12/06/2023 às 17h55min - Atualizada em 12/06/2023 às 20h13min

4 aspectos de como as consultorias especializadas podem contribuir para o crescimento e efetividade do departamento de RH

Confira as principais vantagens e benefícios que as empresas podem alcançar ao terceirizar a parte operacional do RH

SALA DA NOTÍCIA Mayra Maciel de Barros
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O Setor de Recursos Humanos é considerado por muitos gestores como o coração da empresa, e isso é totalmente compreensível. A área de RH assume responsabilidade por captar e manter talentos essenciais para a expansão e evolução da organização, desempenha um papel estratégico ao alinhar os objetivos da empresa com as necessidades dos funcionários, impulsionando o crescimento e o sucesso organizacional.

Ao longo dos últimos anos, a área de RH também passou por uma mudança de paradigma. Assim como os colaboradores precisam apresentar uma postura cada vez mais criativa, proativa e inovadora, o RH igualmente  precisou deixar de executar tarefas mecânicas para se tornar mais protagonista dentro das organizações, passando a ocupar uma posição mais estratégica, tecnológica e humanizada. 

Atualmente, essa área está ligada diretamente com o desenvolvimento das equipes, na elevação da produtividade, no cuidado do bem-estar, na manutenção da cultura organizacional, entre outros fatores que afetam positivamente as metas empresariais. 

Já o Departamento de Pessoal - que está sob o guarda-chuva do RH - é o setor responsável pela parte burocrática, como processo de contratação, salários, folha de pagamento, transporte, férias, dissídio coletivo, controle de ponto, entre outros. No entanto, por ser um setor essencial para o crescimento do negócio, às vezes demanda tempo de fiscalização, gestão e recurso financeiro. Uma das alternativas que vem ganhando destaque no mercado é terceirizar a Folha de Pagamento, administração dos benefícios, gestão e controle do ponto e outras rotinas do DP.

Terceirizando a parte operacional

O BPO de Folha pode ser resumido como a contratação de uma organização  para realizar serviços específicos relacionados à área desejada pela empresa. Isso significa que, ao invés de montar uma equipe de Recursos Humanos operacional, a corporação contratará um parceiro que oferecerá os serviços que necessita.

Para Igor Meireles, sócio e responsável pelas áreas de BPO e Consultoria Tributária da Bernhoeft, o RH estratégico tem todo um conhecimento do negócio e contexto interno e desempenha um papel crucial na definição da cultura organizacional e no alinhamento dos objetivos estratégicos com as práticas de gestão de pessoas e, por isso, existem certos aspectos do RH operacional que podem ser mais facilmente transferidos para uma empresa terceirizada.

O BPO de Folha é ideal para as empresas que buscam reduzir custos e aproveitar o espaço físico da empresa. Os gestores podem realizar suas funções tranquilamente sabendo que todos os processos burocráticos da empresa estão sendo realizados por equipes competentes.

O executivo da Bernhoeft destaca ainda outras vantagens da terceirização, como:

  1. Eficiência e especialização: As empresas especializadas possuem conhecimentos específicos, experiência e recursos dedicados à execução eficiente de atividades operacionais, como administração de benefícios, processamento de folha de pagamento, cumprimento das obrigações trabalhistas e legais e gestão de ponto eletrônico. Ao terceirizar essas tarefas, a empresa pode se beneficiar da expertise da empresa terceirizada e atuar para que essas atividades sejam executadas com eficiência e precisão.
     
  2. Redução de custos: Ao contratar uma empresa especializada, a organização pode evitar os custos associados à contratação, treinamento e retenção de uma equipe interna de RH para lidar com as atividades operacionais. Além disso, a empresa terceirizada pode aproveitar economias de escala e tecnologias mais avançadas, reduzindo ainda mais os custos operacionais.
     
  3. Flexibilidade e escalabilidade: A terceirização do RH operacional permite que a organização ajuste rapidamente sua capacidade e recursos de acordo com as flutuações do mercado e as necessidades do negócio. Com uma empresa terceirizada, a empresa pode facilmente aumentar ou diminuir os serviços contratados conforme necessário, sem as complexidades de contratação e demissão de pessoal interno.
     
  4. Foco no core business: Permite que a empresa se concentre em suas competências principais, no desenvolvimento de produtos/serviços, na melhoria da qualidade, na inovação e no atendimento ao cliente.

“É importante destacar que a decisão de contratar um BPO de Folha ou manter internamente, depende das necessidades e estratégias específicas de cada empresa”, comenta Meireles.

Parceria de sucesso

Igor Meireles relata que cada empresa pode adaptar o processo de terceirização de acordo com suas necessidades e estratégias específicas, garantindo uma transição suave e eficiente das responsabilidades de RH para o parceiro escolhido. “Isso significa que a terceirização pode ser feita tanto na totalidade, onde todas as funções e responsabilidades são transferidas para a empresa terceirizada, quanto parcialmente, onde apenas certas áreas ou atividades específicas são terceirizadas, mantendo algumas funções internamente. Já o processo de terceirização é feito considerando algumas etapas básicas, como a avaliação das necessidades, a seleção do parceiro de terceirização, a negociação e contrato, a transição e implementação e o monitoramento e gerenciamento”, expõe o especialista.

De acordo com a opinião do executivo da Bernhoeft, além das razões descritas anteriormente que justificam a terceirização, contar com uma consultoria que atue com o processo operacional permite que os profissionais de RH da companhia contratante se beneficiem da experiência e melhores práticas da consultoria terceirizada, obtendo soluções mais eficientes e atualizadas. 

Essa parceria possibilita que os profissionais da empresa se dediquem para atividades estratégicas, como gestão de pessoas, desenvolvimento de liderança, engajamento dos funcionários, planejamento de sucessão, entre outros aspectos. Atuando em parceria com a consultoria terceirizada, a equipe de RH pode usufruir de ferramentas e tecnologias sem precisar investir em sua própria infraestrutura.

O BPO de Folha  está com grande força e a tendência é que muitas organizações venham a aderir a esse novo estilo de gestão. Afinal, a segurança e a agilidade dessas atividades são incomparáveis.
 

Sobre a Bernhoeft

Fundada em 1996, a Bernhoeft é uma empresa nacional que presta serviços diversos nas áreas de BPO, Cálculos Judiciais, Gestão de Terceiros e Consultoria Tributária. Foi a primeira empresa no Brasil a realizar serviços de Gestão de Terceiros. Atua com companhias nacionais e internacionais de diferentes portes e segmentos e conta com uma equipe de mais de 550 profissionais capacitados e com expertise na gestão dos processos de seus clientes. Atualmente, a empresa é gerenciada pelo sócio Luiz Carlos Bernhoeft Jr. e mais nove sócios que se dividem nas áreas de negócios da empresa.
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