07/06/2023 às 16h41min - Atualizada em 08/06/2023 às 00h02min

A planta ideal para cada tipo de crush

Especialista da Forth Jardim dá dicas de como não errar no presente de Dia dos Namorados, indicando a espécie que mais combina com a pessoa amada

SALA DA NOTÍCIA Forth Jardim
Divulgação
O dia 12 de junho, conhecido no Brasil como o Dia dos Namorados é uma oportunidade para os casais trocarem presentes e demonstrarem todo o seu afeto. As opções são variadas, indo de perfumes a chocolates e por que não plantas? A escolha aliás, não só está entre as mais populares, como também tem sido cada vez mais comum a preferência das plantas em vasos, ao invés dos buquês, para presentear.

“O buquê que costuma sempre estar envolto de belos arranjos, com certeza tem o seu valor. Mas o grande diferencial de presentear com uma planta em vaso, é que acaba sendo algo mais duradouro, o que traz ainda mais significado para a ocasião”, avalia o engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Marcos Estevão Feliciano.

Outra vantagem de apostar na planta para dar de presente a pessoa amada, é a possibilidade de fazer uma escolha que seja o mais personalizada possível, já que existem milhares de espécies, cada uma com suas particularidades. Para não correr o risco de errar, o especialista da Forth Jardim traz dicas de quais são as plantas ideais para cada tipo de “crush”.

Crush Romântico
Se o seu crush é romântico as espécies de plantas com flores em geral, podem ser uma boa pedida. Mas as rosas em especial, costumam ser um dos “símbolos” de sentimentos como: Amor e Paixão.  Neste caso a dica é optar pela “Mini Rosa”, que possui diversas opções de cores e que podem ser facilmente cultivadas em vasos e pequenas jardineiras.

Cuidados básicos com a Mini Rosa: elas gostam de ambientes iluminados e precisam de algumas horas de sol por dia, por isso é recomendável deixá-las em ambientes externos ou varandas. A rega deve ser feita sempre que o solo estiver seco, mas deve-se evitar encharcamento. Além disso, depois da floração é preciso diminuir a frequência das regas.
Sempre que houver necessidade é indicado também realizar podas de limpeza, para retirar os galhos e folhas secas. E em relação a adubação, a dica é que seja feita mensalmente, de preferência com produtos específicos para flores.

Crush Popular
Tem pessoas que costumam se adaptar a qualquer tipo de ambiente, fazem amizade fácil e agradam a maioria daqueles que se aproximam pela sua energia. Se o seu crush é assim, popular, há uma espécie que pode ter tudo a ver com ele, as “Suculentas”. Além de ser um grupo de planta com muita diversidade de espécies, caiu nas graças do público em geral também por ser considerada resistente e fácil de lidar.

Cuidados básicos com as suculentas: podem ser cultivadas em qualquer local da casa, desde que recebam pel
o menos de 4 a 6 horas diárias de sol direto. É importante lembrar que estas plantas são verdadeiros reservatórios de água, o que não quer dizer que elas não precisam ser regadas.
A frequência de rega vai depender muito do clima de sua região, mas a dica é regar quando a terra já estiver seca. A adubação também é importante para sua suculenta crescer saudável, porém é preciso ter cuidado, pois adubá-las em excesso pode matar a planta.

Crush Sensível
Se o seu parceiro é uma pessoa mais sensível e demonstra sentir mais necessidade de receber atenção e demonstração de afeto, uma espécie que pode combinar com a sua personalidade são as Orquídeas. Trata-se de uma planta que algumas pessoas podem até ter dificuldade de cultivar, mas que com um pouco de paciência e a atenção necessária, vale muito a pena ser retribuído com toda a sua beleza e exuberância.

Cuidados básicos com as Orquídeas: é importante saber que é normal para uma orquídea perder todas as
suas flores, mas que com os cuidados necessários, você pode fazê-la florescer ao menos 1 vez por ano, e se for a falenópsis  pode até florescer duas até três vezes ao ano. Elas não gostam de excesso de água, porém o inverso também é prejudicial. Ambos os extremos podem fazer a planta passar por um estresse hídrico que vai afetar negativamente seu desenvolvimento.


Regue ao menos uma vez por semana (se a região for muito quente, regue duas vezes), mantenha sempre o substrato úmido. E caso esteja em um cachepô, verifique sempre se não tem água empoçada, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes.

Como as orquídeas têm um ciclo de desenvolvimento formado por duas fases:  floração e vegetativa, cada uma dessas fases tem diferentes necessidades de nutrição. Na fase de floração a orquídea gasta bastante energia, por isso ela precisa de muitos nutrientes. Já na fase vegetativa, como perderá as flores e começará a juntar energia para uma próxima florada, o indicado é usar um adubo de manutenção.

Crush Moderno
Já para o crush que de básico não tem nada,  antenado, sempre atento às novidades e tem um estilo mais moderno, a dica é ousar e apostar em uma espécie mais “diferentona”, como é o caso da “Begônia Maculata”. Colorida e alegre, a espécie traz uma folhagem bem diferente do padrão, com pintinhas que parecem ter sido pintadas a mão.

Cuidados básicos com a Begônia Maculata: é uma planta de clima tropical/subtropical que deve ser cultivada
a meia sombra ou sombra, se possível, evitando a incidência direta dos raios solares. É uma opção de planta que pode compor a decoração de todos os cômodos da casa.

Em relação ao tamanho, é uma planta herbácea que pode atingir até 35 cm de altura. Cultive-a em solo bem drenados e com alta umidade. Poder contar com um bom substrato é o ideal, pois isto evitará a podridão radicular. Folhas murchas devem ser cortadas, permitindo a brotação de novas.

Crush Esotérico
No caso do seu crush ser uma pessoa mais esotérica, existem algumas espécies que são vistas como um tipo de “amuleto” e consideradas como plantas que trazem boas energias para os ambientes onde se encontram, uma delas é a Árvore da Felicidade.  Como o próprio nome sugere, acredita-se que ela traga a alegria e boas energias, sendo que existem a fêmea, com a folha mais delicada, e o macho, mais robusto.

Cuidados básicos com a Árvore da Felicidade: apesar do nome, a espécie pode ser mantida em vasos e dentro
de casa, mas o ideal é colocá-la em ambientes espaçosos, longe de móveis que possam impedir o desenvolvimento lateral da árvore. É uma planta que gosta de meia sombra, porém, longe do sol direto. A temperatura precisa ser ambiente e a árvore da felicidade fêmea inclusive, não tem uma boa adaptação em áreas frias.


A rega deve ser feita de duas a três vezes por semana, sendo necessário sempre verificar o solo antes de regar, para evitar que ele fique cheio de água. Além disso, outro sinal de que a planta está com excesso de água, é quando a folhagem fica amarelada, podendo também ter queda das folhas. Neste caso, se ela começar a murchar, pare de regar com tanta frequência. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp