, porém os armários do ambiente não eram os originais da construção. 

Desde o início do projeto, a frase de Amanda foi o fio condutor que guiou as arquitetas da Arquiteia. Juliana Pinheiro relata que a frase da Amanda surgiu na fase de criação do projeto, que logo pediu autorização do uso da frase da consultora no ambiente. “Eu já seguia o perfil da Amanda no Instagram e já conhecia a frase dela, que está escrita no seu perfil,  ‘Não é sobre vestir, é sobre liberdade e identidade’, assim como ‘Não é sobre arquitetura, é sobre acolhimento e bem-estar’”, explica a arquiteta.

Para Amanda Souza, as cores do estúdio são acolhedoras e pensadas estrategicamente. “As cores no espaço são para trazer aconchego, pensadas no feminino, no despertar e criatividade. Todo aproveitamento do espaço e toda a explicação do ambiente são sensacionais. Fiquei muito lisonjeada com o fato de a minha frase, que é minha filosofia de trabalho, estar exposta nesse ambiente”, expressa a consultora.

Segundo Juliana, moda, design e arquitetura estão diretamente interligados, de modo que a influência de um impacta diretamente sobre o outro. No caso do espaço planejado, há grande incidência de memórias afetivas, além da neuroarquitetura, que é o estudo que analisa os impactos do ambiente físico no comportamento humano e também auxilia na geração de criatividade. “Na verdade, as tendências começam normalmente pela moda e depois chegam no design e na arquitetura. Textura de tecidos, paletas de cores e  estilos de roupas,  tudo isso influencia no design e na arquitetura. Observar o que acontece na moda é entender o que vai acontecer no design e na arquitetura”.

A consultora de imagem Amanda Souza trabalha valorizando a beleza feminina com um objetivo muito mais humanizado, um olhar empático construído através da vivência, experiências e estudos que permitem com que cada cliente desenvolva um estilo pessoal singular capaz de comunicar para o mundo suas mensagens mais preciosas. 

A moda pode servir como uma fonte inspiradora para a arquitetura, trazendo consigo padrões cativantes, texturas envolventes e materiais únicos que são encontrados em tecidos e estampas. Por outro lado, a arquitetura tem o poder de influenciar a moda ao incorporar formas harmoniosas, estruturas marcantes e proporções elegantes que são traduzidas para o design de roupas. 

No ateliê de imagem e estilo foram pensados em alguns artifícios, como panos de vidro para trazer a relação externo-interno. Isso permite entrar em contato com a natureza e auxiliar na conexão com a criatividade, que é estimulada juntamente com a utilização de cores mais neutras e terrosas. Por esse motivo, o aroma do ambiente, desenvolvido pela Adriana Balero, da Aroma Consciente, também foi pensado e é composto por chá branco, jasmim e verbena, que proporcionam um mix de sofisticação, entusiasmo pela vida, relaxamento e equilíbrio entre corpo, mente e espírito.  Os objetos feitos à mão também auxiliam neste processo, pois o feito à mão é um processo mais demorado, que ajuda a eliminar o estresse e libera a ansiedade.

A ligação entre moda e arquitetura possibilita a exploração da interseção entre o estilo pessoal e o ambiente construído, revelando como ambos desempenham um papel fundamental na expressão individual e na criação de espaços acolhedores e inspiradores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp